Santogal S.G.P.S.
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Cobrança abusiva de horas de oficina

Joao Mota apresentou a reclamação
30 de outubro 2017

No dia 25-10-2017 no serviço de substituição de pastilhas de travão na oficina da Santogal F (Alcabideche),
o carro foi deixado conforme marcação na oficina às 9h20 e foi solicitada que a intervenção ocorresse da parte da manha. Às 12h20 fui levantar o carro que já estava pronto. Foi paga a factura/recibo às 12h39.
Face a estes factos, o carro teve o intervenção de 2h50, ou seja ao valor hora da oficina (48,78+IVA) dá um total de mão de obra de 121,95€ + IVA.
Reparei que na factura somando os parciais (inflacionados) o total em mão de obra é 280,49€ + IVA, ou seja uma intervenção de aproximadamente 5h45, ou seja praticamente o dobro do tempo que o carro efectivamente esteve na oficina. Se levantasse o carro ao final do dia, não tinha perceção do tempo realmente ocorrido, mas como levantei após a intervenção deu para comprovar que infeccionaram o tempo para o dobro.... Perderam + um cliente ... Estejam atentos a esta oficina pois já deu para entender que é pratica habitual este tipo de roubo.

Data de ocorrência: 30 de outubro 2017
Bom dia

Obrigada
4 de dezembro 2017

Fomos informados que a situação já se encontra concluída.

Obrigada
4 de dezembro 2017
Após contacto do concessionário, foi-me confirmado telefonicamente que estão a enganar os clientes.. No balcão de recepção tem afixado valor de hora de oficina em 60€/h, mas não diz que é por funcionário alocado, ou seja se estiverem 3 pessoas de volta do carro o valor a cobrar será de 180€/h !!!... Um roubo !!!
Disseram que são as normas internas e que é o habitual ....
5 de dezembro 2017
Exmo. Senhor,
entendemos a sua percepção, mas vimos esclarecer que não é principio da Santogal "roubar" os seus clientes. A Marca Volvo lançou um programa - One hour stop - aplicado em toda a sua rede de concessionário da marca que tem por objetivo o cliente esperar o menos possivel pela reparação da sua viatura, nesse sentido uma reparação que pode demorar por exemplo 4h deverá segundo recomendação da marca ser feita em 2h implicando para isso a alocação de mais colaboradores à reparação da viatura. Esta foi a situação ocorrida com a sua viatura. Na verdade o valor a cobrar seria sempre aquele que lhe foi faturado a diferença teria sido que não lhe teriam entregue a viatura ao final da manhã como sucedeu.
Admitimos e por isso apresentamos as nossas desculpas por eventualmente esta situação não lhe ter sido devidamente explicada.

Cumprimentos

Dora do Rosário
5 de dezembro 2017
Agradeço esta explicação por escrito que seguirá para os meios de comunicação para divulgação, pois continuam a enganar os clientes com a fixação na receção do valor hora da oficina. Este programa "One hour Shop" não é divulgado aos clientes e os valores podem desta forma subir exponencialmente se forem alocados 3 ou 4 pessoas ao veiculo... sem possibilidade de contestação do cliente da nao aceitação do valor da reparação ou manutenção. Esta minha indignação pelo "roubo" seguirá também para a Volvo Suécia.
Joao Mota avaliou a marca
25 de março 2023

Evitem. Vão ser roubados

Ver perfil de
30 de outubro 2017

A minha filha teve um acidente e pagou de reparaçao numa oficina normal 1800 euros.
Se fosse ao representante (Santogal) iria ficar em 4 mil e tal.
Tá tudo dito!