Santogal S.G.P.S.

Miguel Valentim
Miguel Valentim apresentou a reclamação
9 de novembro 2017

Exmos senhores,
gostaria da manifestar o meu profundo desagrado com esta empresa, depois de vários contactos comerciais.
Tenho um BMW X5 de 2003 que infelizmente ja foi à Santogal de Loures 3 vezes, em todas considerei ser mal atendido, razão pela qual dificilmente voltarei a comprar um BMW.
1ª situação, o carro com 135000 kms ficou sem caixa de velocidades. Perguntei se seria normal um carro que custou 80.000€ precisar de uma caixa de velocidades passados 12 anos e com apenas 135000 kms. Disseram-me que sim, era comum e pediram-me uma fortuna pela caixa de velocidades.
Ok, nunca me tinha acontecido este problema com nenhum carro, mas também nunca tinha tido nenhum X5. Como na altura gostava mesmo do carro pensei que seria mesmo normal.
2ª situação, levei o carro a fazer uma revisão e aproveitei para informar que o carro estava a perder potencia pelo que gostaria de um diagnostico para o arranjar. Disseram-me que seria uma peça do coletor de escape, custaria cerca de 300€. Mandei avançar com a reparação e o carro ficou na mesma. Desagradado com o preço e principalmente com o facto do carro ficar na mesma, levei o carro a uma oficina independente onde trocaram o sensor de massa de ar e o carro ficou bom, com um custo de 115€.
3ª situação, recentemente o carro foi mais uma vez para a oficina da Santogal em Loures com a polie da cambota estragada e a correia do alternador partida. Alem desse problema o carro ficava com a direção rija depois de começar a andar e já não voltava a ficar leve a não ser que o desligasse. Fui pessoalmente a oficina para perceber se tinham compreendido exatamente os sintomas da avaria , onde me disseram que o problema seria da polie da cambota que estaria desvulcanizada e por essa razão a direção ficava rija. Preço 1053€ para fazer o serviço e o carro ficar bom. Perguntei se o carro ficava bom, garantiram que sim, pelo que autorizei a reparação.
No dia 31 de Outubro ligaram a dizer que o carro estava pronto e o podia ir buscar. Fui buscar ao segurança, paguei a reparação e quando o ponho a trabalhar verifico que a viatura esta a fazer uns ruídos / turbulências no motor que não fazia. Alem disso a direção esta mais rija do que estava antes e já nem arranca leve, está sempre rija. Incrédulo, não levantei o carro. No dia seguinte dirigi-me de novo a receção da BMW para perceber se seria normal entregarem-me o carro naquele estado. Estive 30 minutos a espera de ser atendido, a ver dois rececionistas cheios de trabalho com vários clientes para entregar as suas viaturas, enquanto um grupo de 4 ou 5 vendedores tomavam café descontraidamente a 10 metros de nós e contavam as suas aventuras, ignorando por completo o mau aspeto que estavam a dar para os clientes ali mesmo a sua frente.
Quando finalmente chegou a minha vez perguntei se era normal entregarem o carro naquele estado ao que me disseram que não sabiam o que tinha acontecido e teriam que ver.
3 dias depois, ontem, ligaram-me a informar que o carro precisa de apoios de motor e essa seria a razão de fazer os tais ruídos/turbulências que não fazia quando chegou a oficina e passou a fazer depois de mudarem os tensores. Quanto à direção, afinal depois de gastar os 1053€, já não é da polie da cambota, mas deverá ser da caixa de direção, mas não tem a certeza. Obviamente não vou continuar a gastar dinheiro na Santogal até acertarem no problema.
Hoje vou levantar o carro à Santogal a Loures, entrega-lo noutra oficina oficial BMW.
A minha expectativa não é grande, mas cheguei a um ponto em que tenho que arranjar o carro para o vender.
Sendo um carro com 160.000 kms, estou de facto muitíssimo desiludido com a BMW e principalmente com a assistência que a marca presta.

Data de ocorrência: 9 de novembro 2017
Santogal