50.5

Samsonite - Qualidade duvidosa e pós-venda intragável

Sérgio Ferreira
Sérgio Ferreira apresentou a reclamação
25 de maio 2016

Conhecendo o prestígio da marca e pensando que o mesmo se devia à qualidade dos materiais, adquiri uma mochila para portátil com a ref. 4IU.007 Laptob Bac, no dia 14 de Fevereiro na vossa loja do Colombo, no valor de 51,20€ (em saldos, pois o valor original era 64 €). Passados cerca de 3 meses, reparo que a mochila estava toda descosida na parte inferior, não se devendo a má utilização da minha parte, pelo que só pode ser defeito de fabrico. Ao longo destes 3 meses sempre utilizei a mochila apenas para transporte do portátil em deslocações de curta distância. Sendo que a mochila está na garantia (mínima de 2 anos garantida pela marca), levei-a à loja Colombo para efetuar a reparação. Fiquei muito desagradado quando me apresentaram um documento para assinar de forma a poder enviar a mala para reparação que, por um lado, refere 15 € de custo mínimo de arranjo e, por outro, não garante a solução em 30 dias, referindo apenas que o prazo é sempre superior (conforme documento em anexo). Questionei a funcionária da loja acerca do prazo, que me confirmou que a mala nunca estaria arranjada em menos de 30 dias, tal como refere a lei. No entanto, desconhecendo a política da empresa, resolvi assinar pois sem a minha assinatura nenhuma solução seria dada. Após ter chegado a casa, informei-me acerca da política da empresa, nomeadamente no site da Samsonite Portugal, que refere que:

Verifica-se defeito de fabrico – com garantia,
1. O produto segue para reparação sem custos e com um prazo máximo de entrega de 30 dias,
2. Se a reparação não for tecnicamente possível, terá direito a um produto novo igual,
3. Caso não exista produto igual, será sugerido um produto novo equivalente,
4. Se mesmo assim não ficar satisfeito, a SAMSONITE emitirá ao ponto de venda um crédito no valor do produto.

Já no site da Modarte (representante Samsonite em Portugal) encontro a seguinte informação:

A Samsonite reparará o seu produto sem qualquer custo.
Quando fizer uma reclamação, por favor apresente a prova de compra entregando o certificado de garantia devidamente preenchido pela loja ou a fatura simplificada. Apenas lhe será dado um artigo novo se a reparação não for possível.

Visto que apenas utilizei a mala em condições normais e que a mesma se descoseu após 3 meses de uso, sem qualquer motivo, considero que o produto apresenta defeito de fabrico, pelo que exijo reparação conforme anunciam no vosso site. Não sei se tive azar, mas a Samsonite foi uma desilusão ao nível da qualidade dos artigos e do serviço pós-venda.

Data de ocorrência: 25 de maio 2016
Samsonite
8 de julho 2016
Caro Sérgio,

Os nossos serviços já contactaram consigo no sentido de resolver da melhor forma a situação exposta!

Desde já pedimos desculpa, pelo sucedido!

Samsonite.