SA Formação

Simples Análises – Consultoria e Formação Unipessoal, Lda.

(98%)
Agosto de 2019

Formação Profissional

A Simples Análises – Consultoria e Formação Unipessoal., Lda., detentora da marca SA Formação, tem como objetivo formar e preparar profissionais qualificados e especializados em diversas áreas de atividade e serviços. O formando pode adquirir novas competências ou reciclar conhecimentos já obtidos, respondendo, deste modo, às necessidades do mercado e contribuindo para o aumento de competitividade e produtividade. A SA Formação é certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) com Processo de Certificação nº C761, nas áreas de formação do Comércio, Ciências Veterinárias, Ciências Dentárias, Saúde, Educação – Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Audiovisuais e Produção dos Media, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Administração, Ciências Informáticas, Informática na Ótica do Utilizador, Trabalho Social e Orientação, Hotelaria e Restauração, Turismo e Lazer, bem como na área de formação das Indústrias Alimentares (certificada pela FNACC – Federação Nacional das Associações de Comerciantes de Carnes).

Avenida 5 de Outubro, nº. 9 - 2º. Direito
2560-270 Torres Vedras

geral@sa-formacao.pt

SA Formação respondeu à reclamação de Emilinda
há 5 meses

SA Formação - Reclamação sobre a formação de auxiliar de veterinário

Emilinda Borges Ferreira de Pina,

Em seguimento à sua exposição, cumpre-nos informar que, de acordo com o Contrato de Matrícula que a Senhora Emilinda de Pina aceitou e assinou, a SA-Formação dispõe de um prazo máximo 90 dias a contar após a data do boletim de matrícula para celebrar o contrato. Como o pedido de cancelamento da matrícula foi solicitado dentro do período dos 90 dias atrás referidos, a SA-Formação reterá a quantia de 150,00€ a titulo de despesas administrativas suportadas com a contratualização e preparação do Curso.
Mais informamos que o Curso em que a Senhora Emilinda de Pina estava integrada iniciou no passado dia 20/12/2018, passando 58 dias após a data da sua inscrição. Como no ato da inscrição efetuou um pagamento de 79,00€, foi-lhe solicitado o remanescente de 71,00€ para fazer um montante de 150,00€.
Junto enviamos em anexo o boletim de matrícula com o respetivo contrato que foi aceite e assinado pela Senhora Emilinda para que possa verificar as clausulas do mesmo.
Esperamos assim, ir ao encontro da sua solicitação, ficando à disposição para qualquer questão adicional.
SAF - Serviço de Apoio ao Formando

SA Formação respondeu à reclamação de Emilinda
há 5 meses

SA Formação - Reclamação sobre a formação de auxiliar de veterinário

Exma. Sra. Emilinda Borges Ferreira de Pina,

Agradecemos desde já a sua resposta. Para nós é de suma importância o processo de melhoria, como tal, estamos a analisar a sua exposição por forma a dar resposta o mais brevemente possível.

Os nosso melhores cumprimentos,
SAF - Serviço de Apoio ao Formando

Muito obrigada pela sua resposta.

Ficamos então a aguardar sua decisão sobre o que fazer em relação ao estágio e emissão do Certificado.

Sem outro assunto de momento e na expetativa da sua melhor compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Muito obrigada pela sua resposta.

Efetivamente ninguém lhe mentiu. É facto que por diversas vezes tentou reunir presencialmente com a direção mas nunca foi possível pois compareceu sempre sem qualquer tipo de marcação. De qualquer das formas, a sua situação foi analisada pela direção, a qual analisou os factos e decidiu sobre a situação, decisão essa que recebeu por várias vezes no seu email. Inclusivamente, chegou a falar telefonicamente com a direção, sendo que, nessa conversa ficou acordado que a Sra. Sónia Gonçalves iria estagiar na Entidade Clinica Veterinária João XXI - Algés.

Em todas as suas visitas, como sabe, foi sempre recebida cordialmente pelas colegas, inclusive por mim, mesmo tendo difamado a SA Formação perante todos os presentes na receção.

No que concerne à emissão do Certificado, ficamos a aguardar a sua decisão e qual a sua preferência. Reiteramos a nossa disponibilidade para lhe emitir o Certificado sem estágio incluído ou, se preferir, continuaremos em busca de um novo local de estágio, apesar de sabermos de antemão que a Clinica Veterinária João XXI tem disponibilidade, a qual a Sra. Sónia Gonçalves recusou.

