Crédito Pessoal e ao Consumo
3 Cofidis 84.8
Santander Consumer70.2
Banco Santander Consumer Portugal, S.A.

Santander Consumer - Pedido de prescrição de dívida - cartão mundo 1/2/3

Cátia Dias apresentou a reclamação
8 de outubro 2022
Tinha uma divida divida que contrai 27 de Junho de 2017, em que depois sou surpreendido com uma carta da empresa LX Investment Partners III, em que informa que a divida já prescrita foi comprada e que o valor a pagar são 1.451.84€.
Automaticamente fiz queixa no portal do Banco Portugal (conforme anexos) e enviei a dia 15/09 para o Banco Santander Totta, em que foi recebida pelos mesmos a 15/09/22, o pedido de prescrição da divida conforme texto integral abaixo:
"Venho por este meio informar que referente ao cartão acima referenciado, que o valor que em divida de 750€, o mesmo já prescreveu a sua validade de cinco anos, visto que a data do crédito é de dia 27 de Junho de 2017.
Mais informo que fui notificado a data de hoje, dia 12 de Setembro de 2022, por uma empresa LX Investment Partners III, em que informa que a divida já prescrita foi comprada e que o valor são 1.451.84€.
Como tal, esses valores encontram-se prescritos, em conformidade com o disposto no art.ª 300, do referente código civil.
Aguardo resposta por escrito e anulação dos valores prescritos, no prazo máximo de 8 dias".
Ao qual não obtive resposta por escrito conforme deveria ter sido, pelo menos até ao momento.
Mais informo que nunca fui contactado acerca da divida em questão, por parte do banco.
E muito menos desconhecia que venderam a divida a outra entidade com sede em Bruxelas.
Data de ocorrência: 8 de outubro 2022
10 de outubro 2022
Cara Catia Dias,

Acusamos a receção da V/a comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Após analise detalhada da exposição foi possível concluir que V.Exa. não é nosso cliente levando-nos a deduzir que terá havido um lapso na seleção da entidade reclamada.

Neste contexto, agradecemos que verifique a entidade a quem pretende dirigir a reclamação e encaminhe a mesma para a entidade correta.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Provedoria do Cliente
12 de outubro 2022
Sendo Santander Totta a qual entidade devo reclamar então?
Cara Catia Dias,

Esclarecemos que as entidades Santander Consumer Finance e o Banco Santander, S.A., são distintas e juridicamente independentes apesar de ambas pertencerem ao Grupo Financeiro Santander, pelo que muito agradecemos que encaminhe a presente exposição para aquela instituição.

Com os nossos melhores cumprimentos,
12 de outubro 2022
Vou encaminhar para área responsável