Santa Casa da Misericórdia de Fão

Ilidio Ribeiro
Ilidio Ribeiro apresentou a reclamação
29 de dezembro 2019
Assunto: Alegações/explicações Reclamação ao Hospital de Fão 29/12/2019

Por favor ver no final, as alegações/explicações do Hospital de Fão

Porque faço esta reclamação e porque classifico isto como BURLA?
Conforme participação no Livro de reclamações do Hospital de Fão, com data de 02 de Dezembro de 2019 com o Nr. 28 513 352, cuja duplicado tenho em meu poder e onde se pode ler a razão desta reclamação a qual passo mais a baixo a explicar mais em pormenor.
Esta reclamação, deve-se ao facto de nas três vezes, Outubro, Novembro e Dezembro que me dirigi a este hospital a solicitar marcação de data para fazer uma Ecografia ao joelho direito partes moles, a resposta ter sido sempre a mesma, “já não temos vagas. As marcações para este mês estão esgotadas”.
O meu primeiro contacto com o Hospital de Fão, foi a 29 de Outubro do corrente ano. A razão do meu contacto, era a necessidade de fazer uma Ecografia ao joelho direito partes moles. A resposta que me deram a este meu pedido de marcação de data para essa ecografia foi: “Já não temos vagas. As marcações para este mês, estão esgotadas”. Conformado, esperei pelo início de Novembro e no dia 4 e voltei a contactar o mesmo hospital. Para surpresa minha a resposta foi exatamente a mesma, “já não temos vagas. As marcações para este mês estão esgotadas”. -Lembro que o primeiro dia de Novembro, foi Sexta-feira e feriado -. Claro que sempre vi a possibilidade de logo no início de Dezembro ser atendido.
Entrados no mês de dezembro, dia 2, - porque o dia 1 foi feriado -, voltei mais uma vez ao hospital para tentar que me fizessem a marcação desse mesmo exame, a resposta volta a ser exatamente a mesma. “Já não temos vagas. As marcações para este mês estão esgotadas”. Logicamente que no momento considerei esta actitude, uma ofensa à minha inteligência.
Cheguei a pensar, – para que tem este Hospital na sua recepção, alguém que pode ser substituído por um gravador o qual sempre ficaria mais barato a esta Unidade de saúde? -.
Após pedir explicações, porque não compreendia que no início destes meses, Novembro e Dezembro, as marcações já estivessem esgotadas e como as resposta que me deram não fosse muito esclarecedora para além de exageradamente repetitivas, decidi requerer o livro de reclamações.
Ora, após estas três tentativas, creio ser lógico que acabasse por concluir, que este hospital está a induzir os utentes em um logro tentando induzi-lo de que estão a fazer estes exames, mas que a agenda está cheia.
Qual o intuito, não sei exactamente mas posso tentar adivinhar.
Como este Hospital sabe que todas as clinicas que estão capacitadas para executar este exame, descartam logo à partida essa possibilidade quando sabem que o mesmo é pago pelo SNS, decidiram então não “correr” com o utente sempre deixando assim uma “porta aberta” caso o mesmo considere fazer o mesmo particularmente, ou seja, pagando de seu bolso.
Como considero que essa não é a atitude correta, já que este serviço não se destina à manutenção de qualquer uma máquina, mas sim a limitar ao mínimo o sofrimento humano. E porque nem todos temos o bolso cheios de euros para poder dar-se ao luxo de recorrer ao privado para tratar da sua saúde - como é o meu caso, mas podia não ser não invalidando a razão da denúncia por informação enganosa -, decidi utilizar os meios postos à disposição do utente para denunciar esta situação abusiva da parte desta Unidade de saúde.
Após esta minha reclamação, recebo como resposta à mesma, uma carta com as alegações que o Hospital decidiu em seu entender dar à Entidade Reguladora da Saúde.
Logo no primeiro ponto, considero que nessa afirmação de que os médicos ao serviço do Hospital não são trabalhadores do mesmo, ser uma falácia. Os médicos estão a fazer o serviço para o que forem contratados. Nenhum médico está no Hospital sem que lhe tenha sido dada razão de aí estar. Ainda assim, se os médicos não fazem o serviço que o Hospital diz ter, só resta ao Hospital informar as pessoas que a ele recorre para não criar expectativas falsas. Repito, as pessoas são seres humanas não são máquinas que se reparam, ou não reparam. E que se não reparam hoje, talvez num outro dia qualquer o mecânico esteja disponível para o fazer.
As alegações do 2º ponto estão contidas nas alegações do primeiro ponto.
A alegação do terceiro ponto peca por tardia, porque era essa a resposta/explicação que deveria ser dada ao utente quando à partida sabiam que não iam poder cumprir.
A alegação do quarto ponto demonstra mais uma vez que sabiam bem o que estavam a fazer, só que como o problema não era deles, e a eles só interessa faturar, o resto é música.
O Cliente ou utente ou como lhe queira chamar, tem direito a que o respeitem pelo que é e não pelo que tem.
Sem outro assunto de momento, agradeço ser informado do desenrolar deste assunto em concreto.

Atentamente
Data de ocorrência: 29 de dezembro 2019
Boa tarde.
Segue resposta, anexa, igual à enviada pelo correio.
Esta resposta tem um anexo privado