Muito obrigada pela sua resposta.

Relembramos que a sua coordenadora pedagógica estabeleceu vários contactos com o Hospital Veterinário do Restelo, contudo, o mesmo não tinha vagas disponíveis para receber estagiários de auxiliares de clínica veterinária nas datas pretendidas por si.
A coordenadora pedagógica manteve-a sempre a par desta situação, sendo sempre da sua vontade , aguardar pelo estágio no Hospital Veterinário do Restelo. Reforçamos a informação de que a Sra. Sónia Gonçalves fez o percurso completo do Curso de Auxiliar de Clínica Veterinária, e não fez o estágio porque assim o entendeu. O Hospital Veterinário do Restelo, foi a sua única opção, tendo a Sra. Sónia Gonçalves renunciando qualquer outra Entidade, para realizar o estágio de integração à vida profissional. o Hospital Veterinário do Restelo que, por indisponibilidade, após vários contactos da sua coordenadora pedagógica, declinou sempre a possibilidade de facultar o estágio de integração à vida profissional, situação que é alheia à SA Formação, uma vez que se trata de uma gestão do hospital e não nossa. Para colmatar essa situação, propomos aos Formandos escolherem outras Entidades, sendo que, a Sra. Sónia Gonçalves, conforme mencionado anteriormente não fez mais escolhas, preferiu esperar. Como tal, mantivemos um contacto bimensal com o Hospital Veterinário do Restelo, pois se nos informavam que não tinham disponibilidade, não seria no dia seguinte que iriam ter.

De modo a não prorrogar esta situação, na semana passada, enviamos-lhe um e-mail a questionar se pretendia que emitíssemos o Certificado sem estágio ou se preferia fazer o estágio primeiro e depois emitíamos o Certificado com as sessões teóricas e práticas (que efetuou) mais o estágio, ao qual não tivemos resposta até hoje.
Reiteramos a nossa disponibilidade para lhe emitir o Certificado, ficando assim a aguardar resposta pela sua preferência: se pretende o mesmo sem estágio incluído ou se prefere que continuemos a procurar um parceiro que tenha disponibilidade para aceitar estagiários para integração na vida profissional, situação que já tinha acontecido com a Clinica Veterinária João XXI em Algés que a Sra. Sónia Gonçalves não se apresentou para iniciar o estágio e, ao remarcar o inicio dessa atividade, a Sra. Sónia Gonçalves acabou por desistir alegando a localização ser mais longe do que pensava, apenas com estacionamento pago e que lhe foi dito que precisavam de mais ninguém na equipa.

A SA Formação inscreve anualmente uma média de 1.500 pessoas nas mais diversas áreas e temos cerca de 800 protocolos de parceria assinados, onde os nossos formandos podem estagiar. Estamos cientes que não temos nenhum tipo de “venda agressiva”, e que temos capacidade para cumprir o serviço que oferecemos. Prestamos todas as informações e damos todos os esclarecimentos necessários ao formando antes do mesmo se inscrever. Inclusivamente adaptamos percursos de acordo com as necessidades dos Formandos, tal qual como fizemos com a Sra. Sónia Gonçalves.
A última vez que se dirigiu ao nosso Pólo em Lisboa, solicitou a última fatura/recibo – LSB 281 referente ao seu último pagamento, que lhe foi entregue em mão, mas ficou esquecida. Em anexo, reenviamos a mesma que está emitida desde 27/02/2018. Esta informação deve constar no Portal das Finanças caso quisesse confirmar a emissão da mesma.

Sabemos igualmente que nada tem a relatar de negativo no que concerne à qualidade das sessões teóricas e práticas que frequentou. Sabemos desde sempre, que o sucesso dos nossos formandos é a nossa melhor recompensa.
De qualquer das formas, estamos constantemente em processo de melhoria contínua, para que a sua insatisfação hoje, não seja a de um outro Formando amanhã.

Esperando ter contribuído cabalmente para esclarecer a situação apresentada, mostramos mais uma vez a nossa disponibilidade para dar continuidade à tentativa de colocação em estágio, se for do seu interesse.

