SA Formação

Simples Análises – Consultoria e Formação Unipessoal, Lda.

Novembro de 2019

Formação Profissional

A Simples Análises – Consultoria e Formação Unipessoal., Lda., detentora da marca SA Formação, tem como objetivo formar e preparar profissionais qualificados e especializados em diversas áreas de atividade e serviços. O formando pode adquirir novas competências ou reciclar conhecimentos já obtidos, respondendo, deste modo, às necessidades do mercado e contribuindo para o aumento de competitividade e produtividade. A SA Formação é certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) com Processo de Certificação nº C761, nas áreas de formação do Comércio, Ciências Veterinárias, Ciências Dentárias, Saúde, Educação – Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Audiovisuais e Produção dos Media, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Administração, Ciências Informáticas, Informática na Ótica do Utilizador, Trabalho Social e Orientação, Hotelaria e Restauração, Turismo e Lazer, bem como na área de formação das Indústrias Alimentares (certificada pela FNACC – Federação Nacional das Associações de Comerciantes de Carnes).

Avenida 5 de Outubro, nº. 9 - 2º. Direito
2560-270 Torres Vedras

geral@sa-formacao.pt

SA Formação respondeu à reclamação de Luísa Mateus
há 1 semana

SA Formação - Curso não corresponde

Boa tarde.

Exma. Sra. Luísa Mateus,

Antes de mais lamentamos o facto de não concordar com o conteúdo pedagógico do curso de Assistente Administrativo-Financeiro/a. Efetivamente o conteúdo é dado a conhecer aos nossos formandos no ato da inscrição. Qualquer alteração ao programa pedagógico será sempre alvo de análise sob pena de ser aceite ou não pelo Departamento de Coordenação Técnico-Pedagógica e Direção da SA Formação.

Todos os pedidos de desistência via carta registada são rececionados nas nossas instalações e são posteriormente encaminhados para o Serviço de Apoio ao Formando (SAF), responsável pela sua análise e resposta. Posto isto, desde a receção do seu pedido até ao encerramento do mesmo decorreram 8 dias úteis.

Concluindo, o SAF analisou o seu pedido de desistência e somos a informar que, uma vez que a solicitou dentro do prazo contratual de 14 dias para livre resolução, terá direito à devolução do montante total pago no ato da inscrição.

No decorrer da próxima semana entraremos em contacto consigo no sentido de prosseguirmos com o processo.

Sem mais de momento, apresentamos os melhores cumprimentos.
Serviço de Apoio ao Formando

SA Formação respondeu à reclamação de Sara Ferreira
há 2 semanas

SA Formação - Carta recebida com mensalidades em divida

Exma. Sra. Sara Ferreira,

Recebemos a sua queixa nº 33474919 no Portal da Queixa que mereceu a nossa devida atenção. Como tal, serve o presente para justificarmos todas as questões levantadas.

A Sra. Sara submeteu os seus dados pessoais no nosso site https://www.sa-formacao.pt/ para solicitar mais informações sobre o nosso curso Técnico de Contabilidade a 22 de fevereiro de 2017. Foi contactada por uma das nossas colaboradoras sempre via e-mail uma vez que referiu que, devido ao seu emprego na altura, não seria possível falar telefonicamente. Existiu uma troca de e-mails entre a Sra. Sara e a nossa colaboradora entre 22 de fevereiro de 2017 e 8 de março de 2017 onde lhes foram apresentadas as condições do curso, o nº de mensalidades e respetivos valores possíveis para pagamento do curso e onde a Sra. Sara sempre mostrou bastante interesse em frequentar o nosso curso face às condições apresentadas. Numa perspetiva de reservar a vaga num grupo desse curso, efetuou uma transferência bancária (cujo comprovativo temos anexado à sua matrícula). Uma vez que tínhamos confirmação do seu interesse e tínhamos um pagamento efetuado como uma pré-reserva, prosseguimos com a inscrição, com a qual concordou, cujo nº é o 2017/0218.

Começou a frequentar o curso de Técnico de Contabilidade tendo frequentado 4 sessões da UFCD 0653: Arquivo. No decorrer da frequência da UFCD, assinou 4 registos de presença e assinou também o contrato de formação profissional onde constam todas as cláusulas inerentes ao contrato que nos une enquanto Centro de Formação Profissional e formanda.

