Santogal S.G.P.S.

Santogal - Garantia 7 anos kia

Nuno Pinto
Nuno Pinto apresentou a reclamação
26 de fevereiro 2020
1) Adquiri um veículo Kia Sportage novo à Santogal em 2014. O veículo tem cerca de 76.000 km e todas as manutenções foram realizadas junto da Santogal.
2) Aquando da compra, foi-me comunicado que o veículo tem uma garantia durante 7 anos ou 150.000 km.
3) Nunca me foram comunicadas de quaisquer condições para beneficiar da garantia.
4) De acordo com as informações que me foram agora (!) veiculadas pela Santogal, essas condições resultam das “letras pequeninas” do manual de garantia.
5) No entanto, o teor dessas condições nunca me foi explicado nem nunca fui sequer alertado para a necessidade de observar as condições impostas pela Santogal para poder usufruir da garantia.
6) Importa aqui esclarecer que as condições em causa respeitam a uma calendarização de tempo e km fixada pela Santogal/KIA (que aparentemente é designada por “Manutenção Programada”), sendo que no meu caso – e apesar de ter realizado todas as intervenções, manutenções e revisões ao veículo junto da Santogal – não terei realizado uma das “manutenções programadas”, facto no qual a Santogal se escuda para se isentar do accionamento da garantia.
7) Como bem se compreende, esta condição de observância das manutenções programadas pela Santogal não resultam sequer do senso comum ou das regras da experiência, não sendo exigível aos consumidores o seu conhecimento, a menos que as mesmas lhes sejam expressamente comunicadas.
Com efeito,
8) Nunca fui advertido de limitações relativas à garantia, para além da impossibilidade de realizar quaisquer manutenções fora de um concessionário autorizado Santogal (o que, repise-se, nunca fiz).
9) É que, uma vez que este contrato de garantia configura um contrato de adesão (ao qual eu apenas pude aderir, sem poder modificar quaisquer cláusulas e limitando-me a aceitar o contrato como um todo), uma condição de limitação/exclusão da garantia com esta relevância dever-me-ia ter sido expressamente explicada – como exige, aliás, o artigo 5.º do DL 446/85.
10) Recaindo sobre o vendedor (aqui, a Santogal) o ónus da prova de que essa cláusula foi explicada ao consumidor.
11) Sendo que, importa reiterar, esta condição nunca me foi explicada.
12) Se esta condição me tivesse sido comunicada, naturalmente que teria cumprido a “manutenção programada”, dado que a garantia de 7 anos ou 150.000 km foi precisamente a razão que motivos a minha decisão de adquirir o veículo.
13) Durante os quase 6 anos de propriedade do veículo, já gastei milhares de euros em manutenções junto da SANTOGAL.
14) Há poucos meses atrás, durante uma revisão do veículo, foram-me cobrados cerca de € 1.000 em serviços.
15) Aquando dessa revisão, nada foi detectado quanto ao problema agora ocorrido.
16) Importa aqui referir que o problema ocorrido, e segundo me foi explicado, prendeu-se com o desgaste dos tubos e cobertura dos injectores de combustível.
17) Trata-se de um problema de desgaste que podia e devia ter sido detectado aquando da revisão realizada pela SANTOGAL, o que teria precavido o incurso nos prejuízos de que agora venho reclamar e no transtorno profissional que esta situação acarreta, como melhor explicarei à frente.
18) O facto de esta situação não ter sido detectada aquando da revisão realizada (e integralmente paga por mim) há poucos meses atrás é susceptível de configurar uma situação de responsabilidade civil contratual.
19) Fui agora informado pela SANTOGAL que a garantia não cobre a presente reparação pelo facto de eu não ter cumprido um plano de manutenções do qual não tinha conhecimento.
Data de ocorrência: 26 de fevereiro 2020
27 de fevereiro 2020
Boa Tarde,

Obrigada

27 de fevereiro 2020
Boa Tarde,

temos indicação que o assunto se encontra devidamente acompanhado pelos canais internos.

Obrigada