Santogal S.G.P.S.

José Fernandes
José Fernandes apresentou a reclamação
11 de maio 2017

Exmos Srs
desde há vários anos que sou cliente do Grupo Santogal, sendo esta uma empresa a que recorro sempre que pretendo adquirir ou trocar de carro, quer estes sejam registados em meu nome ou em nome da minha esposa nunca tendo ocorrido nenhuma situação que nos levasse a expressar descontentamento com os serviços/atendimento/postura da V/ Empresa e/ou de algum V/ colaborador.
A última aquisição de viatura que fiz, ocorreu no passado dia 30/03/2017, no Parque do Cacém, Seat Leon ST 1.6 TDI, tendo sido atendido pelo V/ colaborador, Sr. Tiago Paixão, que, devo referir, em todo o processo, sempre mostrou disponibilidade, correção e empenho. No momento da entrega referi ao Sr. Tiago que não pretendia que a viatura tivesse os tapetes "Santogal", porque os mesmos não apresentam qualidade e não são ajustados àquela viatura, pois não tem os encaixes de fixação e deslizam para a frente, referindo também que me encontrava na posse de 3 conjuntos de tapetes "Santogal", decorrentes de 3 anteriores compras de viaturas na V/ empresa, tendo os mesmos sido substituídos, ou por originais da Peugeot, ou por tapetes "Santogal" com a fixação.
No dia 31/03/2017, informei o Sr. Tiago que, para além da troca dos tapetes e da entrega da 2ª chave e Manual que não foram entregues no dia anterior, também me faltavam os mapas de navegação. Nesse mesmo dia no período da tarde desloquei-me ao Parque do Cacém e mais uma vez o Sr. Tiago correspondeu ao que são as pretensões de todo o cliente, ser bem atendido, tendo procedido à entrega do que estava em falta, exceto os tapetes. Referiu que o responsável do Parque do Cacém não tinha autorizado a sua substituição.
Como entendi que a minha pretensão era legitima, cheguei à fala com o Sr. Ricardo Palma, responsável do Parque do Cacém, tendo exposto a questão dos tapetes, referindo-lhe que tinha optado pela Nacionalcar em detrimento do Entreposto (onde tinha encontrado uma viatura igual, com menos kms e com valor inferior, como é do conhecimento do Sr.Tiago), porque me sentia confiante e satisfeito com a marca Nacionalcar/Santogal.
Acontece que toda a excelência de atendimento que eu identificava no Grupo Santogal ficou abalada com a postura deste senhor, intransigente, deselegante e desadequado, que acredito não ter entendido a minha reclamação. Mencionei que o valor do conjunto dos tapetes era simbólica (cerca de 50€) face ao valor da aquisição, o que levou este senhor a referir-se inclusivamente ao facto de não ser remunerado diariamente nesse valor. Ora eu não estava ali como representante do sindicato, nem do Departamento de Recursos Humanos da Santogal, para ouvir reclamações de trabalhadores, mas sim como cliente que merece ser atendido, dispensando atos de prepotência de alguém, como foi o caso.
Sugeri que pudesse ser equacionada a possibilidade de verificarem se a viatura, antes de ser recondicionada estava equipada com tapetes de origem em razoável estado de conservação, estando eu na firme disposição de os aceitar em substituição dos novos, tendo obtido como resposta que: "estes são os tapetes com que equipamos todos os carros."
Posto isto restou-me desejar um resto de boa-tarde ao responsável do Parque do Cacém, até porque para ele o assunto estava encerrado, visto estar a realizar outras diligências que nada tinham a ver comigo.
Acresce referir que para a 1ª viatura que pretendi adquirir Seat Leon ST 1.6 TDI, 73-QC-71 cinzento, não foi possível fazerem-me uma proposta de venda com o valor que encontrei, como já referi no Entreposto (18 490€), tendo-me sido sugerida a que acabei por adquirir, preta. Passadas 2 semanas, constatei que na V/ Campanha Feira Digital, a referida viatura encontra-se à venda pelo valor que eu apresentei de uma empresa concorrente e que me foi referido que o valor de 18 900€ com que a mesma estava marcada, era inegociável.
Perante esta situação, como cliente várias hipóteses eu levanto...
- Qual o motivo de promover, acompanhando o valor da concorrência para a carrinha preta e não para a cinzenta que o cliente pretendia?
- Haverá algum problema com a Seat Leon ST 1.6 TDI, 59-QD-71?
-...

Na expetativa de resposta às questões colocadas

Sem outro assunto de momento

Data de ocorrência: 11 de maio 2017
Santogal
12 de maio 2017

Informamos que tomámos conhecimento da exposição e vamos dar seguimento à mesma junto do concessionário, sendo o processo tratado directamente com o cliente através dos canais internos da Santogal.

Obrigado

Equipa Santogal
José Fernandes
24 de maio 2017
Desde o dia 12/05/2017 e até à presente data, ainda não fui contatado por ninguém...ou seja, o estado "OBTEVE RESPOSTA", é uma habilidade.
Continuo a aguardar...
Santogal
7 de julho 2017

Fomos informados que esta situação já se encontra resolvida com o cliente.

Obrigado