52.8
Salvat Editores Portugal, Sociedade Unipessoal, Lda

Salvat Editores - Alteração de uma colecção contratada, a meio do envio

Mário Marzagão apresentou a reclamação
18 de maio 2021
Em Dezembro de 2019 subscrevi a "Colecção Integral Astérix" editada pela SALVAT (e distribuida pela VASP). Segundo contratei, a Colecção consistiria em 38 volumes, enviados à razão de 2 por mês, após correspondente cobrança por débito directo.

O conjunto de todos os volumes forma, com as lombadas, uma imagem alusiva a esta Banda Desenhada.

Com o envio dos números 28 e 29, a SALVAT anunciou o lançamento de um número adicional (“Astérix e a Transitálica”), dando-me a opção de o adquirir. Por não estar interessado, não exerci esta opção.

Recebi agora os números 31 e 32, acompanhados de uma Comunicação da SALVAT informando-me que a numeração dos volumes que faltam para completar a colecção foi alterada, por forma a acomodar o novo volume anunciado, com o nº 30.

Isto é, ao intercalarem o novo volume na série inicialmente anunciada, a SALVAT altera o conteúdo cuja aquisição eu contratei e acaba por me coagir a adquirir o novo volume. Se não o fizer, ficarei com uma colecção à qual falta um volume intermédio, e ainda por cima com consequente adulteração da imagem que as lombadas formam.

Não teria ficado mal à SALVAT considerar que os clientes que tivessem adquirido os 38 volumes da colecção anunciada viessem a receber como oferta o 39º volume, que seria o novo “Astérix e a Transitálica”. Mas mesmo que o não fizessem, não estariam a adulterar a colecção anunciada e contratada pelos clientes, pois ficaria à opção de cada um adquirir o dito volume adicional, que teria então o nº 39.

Fui assim coagido a comunicar ao Distribuidor VASP a minha decisão de adquirir o referido volume adicional, só e apenas porque não quero ficar com uma colecção na qual falta um número intermédio. Mas considero esta acção da SALVAT um exercício de coacção do cliente, mau marketing e prática comercial pouco ética.

Encaminhei para a SALVAT um texto em tudo idêntico ao presente, e não se dignaram sequer responder.
Data de ocorrência: 18 de maio 2021
24 de maio 2021
Caro Cliente,

Informamos que todas as questões ou dúvidas sobre coleccionáveis, poderão ser esclarecidas via email: assinaturas@vasp.pt, pelo telefone de apoio aos subscritores: 214 337 036 ou pelo email infoportugal@salvat.com para clientes quiosque, conforme indicação no site www.salvat.com.

Editorial Salvat
Dep. Venda à Distancia – Clube do Livro Disney
24 de maio 2021
Eu não coloquei nenhuma questão ou dúvida. Eu apresentei uma reclamação à SALVAT, colocando o seu Distribuidor VASP em cópia. A VASP já me respondeu, informando que tinha encaminhado os meus argumentos para a SALVAT.
A resposta que a SALVAT me está a enviar aqui é um texto-padrão, que enviam sempre que os comunicamos. Não me interessa participar neste jogo de ping-pong. Foi a SALVAT que procedeu mal, foi à SALVAT que eu reclamei, e é da SALVAT que eu pretendo uma resposta.
Se o assunto não se resolver por esta via, registarei uma Reclamação formal no Livro de Reclamações da SALVAT.
Cumprimentos.
17 de junho 2021
A SALVAT não me responde e o assunto foi encaminhado ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa.
24 de julho 2021
Reclamação registada na tutela.

Este Portal nada faz para que a reclamação se resolva por aqui.
7 de setembro 2021
Não vou aceitar fechar esta reclamação enquanto o Fornecedor não ma resolver.
23 de setembro 2021
Tempo perdido aqui no Portal da Queixa. Há acções mais eficazes.
Mário Marzagão avaliou a marca
5 de novembro 2021

A marca dá uma resposta de circunstância à Reclamação, sem qualquer sentido e sem qualquer utilidade. Subsequentemente, a marca deixa de respoder aos comentários desta Reclamação. O Portal da Queixa demonstrou total ineficácia neste caso, pois insistiu comigo para actualizar a Reclamação, e quando eu deixei de o fazer após 3 ou 4 comentários sem nenhuma resposta por parte da marca, o Portal da Queixa dá a Reclamação concluída por inactividade.