Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
23,2%
Tempo Médio de Resposta
4,5%
Taxa de Solução
24,5%
Média das Avaliações
35,4%
Taxa de Retenção de Clientes
37,7%
Ranking na categoria
Smartphones e Gadgets - Marcas
1 BQ 44.6
2 Oneplus 40.1
3 HTC 27.2
...
Samsung24.3

Samsung - Erra no processo de garantia

Sem resolução
Pedro Rui Roque dos Santos
Pedro Santos apresentou a reclamação
16 de junho 2022
Apresento o desagrado pela forma como a Samsung Portugal está a conduzir o processo de garantia do meu equipamento/telemóvel, da Marca Samsung, Modelo Galaxy S20 Ultra 5G. 

No dia 27 de Maio último, desloquei-me à Loja Worten da Quinta do Conde, Setúbal, para iniciar o processo de garantia do equipamento/telemóvel, uma vez que foi através desta entidade que adquiri o equipamento, assim como acessórios e periféricos, na maioria oficiais Samsung, sendo o valor global da compra superior a 1.500,00 Euros.

a.) O equipamento apresentava o ecrã danificado, com "Ghost/Burn Image", assim como a antena GPS, que não captava sinal;

b.) O carregador sobreaquece, não executa o carregamento em modo "fast charging";

Processo Worten: WO-‪19314080‬

Importa referir que o equipamento e acessórios apresentavam-se na condição de "novo", sem qualquer tipo de danos e/ou marcas de utilização, tendo essa condição sido registada pelo assistente de loja, na ficha de abertura do processo. 

A 04 de Junho, sou informado que o equipamento já se encontrava reparado, disponível para entrega na Loja Worten da Quinta do Conde, Setúbal. 

Na loja, ao verificar o equipamento, notei que:

a.) A tampa traseira apresenta-se danificada, com marcas de abertura;

b.) A tampa traseira não se encontra a selar devidamente o equipamento, não se apresenta devidamente fixa, nas extremidades é visivel a abertura do equipamento, não existindo qualquer tipo selagem;

c.) O equipamento foi entregue com a película de vidro traseira, que protege as câmaras traseiras, estando no momento da entrega sem a mesma;

d.) O carregador não foi reparado e/ou substituído, permanecendo avariado;

Perante o acima exposto, não aceitei a entrega do equipamento/telemóvel, tendo o mesmo sido devolvido ao reparador pela Worten, para o efeito foi criado o Processo Worten: WO-‪19418850‬.


É notório, que nas condições em que o equipamento/telemóvel se apresenta, não garante qualquer tipo de estanquidade a líquidos, não cumprindo por isso com as funções/características de fábrica, designadamente "IP68 dust/water resistant (up to 1.5m for 30 mins)". 

No dia 13 de Junho, sou novamente informado que o equipamento já se encontrava reparado, disponível para entrega na Loja Worten da Quinta do Conde, Setúbal. 

Na loja, ao verificar o equipamento, notei que o mesmo apresentava-se na mesma condição, sem que tivesse sido realizada qualquer reparação.

Não obstante, na folha de intervenção técnica vem o registo em como a câmara frontal foi substituída, quando a mesma não se apresentava danificada. 

Nas condições em que o equipamento/telemóvel se apresenta, não anui à entrega do mesmo, tendo ficado em loja até ao presente dia, por forma a que seja garantida a resolução da situação.

Assim, e nos termos acima descritos, contactei a Linha de Apoio ao Cliente da Samsung, quer por telefone, como por e-Mail, a quem expus a situação, tendo em resultado sido proposto que fosse recolher o equipamento/telemóvel em loja, e voltasse a entregar o mesmo para reparação por intermédio de outra entidade, tendo informado os mesmos que:

a.) O equipamento/telemóvel foi entregue para reparação no âmbito da garantia a 27 de Maio último, através da Loja Worten da Quinta do Conde, Setúbal, conforme referi por várias ocasiões, quer através do contacto telefónico com a Linha de Apoio ao Cliente da Samsung, e de comunicações por e-Mail;

b.) Reitero, o equipamento/telemóvel apresenta danos que não se verificavam aquando da entrega do mesmo para reparação no âmbito da garantia, os quais foram notados a 04 de Junho na Loja Worten da Quinta do Conde, Setúbal, não tendo aceite/recebido o equipamento, pelo que o mesmo foi devolvido para a entidade reparadora que alegadamente provocou esses danos;

c.) Reitero ainda, que após novo período de espera, a 13 de Junho o equipamento/telemóvel aquando da entrega pela loja apresentava-se com os mesmos danos, com a indicação da entidade reparadora que tinha sido realizado a reparação da câmara frontal, quando a mesma não apresentava qualquer anomalia;

d.) O equipamento não foi levantado, permanecendo a esta data na Loja Worten da Quinta do Conde, Setúbal;

Assim, não vou recolher o equipamento da loja nas condições em que o mesmo se apresenta, ou seja, com danos que não foram provocados por mim, e nesse seguimento favorecer o encerramento do processo de garantia que decorre faz a esta data 21 dias, dos 30 dias determinados pela legislação que regula o sector e transpõe directivas da União Europeia que visa assegurar os direitos do consumidor. 

Findo este prazo irei requerer junto de V. Exas. a resolução do contrato através do reembolso do valor pago pelo equipamento/telemóvel é respetivos acessórios, e se necessário, por forma a fazer valer o meus direitos, irei apresentar queixa junto da entidade reguladora, bem como, recorrer a um centro de arbitragem, e/ou por conseguinte avançar com uma ação em tribunal.
Data de ocorrência: 16 de junho 2022
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.