100%
Média das Avaliações
53,3%
Taxa de Retenção de Clientes
50%
Banco Santander Consumer Portugal, S.A.

Santander Consumer - Confusões e juros de mora bizarros quando a falha na cobrança é culpa deles

João Pedro Serra
João Serra apresentou a reclamação
15 de maio 2024
Fiz no final de Abril um contrato com esta empresa via online para um crédito pessoal, até Maio tudo bem, cobraram o seguro no valor de 2 euros diretamente ao meu banco via SEPA. Mas no inicio de Maio recebo um SMS caricato de alguém da "solicit.pt" que indica ser na verdade o departmento juridico do Santander Consumer e a pedir para entrar em contacto com eles o quanto antes.

Liguei ao número indicado e esse sujeito prossegue a informar-me que tenho uma dívida com o Santander Consumer à vários dias e que tem de ser saldada por transferência bancária para evitar problemas maiores. Achei bizarro por não ter recebido qualquer comunicação oficial do SCF sobre isto e algo deste género me ser comunicado por um terceiro através de SMS e já com aparentes juros de mora em cima.

Ligo para o departmento de apoio ao cliente do SCF e ninguém conheçe o email e dão indicação para ignorar, adicionalmente que não foi ainda feita a cobrança desta primeira mensalidade e não há valores em dívida, tudo bem.

Até que no dia seguinte noto que tenho no site oficial do SCF uma nota a indicar também uma dívida. Ligo novamente e repetem que posso ignorar, no mesmo dia liga-me o tal solicitador da Solicit.pt a perguntar se já fiz a TB e porque não foi feita, expliquei a situação mas não pareceu muito convencido.

No dia seguinte noto uma cobrança sem explicação no valor de 18 centimos no meu banco, desta vez envio um e-mail novamente à SCF de forma a ter por escrito a prova do que me foi dito por telefone e agora começa a brincadeira em que fazem de conta que não percebem as perguntas e respondem só com não respostas.

Por exemplo, perguntando ao que se referem os 18 centimos cobrados e se têm ou não registo de tentativas de cobrança desta primeira mensalidade, recebo de volta, passadas 20 horas uma resposta a dizer simplesmente:
"De acordo com o mesmo, vimos desta forma informar que na presente data ainda não temos a confirmação do Banco de Vossa Exa. se a primeira mensalidade foi debitada com sucesso ou não.""

O que não responde de todo à pergunta que lhes foi colocada, que não foi se têm confirmação do débito mas sim se já fizeram sequer a cobrança, pois por telefone deram-me a indicação de que não. No meio desta brincadeira vão amontoando juros de mora de uma dívida sobre a qual não tenho qualquer culpa, que me foi notificada já tarde e através de terceiros que podem muito bem ser burlões e com mensagens contraditórias entre os canais de contacto deles.

Acho portanto que esta empresa é extremamente irresponsável e é um perigo enorme ter qualquer tipo de contrato com eles.
Data de ocorrência: 5 de maio 2024
Estimado Cliente,

Vimos pelo presente confirmar a receção da V/a. comunicação.
Queremos melhorar a sua experiência, pelo que estamos empenhados em tratar com rigor e celeridade a exposição que nos remeteu. A mesma será devidamente encaminhada para que tão breve quanto possível seja promovido contacto com V.Exa..

16 de maio 2024
Ok, assim que tiver novidades atualizarei aqui a situação. Peço, contudo, que o contacto seja por escrito, pois por telefone, onde o cliente não tem provas do que foi falado, já percebi que a conversa tende a ser outra.

Assim sendo, uma chamada não será suficiente para encerrar a reclamação, pois não me fornece garantia nenhuma.
16 de maio 2024
Fui contactado, entretanto, por e-mail e informado que o débito foi feito no dia 13-05-2024 e de facto hoje já surge na minha conta bancária. Logo estou mais descansado, infeliz ter chegado ao ponto de ter de fazer reclamação até a situação ter sido tratada com mais seriedade.

Ainda gostaria de tentar apurar, contudo com a marca, se o solicitador da "solicit.pt" trabalha de facto para eles, ou se houve alguma tentativa de burla como suspeitava ao início.
Se de facto trabalha com a marca, então a marca terá de investigar internamente como é que foi acionado um processo com solicitador no dia 5 de Maio quando a cobrança só foi acionada no dia 13 de Maio.
14 de junho 2024
Noto que a situação foi de facto resolvida através do apoio ao cliente da empresa, mas demorou imenso e teve de ser escalado bastante até receber atenção. Tratou-se de facto de um erro deles que nunca foi explicado, mas presumo que provém da desorganização geral que mencionei na avaliação da marca.

O solicitador vinha de facto da parte deles, portanto, só foi acionado por engano devido a confusões internas deles quanto às datas de cobrança
João Pedro Serra
João Serra avaliou a marca
14 de junho 2024

Muito lentos na resposta, a plataforma online deles não atualiza a bom tempo e, portanto os clientes não têm visibilidade do estado real do seu crédito durante várias semanas. Não dão indicação por e-mail de pagamentos recebidos e como a plataforma online não atualiza, o cliente tem de ligar para a linha deles para confirmar se os pagamentos foram ou não recebidos. Geralmente a linha telefónica deles dá alguma resposta e impede uma classificação inferior, mas é uma empresa que não dá confiança absolutamente nenhuma e geralmente parece uma empresa super desorganizada, o que para uma instituição financeira é gravíssimo

Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.