Santogal S.G.P.S.

Santogal - Abertura conta cliente e encomendas

AutoViraLata
AutoViraLata apresentou a reclamação
14 de agosto 2019

Em seguimento de um pedido de orçamento fui contactada pelo dep. comercial desta entidade na pessoa do sr. (*).
Expliquei que tinha uma encomenda com alguma urgência para colocar e que a nossa empresa estava a fazer as consultas ao mercado no sentido de agilizar a mesma. Expliquei também que os nossos critérios de selecção de fornecedores passavam pelas propostas economicamente mais competitivas mas também no critério de condições de pagamento a 30 dias.
Desta forma foi-me enviada a documentação para preenchimento de abertura de conta com os critérios informados.
A documentação foi enviada para aceitação da Santogal.
Surpreendentemente informaram-me apenas à posteriori e quando questionei se a situação já estava activa pois necessitava de avançar com a encomenda, que a autorização de abertura de conta cliente poderia levar cerca de 15 dias a estar activa.
No ntanto, e dada a urgência do assunto, avancei com a Ordem de Compra. Na mesma estão constantes todos os dados da empresa.
Voltei a referir que necessitava que me garantissem o prazo de entrega até 14/08.
A encomenda foi colocada e mais uma vez ocorreram surpresas - informam que para avançarem com a encomenda teria de pagar 30% da mesma.
Mais uma vez dada a urgência e perante o compromisso que tinha com o meu cliente fiz o pagamento.
Recebo surpreendentemente nova informação - dois dos items incluidos já não seria possivel entregar na data (pedi o cancelamento e o mesmo foi feito).
Ao dia 14/08 sou informada de que a encomenda se encontra disponivel para entrega nas instalações do fornecedor.
Informei que iria fazer a trasnferência bancária para que a entrega fosse efectuada, uma vez que a situação da conta se encontrava ainda pendente.
Mais uma vez nova surpresa - não podia fazer o pagamento por transferência pois a entrega, desta forma só poderia ser feita com a confirmação em conta do fornecedor.
Soluções apresentadas pela Santogal - Pag. dinheiro ou cheque - Ridiculo!
Perguntei se não poderia fazer o pagamento por MB e tal alternativa não existe.
A entrega foi então agilizada contra reembolso, por cheque bancário.
Lamentávelmente, porque existe uma falta de brio profissional a todos os níveis, a entrega foi pedida para a morada de facturação. Não teria havido qualquer feedback se não tivesse contactado por volta das 17h a informar que ainda não tinha recebido qualquer entrega!
O comercial sr. (*) comprometeu-se a fazer todos os esforços para que a mesma fosse entregue ainda no decorrer do dia 14/08, o que não aconteceu!
Embora tenha pedido feedback o mesmo não me foi dado.

Neste momento e em virtude de não conseguir cumprir com o prazo de entrega ao meu cliente irei incorrer em custos não mensuráveis que advêm de uma situação como esta e que como V/ Exas devem calcular não desejamos para a nossa organização em que prezamos o bom serviço e palavra ao cliente.

Agradecemos por parte de V. Exas feedback sobre este assunto que consideramos de grande gravidade.

Melhores Cumprimentos
Sandra Madeira

Data de ocorrência: 14 de agosto 2019
19 de agosto 2019
Bom Dia,

Obrigada

19 de agosto 2019
Cara D. Sandra Madeira, obrigado pela sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.
Queremos começar por apresentar as nossas desculpas pelo transtorno causado no entanto, gostaríamos de esclarecer algumas das questões mencionadas.
- O procedimento do Grupo Santogal para a aceitação de encomendas de clientes sem crédito, obriga a um adiantamento por parte do cliente, na altura da encomenda sendo o restante valor cobrado aquando da entrega. Neste momento a empresa que assegura o serviço de entregas não disponibiliza o pagamento através de multibanco. Estamos a fazer todos os esforços para que isso possa ocorrer no curto prazo.
- O processo de avaliação dos pedidos de crédito dos clientes é efectuado pelo Departamento Central de Controle de Crédito do Grupo Santogal e não sendo usual que um processo demore mais de 72h, é possível que se possa prolongar por vários dias, como foi o vosso caso.
Aproveitamos a ocasião para informar que hoje mesmo recebemos a confirmação da conclusão do vosso processo, tendo sido atribuído um plafond de 1.500€ com pagamento a 30 dias da data da factura.
- A mercadoria estava disponível na data indicada e saiu para distribuição nessa tarde. O erro foi o de termos considerado a morada da sede e não termos verificado na Ordem de Compra que a oficina tinha uma outra morada. Esta situação foi já corrigida no nosso DMS. Pelo facto apresentamos as nossas desculpas.
Nos próximos fornecimentos teremos em conta o custo que este erro vos causou e e certamente que encontraremos uma forma de o minimizar.

Esperamos continuar a ter o vossa preferência para que possamos mostrar que esta foi uma situação pontual que não traduz de forma alguma a nossa forma de trabalhar que é reconhecida pelos muitos clientes que nos dão o privilégio da sua confiança.

Obrigada