SA Formação

SA Formação

Simples Análises – Consultoria e Formação Unipessoal, Lda.
  • A Simples Análises – Consultoria e Formação Unipessoal., Lda., detentora da marca SA Formação, tem como objetivo formar e preparar profissionais qualificados e especializados em diversas áreas de atividade e serviços. O formando pode adquirir novas competências ou reciclar conhecimentos já obtidos, respondendo, deste modo, às necessidades do mercado e contribuindo para o aumento de competitividade e produtividade. A SA Formação é certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) com Processo de Certificação nº C761, nas áreas de formação do Comércio, Ciências Veterinárias, Ciências Dentárias, Saúde, Educação – Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Audiovisuais e Produção dos Media, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Administração, Ciências Informáticas, Informática na Ótica do Utilizador, Trabalho Social e Orientação, Hotelaria e Restauração, Turismo e Lazer, bem como na área de formação das Indústrias Alimentares (certificada pela FNACC – Federação Nacional das Associações de Comerciantes de Carnes).

• 211 976 500
  • Avenida 5 de Outubro, nº. 9 - 2º. Direito
    2560-270 Torres Vedras
  • geral@sa-formacao.pt

SA Formação - Pagamento sem referência no contrato

Daniel apresentou a reclamação

Inscrevi-me na SA Formação para frequentar um curso de conclusão do 12°ano que era concluído no mês de Abril. Entretanto por motivos pessoais, não pude concluir todos os trabalhos do último módulo de aprendizagem e obtive uma classificação abaixo da esperada. A SA Formação informou-me que numa determinada cláusula do contrato de formação estava explícito que deveria de pagar 190 euros extra para refazer o módulo. Após analisar o contrato, nessa mesma cláusula está escrito um valor de 20 euros, não os 190 que pediam, valor esse que não se encontra em nenhuma parte do contrato. Entretanto enviei um e-mail na semana passada ao qual ainda não obtive resposta, bem como uma mensagem na plataforma da SA Formação. Neste momento não tenho o certificado de conclusão do 12°ano pelo qual paguei mais de 1300€, nem uma resposta por parte da empresa, que continua a cobrar 190€ extra que não estão declarados no contrato assinado por ambas as partes.
Não recomendo.
21 jun 2022

Bom dia Exmo. Sr. Daniel Maneiras,

Acusamos a receção da sua exposição, a qual agradecemos.
Para nós, o processo de melhoria contínua é de suma importância, como tal, iremos analisar a sua situação com a maior brevidade possível de modo a esclarecer e/ou implementar a respetiva correção.

Melhores cumprimentos,
SAF - Serviço de Apoio ao Formando

21 jun 2022

Boa tarde

Exmo. Sr. Daniel Maneiras,

Agradecemos a sua exposição, pese embora lamentemos o seu conteúdo. Dados os factos apresentados, cumpre-nos informar o seguinte:

A SA Formação tem como objetivo formar e preparar profissionais qualificados e especializados em diversas áreas de atividade e serviços. O formando pode adquirir novas competências ou reciclar conhecimentos já obtidos, respondendo, deste modo, às necessidades do mercado e contribuindo para o aumento de competitividade e produtividade.

Neste sentido, assumimos um compromisso perante todos os formandos que se inscrevem nos nossos cursos, compromisso esse que assenta numa formação de qualidade, que vá de encontro às necessidades e com início atempado.
No entanto, relembramos que o formando assume também, um compromisso com a SA Formação a partir do momento em que se inscreve, de acordo com a cláusulas explicitas no verso do boletim de matrícula, as quais são dadas a ler, para que, no futuro, não existam dúvidas sobre as implicações de não reiterar esse mesmo compromisso.

Conforme está explicito no contrato de formação e lhe foi transmitido na sessão de ambientação, quando iniciou a formação, os planos de recuperação tem custos acrescidos quando são aplicados por factos imputáveis ao formando.

Os Planos de Recuperação destinam-se a Formandos(as) que não obtenham aproveitamento em determinado(s) modulo(s) dos cursos da SA Formação. Podem ocorrer por 2 motivos:

1. excesso de faltas (10% da carga horária total da UFCD)
2. não aproveitamento da mesma (avaliação inferior a 9,4 valores).

Ao Plano de Recuperação aplica-se a seguinte tabela de preços:

a. Recuperação Teórica por UFCD (Teste, Trabalhos,…) – 20,00€
b. Recuperação de UFCD por completo – Sob Consulta.

No que concerne à recuperação do módulo por completo, o valor é efetivamente diferente e está sempre sob consulta, isto porque a SA Formação poderá ter de, em alguns casos, ministrar a formação única e exclusivamente para um formando. Não é o seu caso, pois temos formação a decorrer e como tal, conseguiremos integrá-lo no próximo modulo a iniciar.
No seu caso concreto, não participou no respetivo módulo e não apresentou justificação, como tal, terá de ser novamente inscrito no módulo e frequentar na integra. Nestes casos não é possível aplicar apenas um teste ou trabalho como plano de recuperação.

Uma vez que o objetivo da SA Formação é formar e preparar profissionais qualificados, dispomo-nos a que possa efetuar o pagamento do referido valor dividido em duas parcelas de forma que não tenha tanto impacto.

Melhores cumprimentos,

23 jun 2022
Daniel adicionou uma resposta

Primeiro gostaria de lamentar o facto de apenas tentarem resolver uma situação após ser feita uma reclamação num fórum público. As minhas tentativas para entrar em contacto com vocês foram ignoradas na totalidade, quer por e-mail, quer na vossa plataforma.

