53.7
Modarte, Lda.

Samsonite - Reclamação sem solução

Reinaldo rodrigues
Reinaldo rodrigues apresentou a reclamação
23 de janeiro 2020 (editada a 9 de novembro 2020)
Bom dia, no final de Dezembro, desloquei-me ao Corte Inglês de Gaia, para pedir orçamento para reparação de uma mala rigida de porão, uma mala de cabine e um trolley com rodas modelo Spectrolite na cor castanha.
Fui informado que para a mala de porão, não seria possível a substituição das rodas pois o modelo em questão já tinha mais de 25 anos, para a mala de cabine continuo a aguardar parecer, mas de igual modo, aceito a eventualidade de não ser possível substituir as rodas pelo facto de ter mais de 15 anos.
No entanto, quanto à pasta com rodas do modelo Spectrolite, talão de reclamação nr.912737, quando recebi o relatório da marca, fui informado que devido aos “sinais de desgaste provocado pelo uso normal ou por terceiros que impossibilitam tecnicamente a reparação” e fiquei estupefacto, mais ainda porque se tratava de um pedido de substituição do fecho. Um FECHO (???) na cor CASTANHO (???)
Fechos e rodas são os elementos de maior desgaste e consequentemente as marcas, incluindo a Samsonite, têm particular atenção a este facto, para que a notoriedade e excelência da marca não saiam beliscados.
Pedi para ser reavaliada a situação, prescindindo caso facilitasse, do fecho ser cosido com linhas de cor castanha em vez da linha cor azul original, mas infelizmente a resposta foi a mesma e acrescentaram que o modelo na cor castanha se encontra descontinuado. O trolley foi comprado há cerca de 5 anos juntamente com a pasta para computador sem rodas também da Samsonite Spectrolite que se encontra em perfeitas condições de manutenção.
Esta linha Spectrolite da Samsonite continua a ser comercializada, o que me deixa ainda mais intrigado e retira credibilidade ao relatório que me foi enviado, levando-me a questionar, se o mesmo ocorrer a um cliente que comprou o mesmo modelo Spectrolite na cor preta (ainda em catalogo), a resposta da marca será a mesma.

Fico a aguardar que ponderem e reavaliem esta situação
Data de ocorrência: 23 de janeiro 2020
Samsonite
Bom dia, Caro António,

Agradecemos desde já a preferência pela Samsonite e lamentamos o incómodo causado.

Informamos que o artigo em questão foi devidamente analisado pelos técnicos do serviço pós venda e, por razões de ordem técnica não é possível a sua reparação.

Mais uma vez pedimos desculpa por não ir de encontro às suas expectativas.

Atentamente,
Samsonite
24 de janeiro 2020
Estou siderado pela resposta de uma marca de prestígio. Resposta vazia de conteúdo, por ser tão abrangente e até mesma cinica, o que em português corrente denoniminamos” desculpa de mau pagador” - aplica-se em qualquer situação. Não havendo desgaste nem uso impróprio, a técnica para a substituição de um mero fecho será assim tão diferente da mesma técnica usada inicialmente para a aplicação do fecho? Se assim for, a concepção do modelo spectrolite é deficiente à sua nascença pois a técnica usada na produção para aplicação do fecho, não pode ser utilizada para pedidos de reparação ou de substituição do mesmo fecho. E a ser assim o consumidor deveria ser avisado deste “pequeno” pormenor no acto da compra. No meu caso, no trólei com rodas e na pasta para computador da mesma linha spectrolite o total gasto foi de cerca de 450 euros com direito de usufruto de apenas 5 anos. E mais surreal é saber que à Samsonite continua a vender este modelo.
Persistindo que existiu um qualquer lapso na comunicação, envio fotos do trólei em questão, porque talvez ingenuamente, não queira deixar de acreditar na Samsonite
8 de novembro 2020
Mantenho a reclamação e considero inadmissível uma marca como a Samsonite se permita a decidir não prestar serviço adequado de assistencia e de pós-venda a que se arrogam, mais ainda,tendo nessa altura em comercialização a linha de malas sobre a qual incide a minha reclamação. Lamentável, mas quero acreditar que o bom senso vai prevalecer e esta situação seja resolvida. Até lá, continuarei a reclamar.