Sónia Gonçalves,

No seguimento da exposição acima, cumpre-nos informar o seguinte:
A Simples Análises, Consultoria e Formação, Unip., Lda., adiante designada por SA Formação tem como objetivo formar e preparar profissionais qualificados e especializados em diversas áreas de atividade e serviços. O formando pode adquirir novas competências ou reciclar conhecimentos já obtidos, respondendo, deste modo, às necessidades do mercado e contribuindo para o aumento de competitividade e produtividade.
Neste sentido, assumimos um compromisso perante todos os formandos que se inscrevem nos nossos cursos, compromisso esse que assenta numa formação de qualidade, que vá de encontro às necessidades e com início atempado.
No entanto, relembramos que o formando assume também, um compromisso com a Simples Análises, Consultoria e Formação Unip., Lda. a partir do momento em que se inscreve, de acordo com a cláusulas explicitas no verso do boletim de matrícula, as quais são dadas a ler, para que, no futuro, não existam dúvidas sobre as implicações de não reiterar esse mesmo compromisso.
No caso concreto, cumpre-nos informar que V. Exa. frequentou e concluiu o Curso de Formação de Auxiliar de Clínica Veterinária, componente teórica (88 horas) realizadas online na plataforma e componente práticas (12 horas) realizadas em clínica.

A SA Formação deu sempre resposta aos seus pedidos, nomeadamente no que confere à celeridade pretendida para a realização do curso, tentando ir desde o início, ao encontro das suas expetativas.
Como prova da célere resposta mencionada no parágrafo anterior, damos como exemplo, o fato da componente teórica, no cronograma inicial ter como data prevista de término 12 de março de 2018, tendo a Senhora terminado a 22 de fevereiro de 2018. Em relação à componente prática, numa fase inicial, foi pretendido efetuar 1 tarde de sessões práticas, ou seja, 4h a 6h.
Posteriormente a V. Exa. decidiu que gostaria de realizar mais 1 tarde de sessões práticas. Assim sendo, efetuou um total de 10h práticas distribuídas da seguinte forma: 5h30 no dia 08/03/2018 e 4h30 a 10/03/2018. Em suma, terminou a componente teórica e a componente prática antes do previsto, dando assim, a SA Formação mais uma vez, uma resposta célere às suas solicitações.
No programa em curso, bem como no regulamento de funcionamento da formação (do conhecimento da Formanda), é mencionado que o estágio de integração à vida profissional é um serviço opcional, leia-se, é um serviço extra que a SA Formação proporciona a cada um dos seus formandos, de forma opcional e gratuita, como mais valia para a integração profissional dos mesmos.
Para usufruir deste serviço, o formando pode escolher uma das entidades já parceiras da SA Formação ou outra qualquer Entidade, sendo que, nesta última opção estamos dependentes da política de aceitação de estágios da entidade em questão.
Como é compreensível, em qualquer uma das situações, é a Entidade que por último afirma a possibilidade, a altura e outras condições inerentes à presença do/a formando/a nas suas instalações. Diz-nos a experiência, que existem entidades com disponibilidade total e outras com disponibilidade parcial, seja por período de férias ou outros fatores alheios à SA Formação. Quando a entidade que o formando/a escolhe não está disponível para receber no período pretendido, a SA Formação sugere outras opções para a realização do respetivo estágio. Caso o formando/a pretenda aguardar que a Entidade o possa receber, também o pode fazer.
Ao longo dos anos de mercado de trabalho, a SA Formação estabeleceu protocolos de parceria com várias Entidades, sendo uma delas o Hospital Veterinário do Restelo, tendo este sido a única opção da V. Exa., renunciando qualquer outra Entidade, para realizar o estágio de integração à vida profissional.