Em segundo lugar, nessa cláusula do contrato que voltaram a referir, está sim escrito que o valor está "sob consulta".
Isto quer dizer que efetivamente a SA Formação tem o direito a cobrar o valor que queira? E eu sou obrigado a pagar? Especialmente tendo em conta os 1300 euros que gastei num curso (que foram praticamente em vão, visto que ainda não recebi nada em troca), acho bastante ridículo.

Terceiro, se dizem que de facto me conseguem integrar no módulo porque existe formação a decorrer, porquê a cobrança de 190 euros extra, em vez de os 20 mencionados no contrato?Essa era a minha pergunta inicialmente e à qual responderam de forma vaga.

E por último, não me foi pedida nenhuma justificação por parte dos vossos formadores, portanto não podem afirmar que não a dei.
Dizem que "não participei no módulo", o que também não é verdade, visto que entreguei o teste final
Como disse na mensagem anterior, não conclui o módulo por "motivos pessoais".
Mais especificamente o falecimento de um familiar próximo, embora não me veja na obrigação de referir isto, especialmente quando não me foi pedido na altura.

Agradeço a vossa oferta para pagar em prestações, mas não estou interessado em pagar por algo que não estava explícito no contrato que assinei.

Exmo. Sr. Daniel Maneiras,

Agradecemos uma vez mais a sua exposição.

Cumpre-nos informar que após a sessão de abertura do curso, a coordenadora técnico pedagógica, enviou via plataforma Moodle o resumo das condições do regulamento de formação, nomeadamente as condições das recuperações de módulo.

Pedimos por favor que confirme através do chat-moodle a dia 24 Novembro de 2021, pois esta informação foi-lhe facultada.

Transcrevemos:
“Caso não participem num módulo no grupo onde estão integrados, terão de repetir o módulo mais tarde num grupo mediante o pagamento extra de 190euros. Este valor não será cobrado caso apresentem justificação formal (declaração/justificação médica, declaração de trabalho, declaração de ausência por serviço militar, etc).”

Desta forma damos a seguinte exposição como resolvida, ficando assim aguardar que nos indique como pretende realizar o respetivo pagamento.
Informamos que tentamos entrar em contacto consigo por várias vezes no sentido de resolver a situação

Gratos pela atenção dispensada,

SA Formação alterou o estado para Resolvida
Daniel adicionou uma resposta

Referem uma conversa na plataforma Moodle como justificação para um pagamento extra. No contrato não está escrito esse valor, e tenho apenas como obrigação pagar por aquilo que está explicitamente referenciado no contrato, não um valor escrito numa mensagem numa plataforma.
Para além disso volto a dizer que não podem alegar que não dei justificação, quando a mesma não foi pedida por parte dos vossos formadores.

Daniel reabriu a reclamação

Exmo. Sr. Daniel Maneiras,

Conforme informado anteriormente, temos efetuado diversas tentativas de contacto, todas elas sem sucesso.

Nesse sentido e tendo em conta o que menciona, basta apresentar a referida justificação.

Não obstante, no módulo referido, foi-lhe concedido um prazo alargado para conclusão, a título excecional, prazo esse que foi excedido.

Desta forma damos a seguinte exposição como resolvida, ficando assim aguardar que entre em contacto connosco de forma a que possamos, fluidamente, chegar à melhor solução para as partes, em função dos factos por si apresentados.

Gratos pela atenção dispensada,

SA Formação alterou o estado para Resolvida
25 jun 2022
Daniel adicionou uma resposta

Contactaram-me durante o horário de trabalho, naturalmente não atendi.

Sim, foi me dado um prazo "alargado" de 3 dias para finalizar todos os trabalhos, ao qual expliquei ao formador que não seria possível da minha parte finalizar todos os trabalhos dentro desse curto prazo.

29 jul 2022
Daniel adicionou uma resposta

A empresa continua a dar a reclamação como resolvida, quando de facto não está.
Continuam a cobrar um valor extra, não referenciado no contrato, dando me essencialmente a opção de pagar esse valor ou não pagar e acabar por perder todo o dinheiro gasto neste curso.
Foi me dito que ou apresentava justificação ou teria de pagar os 190 euros extra.
Apresentei a justificação anteriormente, aqui neste portal e continuam a pedi-la.

29 jul 2022
Daniel reabriu a reclamação
30 jul 2022

Exmo. Sr. Daniel Maneiras,

Acusamos a receção da sua resposta.

Como referido anteriormente, foram desenvolvidas várias tentativas de contacto telefónico, todas elas sem sucesso, de forma a verificarmos em conjunto uma solução viável.

Não obstante, como mencionado anteriormente em diversas ocasiões, é necessário para justificar o incumprimento ao módulo, comprovativo (declaração ou outro documento), por e-mail para a coordenadora técnico pedagógica do curso. Pode também enviar para o e-mail do Serviço de apoio ao formando.

Ficamos a aguardar o referido, de forma a justificar o não pagamento.

Gratos pela atenção dispensada.
Serviço de Apoio ao Formando.

31 jul 2022

Vou voltar a repetir.
O valor que cobram NÃO ESTÁ no contrato.
Não tenho um documento para comprovar uma "ausência" a um módulo que aconteceu há meses.
Durante o decorrer do módulo não me pediram uma justificação, não podem vir pedi-la agora.

08 ago 2022
Daniel alterou o estado para Resolvida
08 ago 2022
Daniel avaliou a marca

A situação eventualmente foi resolvida, a empresa deixou de cobrar o valor extra.