Smartphones e Gadgets - Marcas
1 BQ 44.6
2 Oneplus 40.1
3 HTC 27.2
Samsung24.3

Samsung - Artigo vai para reparação e vem com outros danos

José Santos
José Santos apresentou a reclamação
19 de agosto 2016

Em Agosto de 2015 o meu telemóvel Samsung S5 deixa de ligar, é feita reparação e substituída a PBA que se encontrava avariada. O telemóvel encontrava-se com uma película de vidro protectora, comprada na semana anterior (na altura isto foi comprovado com apresentação da fatura), que foi retirada sem o centro técnico (DECSIS) avisar o cliente, danificando-a e inutilizando-a.

Após me ser entregue o telemóvel reparado com a película protetora removida e danificada num saco à parte, expus o meu desagrado e o centro técnico desculpou-se indicando que fazia de facto parte dos procedimentos habituais avisar o cliente que tinha uma protetora de vidro da sua necessidade de remoção e ou possível dano para reparar o equipamento, mas devido a ser mês de Agosto e falta de pessoal e quem me atendeu ter sido o responsável da loja (que era técnico e portanto não tinha experiência de atendimento ao público), não estava a par do procedimento de avisar o cliente de que a película seria removida. Ao colocar o telemóvel a carregar, no dia seguinte o telemóvel cai no chão da minha sala e isto foi suficiente parte o vidro (que estava exposto e sem a protecção da película de vidro) ficar com uma fractura. Expus isto de imediato e como acto de "simpatia" a Samsung envia-me um cartão SD de 512MB (que nunca usei) e embora tenha ficado com o ecrã fracturado, isto não afectava a utilização normal do telemóvel e sendo praticamente imperceptível não insisti na reparação do mesmo, que só podia ser imputado à negligência na remoção da protecção e falta de comunicação com o cliente.

Um ano depois, em Agosto 2016, surge um problema no microfone que impossibilita o uso do telemóvel visto o áudio do microfone oscilar e ficar por vezes imperceptível para o outro interveniente da chamada. Ao levar o telemóvel para reparação, é-me dito "de boca" que como o telemóvel é aberto com uma ventosa no ecrã, só poderá ter esta reparação caso seja paga a reparação por inteiro do vidro e ecrã LCD como um todo num valor próximo de 150€.

Após contactar a Samsung e expor a situação,e ter obtido resposta no final da tarde de 16/08 indicaram-me que devia ter ficado com um orçamento, e regressei portanto à loja hoje 19/08/2016 para a obtenção do dito orçamento. A loja indicou-me que se avançasse para a reparação do microfone à minha responsabilidade em relação ao estado em que iria ficar o ecrã, estaria a correr um grande risco pois o estado do ecrã (fratura no vidro que protege o LCD) iria piorar significativamente. Devido a toda a situação exposta, penso ser fácil perceber que o ecrã só se partiu devido à negligência e falta de informação por parte do centro técnico e falta de solução oferecida por parte da marca Samsung.

É completamente injusto ser-me exigido este valor para reparar o equipamento, uma vez que não tenho culpa que para repararem o telemóvel tenham de o abrir pelo ecrã e que isto vá piorar os danos existentes no vidro do LCD que só ocorreram devido à remoção na protecção que tinha adquirido para evitar esta mesma situação de dano no ecrã.

Espero assim por uma solução que defenda o bom nome da marca e simultâneamente a mim, enquanto consumidor de produtos Samsung há vários anos, e até à data, com confiança na marca.

Data de ocorrência: 19 de agosto 2016