No dia 24 de Janeiro de 2025 comprei num website de campanha da Samsung Portugal um telefone Galaxy S25 Ultra, aproveitando uma promoção de retomas, que prometia um desconto até 500€ mediante a entrega do meu telefone anterior, um Samsung Galaxy S23 Ultra, em boas condições.
Durante o processo de adesão à campanha, o website da Samsung apresentou vários erros técnicos que dificultaram o preenchimento do formulário. Apesar disso, recebi um e-mail de confirmação da adesão e assumi que o registo estaria correto, incluindo o IMEI do meu equipamento antigo.
Após diversos atrasos no processo de retoma (dois meses pelo menos), enviei finalmente o meu telefone antigo, conforme instruções recebidas, para o parceiro de retomas da Samsung, uma empresa italiana chamada World Business S.r.l.
A 24-04-2025 fui informado pelo parceiro italiano da Samsung que a retoma fora recusada devido ao IMEI introduzido não corresponder ao telefone entregue, exigindo-me ainda 30€ para reaver o meu próprio equipamento. Sublinho que é virtualmente impossível eu ter inserido um número de IMEI que, apesar de válido, era completamente diferente do meu equipamento (no máximo eu poderia ter falhado um ou dois dígitos mas todos os algarismos é impossível). Concluo, portanto, que os erros do website da campanha tenham provocado uma troca indevida do IMEI do meu telefone com o de outro cliente, situação que constitui não só incumprimento contratual como também potencial violação da segurança e integridade dos meus dados pessoais (art.º 32.º RGPD).
Esta demora excessiva e imputável exclusivamente à Samsung e ao seu parceiro italiano impediu-me de exercer o meu direito legal à devolução do telefone novo dentro do prazo de 30 dias.
Atualmente encontro-me sem o desconto prometido, sem possibilidade de devolver o equipamento novo e sem o telefone antigo.
Deixo, assim, um alerta a todos os consumidores que estejam a pensar comprar telefones novos da Samsung mediante retoma dos seus equipamentos antigos. Preparem-se para o pior!
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 24 de abril 2025
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.