Arrozeiras Mundiarroz S.A.

Saludães - Peso líquido divergente do indicado nas embalagens, em prejuízo do consumidor

Eduardo Nuno Rodrigues
Eduardo Rodrigues apresentou a reclamação
25 de outubro 2020 (editada a 26 de outubro 2020)
De lamentar a postura do vossa linha de Apoio ao Consumidor, mas de lamentar ainda mais a falta de assunção de um erro da vossa parte em prejuízo do cliente/consumidor.

Enviada: 11/10/2020 às 21:33
Para: Mundiarroz-AttConsumidor
Assunto: Peso líquido divergente do indicado nas embalagens de arroz Saludães

Exmos Srs
Queiram verificar e aferir as vossas balanças da linha de embalagem, bem como as balanças do controlo de qualidade.
Como poderão verificar pelas fotos que anexo, dos dois pacotes do vosso arroz que pretendi adquirir, subtraída a tara da embalagem que deverá rondar os 7 a 8 gramas, nenhum dos pacotes de arroz,de lotes diferentes, cumpre opeso líquido de 1kg indicado nas embalagens.
Embora a margem de erro por defeito esteja dentro dos valores permitidos por lei (Quadro nº1 da Portaria 1198/91 de 18 de Dezembro), não deixa de ser vergonhoso verificar que uma marca conceituada como a Saludães permita este tipo de falhas em prejuízo dos consumidores.
Cordiais cumprimentos

Recebida: 22/10/2020 às 10:53
Bom dia Exmo. Senhor
**********************,
Vimos por este meio agradecer o V. e-mail sobre o peso das embalagens do produto referido, bem como informar que procedemos à confirmação dos nossos registos e a média do peso líquido do lote embalado está de acordo com o peso líquido indicado na embalagem. De modo a cumprir com a Portaria 1198/91 de 18 de Dezembro, referida por V. Exa. e que enquadra o controlo metrológico legal dos géneros alimentícios pré-embalados, a Arrozeiras Mundiarroz tem implementado em linha um sistema de pesagem automático, em que todas as embalagens são pesadas, sendo rejeitadas as unidades que não cumprem os limites definidos, de acordo com a Portaria. As balanças automáticas estão verificadas metrologicamente por entidades externas acreditadas e aprovadas de acordo com a legislação, bem como é realizada a verificação anual ao sistema de pesagem e auditados os nossos registos por entidades externas. A última verificação comprovou que o sistema estava conforme. Mais informamos que estão ainda implementados sistemas de controlo diários que asseguram que os pesos estão corretos, utilizando balanças analíticas igualmente calibradas por entidades externas acreditadas para o efeito.No que se refere aos pesos demonstrados nas V. imagens, utilizando uma balança de cozinha, desconhecemos qual o erro associado e se a mesma se encontra calibrada, pelo que o peso registado poderá não ser comparável ao que obtemos na nossa unidade. Apraz-nos registar a atenção de V. Exa
Com os nossos melhores cumprimentos, nos subscrevemos Atenciosamente,
*******************
Apoio ao Consumidor

Enviada: 25/10/2020 às 21:48
Exmos Senhores
A minha balança de cozinha possui um erro associado na casa das décimas de grama, e, embora não aferida, está calibrada, e os pesos demonstrados nas fotos coincidem exactamente com os pesos verificados no estabelecimento onde fui devolver os dois pacotes de arroz (Continente Bom Dia da Ericeira).
Além disso apraz-me verificar que o vosso serviço de apoio ao consumidor assume uma posição de defesa da causa da casa, em vez de assumirem uma posição de humildade perante um erro vosso (e apresentarem o respectivo pedido de desculpas), mesmo que essa causa se baseie no logro e no defraudar da expectativa do cliente/consumidor, que ao pretender adquirir o artigo espera que a informação disponível na embalagem (neste caso o peso líquido) corresponda de facto ao peso líquido do conteúdo da embalagem.
Se é assim que V.Exas. querem ver aumentados os vossos lucros através da subtração de alguns gramas por pacote, pois no que a mim me diz respeito, na minha casa, Saludães nem para mim nem para os meus cães.
E no que me for possível, a má publicidade aos vossos produtos é garantida.
Cumprimentos
Data de ocorrência: 25 de outubro 2020