Santogal S.G.P.S.

Santogal - Diagnóstico

Rui Cruz apresentou a reclamação
3 de setembro 2019
Santogal da Abrunbeira
Entreguei lá o meu carro com ruído na frente do motor três dias depois entregaram-me o carro sem saberem o motivo do ruído, e com mais uma avaria, o ar condicionado avariado, foi trocado o filtro do combustivel a meu pedido, custo total da intervenção 399,98 euros.
Data de ocorrência: 3 de setembro 2019
4 de setembro 2019
bom dia, acusamos a receção do acima exposto. Vamos entrar em contacto com o concessionário para análise da situação. Responderemos o mais breve possível.
5 de setembro 2019

Informamos que irá receber no seu email, por parte do concessionário uma resposta ao exposto e que passamos a transcrever:

"Em 17 de Julho 2019 foi aberta a seguinte O.R nos nossos serviços, à viatura de V Exa. (matrícula 2007). Informou-nos na altura V.Exa. que tinha adquirido recentemente a viatura, pelo que desconhecia o histórico da mesma.
1- Verificar ruído na frente do motor
2- Verificar vibração junto ao selector das mudanças
Quando colocámos a viatura no elevador verificamos algumas peças novas como (carter, compressor, ...). Num primeiro teste de estrada, verificámos barulhos no eixo dianteiro e aconselhamos amortecedores + topos amortecedor.
De resto relativamente ao ruído do motor foram efectuadas as seguintes verificações consoante acordado:
- 1) Desmontar tampa de válvulas e verificar componentes do seu interior
- 2) Desmontar tampa da distribuição para verificar tensores e correia distribuiçao e bomba de água
- 3) Foi também verificado tensores e correia de acessórios

Nada de anormal foi verificado, pelo que sugerimos avançar para a verificação da corrente de distribuição interior de motor para verificação da possível causa do ruído, operação esta não autorizada por V.Exa. Relembramos que V.Exa. se deslocou à viatura com o nosso Assessor de Serviço durante as verificações e tudo foi explicado ao pormenor.
Procedemos à substituição do filtro de combustível por instrução de V.Exa.
Relativamente à sua questão do Ar Condicionado não trabalhar, informamos que nada foi intervencionado nesse sistema, nem o mesmo foi por nós verificado por não ter sido solicitado. No entanto conforme mencionado, viatura evidenciava ter um compressor novo montado.
Perante o exposto, como com certeza compreenderá não podemos assumir qualquer responsabilidade perante a queixa de V. Exa.
Estamos naturalmente disponíveis para verificar o A/C, bastará para tal fazer um agendamento nos nossos serviços."

Perante o exposto vamos dar a sua reclamação como fechada neste portal e caso pretenda poderá entrar em contacto com os nossos serviços.
5 de setembro 2019
Boa noite

Face á vossa resposta, a origem do ruído seria resolvida indo desmontando o motor até descubrirem alguma coisa que justifica-se o ruído, no decorrer dessas desmontagens até se poderia avariar mais alguma coisa, mas como eu não solicitei que verificassem, logo tambem não iriam assumir a responsabilidade, e assim o cliente continuaria a pagar até que todas as avarias fossem reparadas, maneira hábil de faturar.
No que diz respeito aos barulhos no eixo dianteiro já sei qual a sua origem, nada teem a ver com amortecedores ou topos de amortecedores, com os erros os vossos mecanicos aprenderão a identificar os barulhos e os ruídos antes de começar a desmontar os carros dos clientes, e a facturar horas de mão de obra sem necessidade.

Podem dar a reclamação como fechada, e tambem excluir a minha fixa de cliente

Obrigado
6 de setembro 2019

Lamentando não conseguir ir ao encontro do por si solicitado, cumpre-nos esclarecer que efetivamente e perante um barulho nem sempre é evidente e imediata a razão do mesmo num automóvel, na verdade e mesmo que mal comparado quantas vezes vamos ao médico com uma queixa e temos de ir fazendo exames progressivamente para ir despistando possíveis causas, anulando algumas hipóteses e explorando outras? Os carros também eles constituídos por vários componentes complexos e interligados implicam muitas vezes análises de despiste das situações., sem que nada disso esteja relacionado com uma manobra de faturação. Como deve entender era para nós fantástico conseguir resolver de imediato todas as questões que surgem e termos apenas clientes satisfeitos.
Agradecemos a sua compreensão e entendemos a sua posição, lamentando uma vez mais não conseguirmos ir ao encontro do por si solicitado.