Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
97,6%
Taxa de Solução
54,3%
Média das Avaliações
54,6%
Taxa de Retenção de Clientes
51,9%
Santogal S.G.P.S.
  • 210430583
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Quinta do Lavi, Limites da Abrunheira, São Pedro de Penaferrim
    2710-089 Sintra
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Conduta ética aquando de reparação de veículo (híbrido)

Resolvida
Rui Martins
Rui Martins apresentou a reclamação
26 de setembro 2019
As baterias IMA dos Honda Civic IMA 1.3 foram concebidas para duraram cerca de 7 anos embora exista uma certa percentagem destes veículos onde resistem bastante menos. São baterias e híbridos de 1ª geração e logo ainda menos fiáveis que os mais recentes.

A Santogal vende baterias IMA a cerca de 3000 euros mais IVA

A empresa não avisa os seus clientes para que a principal causa de falha destas baterias é o "undercharging" e a condução urbana de stop-and-go assim como o tempo quente.

Também não são dados avisos, nem oralmente, nem por escrito de que estas baterias devem estar sempre entre 50/60% e a 100% de carga pelo menos uma vez por mês e que se o carro ficar parado por mais de um mês a bateria pode nunca mais carregar.

Não é nítido (não é dada essa informação ao cliente) se neste veículos a Santogal instala o update de software 09-058 e o 10-034 que reprograma o controlador da bateria, o PGM-FI e o CTV que reduz o stress sobre a bateria (nos EUA a Honda contactou os clientes para que fosse instalado).

Segundo especialistas, só vale a pena substituir as baterias de um híbrido se este tiver entre 8 a 10 anos, sendo que após a primeira venda do veículo original a bateria custa cerca de metade do valor total de revenda do carro por isso nunca pode ser economicamente compensador a um cliente comprar uma segunda bateria IMA (sendo a primeira a original) e ainda menos (é, aliás, uma opção ruinosa) comprar uma segunda (terceira: se contarmos com a original) bateria, já que a própria Santogal valoriza, hoje, um Honda Civic IMA 1.3 híbrido, sem bateria IMA, por... 400 euros (no mercado de usados é possível encontrar carros destes entre os 5000 e os 6000 euros).

Comparando os preços de baterias IMA em sites especializados na China e nos EUA é possível estimar que o custo de uma bateria IMA deste tipo deva ficar em torno dos 1800 euros, isto significa que a margem da Santogal, sem IVA deve rondar os 1000 euros por cada bateria vendida. Esta margem de lucro explica a má conduta comercial da Honda ao nos ter proposto, há 3 anos a venda da primeira bateria por mais de 3500 (que aceitámos por confiar na empresa) e, agora, em agosto de 2019, a venda de uma segunda pelo mesmo valor. Ao ser pedida a valorização do veículo a Santogal ofereceu 400 euros pelo mesmo carro onde estava a tentar vender uma bateria de 3500 euros! Na sanha de conquistar uma elevada comissão à custa de uma muito generosa margem de lucro a Santogal optou por quebrar a ligação de confiança que tinha, já, várias décadas e que deu a ganhar à Santogal muitos milhares de euros de lucros e que nunca mais será a mesma. Ganharam a comissão: perderam a confiança do cliente.

Por outro lado, no vosso site de Usados há veículos que durante vários dias aparecem com a marca de água "vendido":
Se já estão vendidos porque continuam no site? É uma técnica comercial de pouca robustez moral e que utiliza algumas técnicas (reprováveis) de clickbaith
Data de ocorrência: 26 de setembro 2019
Santogal
2 de outubro 2019
Boa Tarde,

Informamos que tomámos conhecimento da exposição e vamos dar seguimento à mesma junto do concessionário, sendo o processo tratado directamente com o cliente através dos canais internos da empresa.

Obrigada

Santogal
Rui Martins
2 de outubro 2019
aguardo então
este mesmo texto enviado antes (muito antes) desta entrada no Portal não teve - até hoje - qualquer resposta por parte da Santogal.
Santogal
8 de outubro 2019
Boa Tarde Exmo. Sr. Rui Martins.

Fazemos referência ao email que nos foi remetido por v. Exª. através do Portal da Queixa.

Face à exposição apresentada por V. Exª, informamos que a referida viatura deu entrada nas nossas instalações no passado dia 20/08 e com 109.636 kms para verificar a causa de custar a pegar e acender luz do motor e luz da bateria IMA.

No decorrer do diagnóstico, foi constatado pelos técnicos a necessidade de substituição da bateria IMA bem como a bateria de 12v, provocando o acendimento da luz IMA no painel de bordo.

O orçamento apresentado é referente à substituição de ambas as baterias. Os valores de PVP apresentados são atribuídos pela Honda.

Mais informamos que a Honda não possui qualquer tipo de actualização de software para a viatura em questão.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos melhores cumprimentos
Santogal
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
2 de outubro 2019

aguardo então
este mesmo texto enviado antes (muito antes) desta entrada no Portal não teve - até hoje - qualquer resposta por parte da Santogal.