O contrato de formação profissional por si assinado refere-se às primeiras 300h do curso de Técnico de Contabilidade onde está incluída a UFCD 0653: Arquivo que chegou a frequentar. Este percurso é composto por 1200 horas, sendo estas horas divididas em 3 ações: 1ª ação de 300h, 2ª ação de 300h e 3ª ação de 600h. A Sra. Sara assinou o contrato de formação profissional correspondente à 1ª ação de 300h. Existe um valor associado a estas 300h, que vem mencionado no contrato. A esse mesmo valor, retiramos o montante pago por si inicialmente, ficando o remanescente por pagar. Efetivamente a carta que rececionou faz referência ao valor total do percurso das 1200 horas, pelo que lamentamos desde já o lapso.

Sobre o ato de certificação do curso, lamentamos que lhe tenha sido transmitida uma informação que em nada corresponde aos nossos valores e métodos de trabalho. A cláusula sexta, alínea 4. do contrato de formação que assinou descreve os Direitos dos formandos onde consta a seguinte informação que passamos a citar: “Receber, no final de cada ação, um certificado de formação profissional, estando este condicionado à frequência do curso (desde que não tenha sido excedido o limite de faltas), à obtenção de aproveitamento na avaliação feita pelo/a formador/a e ao cumprimento dos pagamentos a que se encontra obrigado.” Todos os formandos da SA Formação recebem o certificado do seu curso/estágio mediante aproveitamento pedagógico e o cumprimento do pagamento de todas as prestações devidas.

Sobre o facto de nunca ter sido informada da situação, desde já lamentamos a situação. Todos os meses são enviados e-mails com a informação de valores em aberto. Estes mesmos e-mails são enviados para o endereço e-mail que foi disponibilizado inicialmente, no ato da inscrição.

Uma vez que o nosso objetivo não passa por prejudicar os nossos formandos, mas sim cumprir o compromisso estabelecido entre ambas as partes, informamos que nos encontramos ao seu dispor para elaborar um plano de pagamentos sobre o valor mencionado e, caso pretenda, poderá retomar o percurso.

Informamos ainda que enviámos via e-mail toda a documentação aqui referida e que iremos entrar em contacto consigo via telefone para a informarmos da atualização dos valores em aberto.

Sem mais de momento, deixamos os nossos melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Formando

SA Formação respondeu à reclamação de Emilinda

SA Formação - Reclamação sobre a formação de auxiliar de veterinário

Exma. Senhora
Emilinda Borges Ferreira de Pina,

Em seguimento à sua exposição, cumpre-nos informar que, de acordo com o Contrato de Matrícula que a Senhora Emilinda de Pina aceitou e assinou, a SA-Formação dispõe de um prazo máximo 90 dias a contar após a data do boletim de matrícula para celebrar o contrato. Como o pedido de cancelamento da matrícula foi solicitado dentro do período dos 90 dias atrás referidos, a SA-Formação reterá a quantia de 150,00€ a titulo de despesas administrativas suportadas com a contratualização e preparação do Curso.
Mais informamos que o Curso em que a Senhora Emilinda de Pina estava integrada iniciou no passado dia 20/12/2018, passando 58 dias após a data da sua inscrição. Como no ato da inscrição efetuou um pagamento de 79,00€, foi-lhe solicitado o remanescente de 71,00€ para fazer um montante de 150,00€.
Junto enviamos em anexo o boletim de matrícula com o respetivo contrato que foi aceite e assinado pela Senhora Emilinda para que possa verificar as clausulas do mesmo.
Esperamos assim, ir ao encontro da sua solicitação, ficando à disposição para qualquer questão adicional.
SAF - Serviço de Apoio ao Formando

SA Formação respondeu à reclamação de Emilinda

SA Formação - Reclamação sobre a formação de auxiliar de veterinário

Exma. Sra. Emilinda Borges Ferreira de Pina,

Agradecemos desde já a sua resposta. Para nós é de suma importância o processo de melhoria, como tal, estamos a analisar a sua exposição por forma a dar resposta o mais brevemente possível.

Os nosso melhores cumprimentos,
SAF - Serviço de Apoio ao Formando

SA Formação respondeu à reclamação de Sónia Gonçalves

SA Formação - Mentem em tudo

Exma. Senhora
Sónia Gonçalves,

Muito obrigada pela sua resposta.

Ficamos então a aguardar sua decisão sobre o que fazer em relação ao estágio e emissão do Certificado.

Sem outro assunto de momento e na expetativa da sua melhor compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Ana Filipa Pina
Supervisora do SAF - Serviço de Apoio ao Formando