Santogal S.G.P.S.
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Orçamento enganoso

João Lopes apresentou a reclamação
22 de abril 2019

Levei o meu carro à Santogal Seat da Rua Alves Redol (perto do Instituto Superior Técnico) porque o mesmo precisava de uma série de reparações. Um dos problemas do carro era ficar instável quando rodava a partir dos 50km/h.

Atendeu-me o Sr. (*) que ficou de me contactar assim que fizessem um diagnóstico e orçamento. Assim o fez no dia seguinte. O carro precisava de pneus novos (um dos pneus da frente tinha uma bolha) e fez-me um orçamento na altura de 380 euros (supostamente com desconto) com tudo incluído. Perguntei-lhe qual a marca e modelo dos pneus para verificar se encontrava mais barato e fui fazer a minha pesquisa online (a medida dos pneus do meu carro é bastante cara pelo que opto normalmente por encomendar online e gasto entre 300 e 350 euros com montagem, equilibragem, etc. incluído). O resultado da pesquisa foi que o custo se mandasse vir os mesmos pneus de uma loja online e depois da montagem/equilibragem/calibragem ficava em 116 por pneu (464 euros no total). Achei que o preço que estavam a fazer era bastante bom (talvez porque o restante das reparações para as quais também dei o ok fossem de valor elevado - 900 euros extra além dos 380 dos pneus) e dei o ok para avançarem.

Hoje fui levantar a viatura e qual não é o meu espanto que vejo que me cobraram o orçamento total mas para me substituirem apenas 2 pneus (mais valia ter mandado vir online e tinha poupado 150 euros). Tentei conversar com o Sr. (*) mas a atitude deste foi no mínimo lamentável com respostas como: "é a sua opinião (de que é caro)", "você é que percebeu mal, é um problema seu", "é a sua palavra contra a minha" a terminar com um fabuloso "não admito que me chame mentiroso (próprio de quem não tem argumentos para justificar o acontecimento)". Fiz a vontade ao Sr. (*) e disse que percebia que não valia a pena continuar a conversa pelo que pedi o livro de reclamações, escrevi a minha reclamação paguei e vim embora.

Como sei que provavelmente a reclamação não vai dar em nada, achei por bem expor esta situação ao publico para que não haja outros incautos a cair na mesma situação. Sei que não me acautelei e fui ingénuo de qualquer das formas, isto parece-me apenas burla e quis fazer aqui a minha parte.

Data de ocorrência: 22 de abril 2019
23 de abril 2019
Boa Tarde,

Obrigada

30 de abril 2019
Até ao momento, passou uma semana, e não fui contactado por ninguém da Santogal
11 de maio 2019
Será normal, terem passado já quase três semanas e ninguém me ter contactado?
13 de maio 2019
Boa Tarde,
Após contacto com o concessionário, tivemos a indicação que a substituição dos 2 pneus só foi realizada após aprovação do orçamento apresentado onde já contemplava um desconto de 25%.
Obrigada
13 de maio 2019
Boa tarde. Infelizmente essa informação não é correcta.

Como descrevi na reclamação original, o valor de mercado de dois pneus da mesma marca com montagem, equilibragem, calibragem, incluído é de 232€ (60%!!! do valor que me foi cobrado!!!). Não houve nunca acordo para a substituição de dois pneus da minha parte, mas sim do jogo completo de 4 pneus.

Fico desiludido por ter sido enganado e agora novamente por ninguém na Santogal se ter dignado a falar comigo para tentar resolver a situação.
11 de junho 2019
Infelizmente além de uma resposta standard neste portal, não tive direito a um único contato por parte da Santogal. Fico desiludido por ter escolhido uma marca reconhecida no mercado para depois verificar que não existe nada que a diferencie. Fico ainda mais desiludido por preferirem proteger um comercial que apresenta orçamentos enganosos do que os seus clientes.

Como nota final, quero também salientar que não basta estar presente no portal da queixa e dar respostas standard a todos os queixosos. É preciso querer resolver os problemas dos vossos clientes. Mas isso já percebemos, pelas dezenas de queixas que ficaram a espera da vossa resposta, que não estão interessados em fazer.
João Lopes avaliou a marca
8 de fevereiro 2022

Marca muito mal representada por este concessionário. Parecem a garagem da esquina a tentar enganar o próximo.