Sociedade Auto Central Leiriense, Lda
  • Estrada Nacional 1 Vale Grande N 1493
    Alto do Vieiro
    2400-822 Leiria
  • marketing@sacel.pt

SACEL - Defeito sistema antipoluição (ureia)

Carla Cardoso
Carla Cardoso apresentou a reclamação
9 de outubro 2019
Sou proprietário de um Citröen DS3 1.6 HDI 120 cv de Abril 2015, tendo neste momento 89.000km.
Recentemente acendeu uma luz do motor, com informação no computador de bordo de “defeito de
motor – solicite reparação”, segundos depois acenderam as luzes avisadoras UREIA e SERVICE, com
aparecimento da informação “Defeito antipoluição”.
Perante isto, contactei telefonicamente a oficina SACEL em Torres Vedras (concessionária/ oficina
autorizada Citröen em Torres Vedras onde adquiri a viatura), que me informou que não tinha
disponibilidade nesse dia atendendo à hora, mas que me recebia o carro dois dias depois para avaliação
de qual o defeito. Após avaliação, fui informado de que o problema seria do injetor do AD Blue (ureia),
sendo necessário substituir o reservatório e o injetor do mesmo, com orçamento de cerca de 1200
euros.
Após breve pesquisa sobre esta avaria na internet deparei-me com vários casos reportados em diversos
modelos da Citröen e também da Peugeot, e até que em Espanha foi feito um “recall” das viaturas, para
substituição do reservatório/injetores AD Blue.
Perante isto, dirigi-me à oficina da SACEL, tendo sido informado de que apesar de ser uma avaria
recorrente, a garantia da viatura tinha terminado, além de que eu tinha feito as revisões fora da marca,
pelo que não se responsabilizariam pela avaria em questão. Argumentei desde logo os meus direitos
como consumidor de escolher livremente a oficina onde quero ver feitas as revisões do meu veículo, e
que desde que feitas em oficinas autorizadas, a viatura não perde a garantia. O argumento manteve-se
de que a lei prevê 2 anos de garantia. Outro pormenor é o facto de as revisões terem sido feitas fora da
marca, mas todas as intervenções de reposição de AD Blue necessárias foram feitas na própria oficina
SACEL Torres Vedras, logo na marca.
Além do acima exposto, tenho ainda conhecimento de duas situações ocorridas com pessoas minhas
conhecidas, cujos veículos igualmente Citröen, adquiridos na mesma concessionária, com a mesma
avaria, igualmente já fora da garantia, que foram reparados, substituídas as mesmas peças, sem custos
para os proprietários. Após confrontar o responsável da oficina com este facto, recebi a resposta “há
clientes e clientes”, mesmo tratando-se de dois clientes que sei que também não fazem as revisões
naquela oficina. Acrescento ainda, na qualidade de cliente (aparentemente de fraca qualidade), cerca de
um ano após a aquisição do meu DS3, acompanhei o meu pai à mesma concessionária, onde ele
adquiriu igualmente um veículo.
Parece-me uma forma muito pouco profissional de trabalhar nesta oficina em questão, e da Citröen em
geral, e até de tratar-se de má-fé da oficina em questão, visto tratar-se claramente de um defeito de
fabrico, por ser um problema recorrente (não apenas exclusivo do meu modelo, nem da marca Citröen).
Após alguma investigação verifiquei que decorrerá de uma falha no desenho da tampa do depósito, que
tem também a função de respiradouro e que ao não estar convenientemente projectada não cumpre a
função alívio de pressão do tanque, obrigando assim a um esforço enorme no funcionamento da bomba
de AD Blue e que provoca a sua falha precoce, levando à necessidade de substituição do conjunto. Ao
consultarem o portal da queixa poderão encontrar diversos casos reportados, tanto em vários modelos
da Citroen como da Peugeot, o que reforça a minha reclamação.
Estou certo de que esta reclamação merecerá a vossa melhor atenção, para que a situação seja
resolvida com a maior brevidade possível.
Data de ocorrência: 9 de outubro 2019
SACEL
13 de janeiro 2020
Bom dia Sra. Carla,

Fomos informados que o nosso departamento após venda conseguiu arranjar uma solução para o problema e que o mesmo foi aceite pelo cliente.
Caso exista mais algum assunto pedente temos todo o gosto em ajudar a resolver o mais rápido possível através do email(marketing@sacel.pt)

Pedimos imensa desculpa por qualquer incomodo ou transtorno que esta situação lhe tenha causado.

Atentamente,
SACEL - Citroën
Carla Cardoso
Carla Cardoso avaliou a marca
12 de setembro 2020

Apenas resolveram a situação com a condição de eu reparar outro problema do veículo na marca, ou seja tive de gastar dinheiro na marca para me resolverem o defeito apresentado.