A sua coordenadora pedagógica estabeleceu vários contactos com o respetivo hospital, contudo, o mesmo não teve disponibilidade para receber estagiários de auxiliares de clínica veterinária nas datas pretendidas por V. Exa. A coordenadora pedagógica manteve-a sempre a par da situação, sendo sempre sua vontade, aguardar pelo estágio no Hospital Veterinário do Restelo.
Mais informamos que foram feitas várias tentativas para garantir a sua colocação no nosso Parceiro, como por exemplo, a 10 de julho de 2018, quando a coordenadora pedagógica entrou novamente em contacto com o Hospital Veterinário do Restelo que, por indisponibilidade, declinou novamente a possibilidade de facultar o estágio de integração à vida profissional, situação que é alheia à SA Formação, uma vez que se trata de uma gestão do hospital e não nossa.
Considerando os fatores acima apresentados, o pedido de devolução apresentado foi indeferido, não obstante a escolha única que fez pela Entidade referida, que condicionou a realização do mesmo, mas também pelo facto de como inicialmente mencionámos, ter concluído a formação teórica e prática.
Sempre com intuito de chegar ao melhor entendimento possível, foram apresentadas 3 situações a V. Exa:
1. A SA Formação procede à emissão do Certificado Profissional referentes às 100h (88h componente teórica + 12h componente prática);
2. V. Exa. aguarda pela aceitação do Hospital do Restelo, no que concerne ao seu pedido de estágio;
3. V. Exa. seleciona outra Entidade para realizar o estágio de integração à vida profissional;
Mencionamos ainda o facto de a SA Formação ter contactado uma Entidade dia 30/11/2018 – Clínica Veterinária João XXI, que ao marcar uma entrevista com V. Exa. no dia 04/12/2018, a aceitou para iniciar as suas funções no dia seguinte no Pólo de Algés.
Informamos que no dia seguinte fomos contactados pela Entidade a informar que não se tinha apresentado para estagiar nem efetuado qualquer contacto para avisar o motivo da sua não comparência. Ao conseguir um contacto útil com a Sra. Sónia Gonçalves, que justificou a sua ausência, remarcou-se um novo começo de atividade para dia 18/12/2018. Entretanto, acabou por desistir deste estágio por achar: “ o local do estágio é mais longe do que eu pensei, apenas tem estacionamento pago, e foi-me dito que que não precisavam de mais ninguém na equipa” (palavras da Sra. Sónia Gonçalves num e-mail enviado à SA Formação no passado dia 07/02/2019).

Reiteramos, a nossa missão é formar e preparar profissionais para o mercado de trabalho. Sabendo a SA Formação que o estágio é uma porta de entrada nesse mesmo mercado, consideramos a realização do mesmo um fator importante no sucesso dos nossos formandos, como tal, aconselhamos sempre os mesmos a efetuarem o estágio, colaboramos no que está ao nosso alcance para ir ao encontro das suas expetativas e disponibilizamos o tempo que for necessário para ajudar os nossos formandos a cumprirem os seus objetivos. No entanto, caso por outros motivos o formando não pretenda realizar o estágio, terá direito, sem qualquer penalização na componente teórica e prática, ao certificado de conclusão do curso.
No presente caso, e deixando por explanar certamente muitos outros esforços que foram feitos pela SA formação para chegar a um entendimento, lamentavelmente o mesmo não foi possível.
Sabemos desde sempre, que queremos que o Sucesso dos nossos formandos seja a nossa melhor recompensa.
Esperando ter contribuído para um cabal esclarecimento da situação apresentada, temos toda a disponibilidade para dar continuidade à tentativa de colocação em estágio no hospital referenciado nesta resposta, ou em outra clínica veterinária mediante a disponibilidade.

Sem outro assunto de momento e na expetativa da vossa melhor compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

SA Formação respondeu à reclamação de Marcelo Siqueira

SA Formação - Não devolução de inscrição

Exma. Senhora Pamela Alves

Agradecemos a sua resposta, no entanto informamos que já foi efetuada a devolução do montante de 79,00€ para o NIB informado por V. Exa.

Sem outro assunto de momento e na expectativa da vossa melhor compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Ana Pina
Supervisora - Serviço de Apoio ao Formando

SA Formação respondeu à reclamação de Marcelo Siqueira

SA Formação - Não devolução de inscrição

Pamela Alves,

Agradecemos a sua resposta.
De acordo com o que está descrito no Contrato da Matrícula, o documento que formaliza o pedido de anulação de uma matrícula é a carta registada com o aviso de receção. É através dessa data de contabilizamos os 14 dias.
Neste caso concreto e tendo em conta a data do envio do e-mail a solicitar a anulação da matrícula, que está dentro dos 14 dias, a SA Formação vai dar, excecionalmente, este documento como válido para rescisão, confirmando assim a restituição do valor de 79,00€, por si pago no ato da inscrição.

Ana Pina
Supervisora - Serviço de Apoio ao Formando