Santogal S.G.P.S.

Mercauto - Revisão

Joao Carlos E. L. Martins
Joao Martins apresentou a reclamação
14 de setembro 2019

A minha viatura mercedes benz c 250 cdi, com a matrícula (...), viu, durante o período de garantia, os injetores substituídos, na 1ª revisão, salvo erro, e depois a própria centralina.
No 4º ano posterior à compra, mas tendo apenas cerca de 32.000 km, em nova revisão - passados cerca de 9.000 km sobre a anterior - veio a Mercauto/sete rios, em 29-09-2015, avisar-me que me será debitada a reparação (????) de uma fuga na ligação dos injetores ao motor.
Na sequência de reclamação da minha parte, aquela empresa reconsiderou, acabando por não me debitar a aludida reclamação.
Em nova revisão, a 10-09-2019, e contando a viatura apenas cerca de 57.600 km, contacta-me a Mercauto para me referir que a viatura apresentava fugas do líquido de refrigeração e do óleo do motor... ...propondo-me uma reparação abrangendo a a substituição da bomba de água, do termostato, do bocal de entrada, do corpo do filtro de óleo, e substituição dos apoios do motor e da caixa de velocidades, que estariam "contaminados" pelas aludidas fugas.
Tudo importando em € 1.906,32, a que acresceria o custo da substituição das pastilhas dos travões e das operações de rotina, estas últimas orçando em mais de € 630,00.
Do que tudo resultaria um custo de revisão, aos 57.600 km - praticamente todos feitos em auto-estrada - de uma viatura dita "premium" e de uma marca que se publicita invocando a sua fiabilidade e robustez, de não menos que €2.900,00 (considerando os preços praticados na Mercauto para a substituição de pastilhas de travões).
Não autorizei pois as reparações relacionadas com as alegadas perdas de líquidos, nem também - por "prevenção" - com as pastilhas dos travões.
Tendo procedido ao pagamento das operações de rotina e levantado a viatura...
...que seguidamente levei a uma oficina da Europcar, onde se procedeu à substituição das pastilhas e discos dianteiros, e onde, vistoriada aquela, me foi garantido não apresentar a mesma qualquer fuga de líquidos...estando "sequinha"...
Aliás, ponto importante, a viatura não sinalizou quaisquer perdas de líquido de refrigeração ou de óleo, e permanecendo a mesma sempre recolhida em garagem própria, às vezes durante toda uma semana útil, NUNCA se viu no chão uma pinga que fosse de líquido derramado.

Data de ocorrência: 14 de setembro 2019
16 de setembro 2019
Bom Dia,

Obrigada

16 de setembro 2019
Resposta a quê? Não me foi transmitida qualquer reação da Mercauto à solução por mim propugnada!
E já agora, tendo hoje levado viatura à chamada inspeção periódica, nenhuma "fuga", e muito menos justificadora de "reparação" nos termos e montante propostos pela Mercauto, foi detetada, mesmo depois de instado o funcionário respetivo a propósito.
17 de setembro 2019
Bom Dia,

Acusamos a reclamação apresentada por v.Exa, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente à substituição dos injectores e reparação do injector do 2º cilindro, já prestámos os devidos esclarecimentos na nossa correspondência datada de 07/10/2015.
No que concerne à nova situação reportada, cumpre-nos prestar os seguintes esclarecimentos.
A viatura em questão deu entrada nas nossas instalações no dia 10/09/2019, com 58.187 kms, sob a ordem de reparação nº 301910053, para efectuar o serviço de manutenção.
No decorrer dos trabalhos realizados foram constatadas as seguintes situações:
1 - Vestígios de fuga de água pela bomba de água, pelo termóstato e pelo corpo de filtro de gasóleo;
2 - fuga de óleo pelo corpo do filtro de óleo que acabou por contaminar os apoios de motor e caixa de velocidades;
3 - pastilhas e discos de travão no limite de segurança.
Gostaríamos de esclarecer que a Mercauto é um oficina autorizada da Mercedes-Benz e, como tal, cumpre com os procedimentos instituídos pela marca. É nosso dever profissional detectar anomalias e situações não conforme e alertar o seu proprietário, cabendo apenas a este a decisão de debelá-las. Desta forma, a Mercauto previne futuras imobilizações da viatura em estrada e evita transtornos de maior. Na afirmação lançada por V.Exa, sugerimos a visita da viatura para comprovar a situação detectada, para que não restassem dúvidas que os componentes mencionados apresentam vestígios de fuga de água e de óleo e não estão "sequinhos", conforme missiva de V.Exa. .
Mais informamos que estas viaturas estão equipadas com resguardos inferiores que acabam por reter alguns líquidos proveniente de uma fuga, o que significa que o facto de não ter líquido no chão da sua garagem seja indicador de não haver fuga.
Sem outro assunto de momento, cumprimentos
18 de setembro 2019
Fica tudo dito quanto à qualidade dos veículos Mercedes e dos seus componentes, bem como quanto à forma como a concessionária Mercauto encara a manutenção da imagem de fiabilidade e robustez que pretende passar.
Qualquer Hyunday ou Fiat apresentaria, aos 57.000 km, melhor resiliência.
E, repete-se, os alarmes da viatura não sinalizaram qualquer fuga de óleo...nem de líquido de refrigeração.
12 de dezembro 2020
A Mercauto nunca avançou qualquer efetiva proposta de resolução.
Assim, dou o assunto por encerrado, ficando a Mercauto com a imagem de marca correspondente...
Joao Carlos E. L. Martins
Joao Martins avaliou a marca
4 de fevereiro 2022

Deixei de recorrer aos serviços da marca, penso que isto diz tudo.