Santogal S.G.P.S.

2710-089 Sintra

marketing@santogal.pt

Santogal - Abertura conta cliente e encomendas

AutoViraLata apresentou a reclamação

Em seguimento de um pedido de orçamento fui contactada pelo dep. comercial desta entidade na pessoa do sr. (*).
Expliquei que tinha uma encomenda com alguma urgência para colocar e que a nossa empresa estava a fazer as consultas ao mercado no sentido de agilizar a mesma. Expliquei também que os nossos critérios de selecção de fornecedores passavam pelas propostas economicamente mais competitivas mas também no critério de condições de pagamento a 30 dias.
Desta forma foi-me enviada a documentação para preenchimento de abertura de conta com os critérios informados.
A documentação foi enviada para aceitação da Santogal.
Surpreendentemente informaram-me apenas à posteriori e quando questionei se a situação já estava activa pois necessitava de avançar com a encomenda, que a autorização de abertura de conta cliente poderia levar cerca de 15 dias a estar activa.
No ntanto, e dada a urgência do assunto, avancei com a Ordem de Compra. Na mesma estão constantes todos os dados da empresa.
Voltei a referir que necessitava que me garantissem o prazo de entrega até 14/08.
A encomenda foi colocada e mais uma vez ocorreram surpresas - informam que para avançarem com a encomenda teria de pagar 30% da mesma.
Mais uma vez dada a urgência e perante o compromisso que tinha com o meu cliente fiz o pagamento.
Recebo surpreendentemente nova informação - dois dos items incluidos já não seria possivel entregar na data (pedi o cancelamento e o mesmo foi feito).
Ao dia 14/08 sou informada de que a encomenda se encontra disponivel para entrega nas instalações do fornecedor.
Informei que iria fazer a trasnferência bancária para que a entrega fosse efectuada, uma vez que a situação da conta se encontrava ainda pendente.
Mais uma vez nova surpresa - não podia fazer o pagamento por transferência pois a entrega, desta forma só poderia ser feita com a confirmação em conta do fornecedor.
Soluções apresentadas pela Santogal - Pag. dinheiro ou cheque - Ridiculo!
Perguntei se não poderia fazer o pagamento por MB e tal alternativa não existe.
A entrega foi então agilizada contra reembolso, por cheque bancário.
Lamentávelmente, porque existe uma falta de brio profissional a todos os níveis, a entrega foi pedida para a morada de facturação. Não teria havido qualquer feedback se não tivesse contactado por volta das 17h a informar que ainda não tinha recebido qualquer entrega!
O comercial sr. (*) comprometeu-se a fazer todos os esforços para que a mesma fosse entregue ainda no decorrer do dia 14/08, o que não aconteceu!
Embora tenha pedido feedback o mesmo não me foi dado.

Neste momento e em virtude de não conseguir cumprir com o prazo de entrega ao meu cliente irei incorrer em custos não mensuráveis que advêm de uma situação como esta e que como V/ Exas devem calcular não desejamos para a nossa organização em que prezamos o bom serviço e palavra ao cliente.

Agradecemos por parte de V. Exas feedback sobre este assunto que consideramos de grande gravidade.

Melhores Cumprimentos
Sandra Madeira

19 Ago2019
Santogal adicionou uma resposta

Bom Dia,

Informamos que tomámos conhecimento da exposição e vamos dar seguimento à mesma junto do concessionário, sendo o processo tratado directamente com o cliente através dos canais internos da empresa.

Obrigada

19 Ago2019
Santogal adicionou uma resposta

Cara D. Sandra Madeira, obrigado pela sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.
Queremos começar por apresentar as nossas desculpas pelo transtorno causado no entanto, gostaríamos de esclarecer algumas das questões mencionadas.
- O procedimento do Grupo Santogal para a aceitação de encomendas de clientes sem crédito, obriga a um adiantamento por parte do cliente, na altura da encomenda sendo o restante valor cobrado aquando da entrega. Neste momento a empresa que assegura o serviço de entregas não disponibiliza o pagamento através de multibanco. Estamos a fazer todos os esforços para que isso possa ocorrer no curto prazo.
- O processo de avaliação dos pedidos de crédito dos clientes é efectuado pelo Departamento Central de Controle de Crédito do Grupo Santogal e não sendo usual que um processo demore mais de 72h, é possível que se possa prolongar por vários dias, como foi o vosso caso.
Aproveitamos a ocasião para informar que hoje mesmo recebemos a confirmação da conclusão do vosso processo, tendo sido atribuído um plafond de 1.500€ com pagamento a 30 dias da data da factura.
- A mercadoria estava disponível na data indicada e saiu para distribuição nessa tarde. O erro foi o de termos considerado a morada da sede e não termos verificado na Ordem de Compra que a oficina tinha uma outra morada. Esta situação foi já corrigida no nosso DMS. Pelo facto apresentamos as nossas desculpas.
Nos próximos fornecimentos teremos em conta o custo que este erro vos causou e e certamente que encontraremos uma forma de o minimizar.

Esperamos continuar a ter o vossa preferência para que possamos mostrar que esta foi uma situação pontual que não traduz de forma alguma a nossa forma de trabalhar que é reconhecida pelos muitos clientes que nos dão o privilégio da sua confiança.

Obrigada