Santogal S.G.P.S.

Santogal - Peugeot 308 SW em garantia com avaria não reparada

Ricardo Jorge de Oliveira Santos
Ricardo Santos apresentou a reclamação
20 de março 2017

No passado dia 25 de Janeiro de 2017, após muita insistência da minha parte para que a oficina Peugeot/Santogal verificasse um ruído metálico na minha carrinha Peugeot 308 SW, foi-me indicado pelo chefe da oficina que o meu veículo tem uma avaria no eixo traseiro.
Adicionalmente, foi-me também transmitido que a peça de substituição estaria em ruptura de Stock e que não havia data prevista para a reparação.
O referido veiculo foi adquirido novo em Nov de 2015 e como tal ainda está coberto pela garantia, sendo que deve ser reparado num prazo máximo de 30 dias (DL N.º 67/2003, de 8 de Abril, alterado pelo DL N.º 84/2008 de 21 de Maio).
Hoje, quase 2 meses depois, ainda aguardo a reparação, o que está a impedir a venda do veículo que necessito de trocar urgentemente por um que permita 3 cadeiras de bebé.

Data de ocorrência: 20 de março 2017
21 de março 2017
Boa tarde. Informamos que tomámos conhecimento da exposição e vamos dar seguimento à mesma junto do concessionário, sendo o processo tratado directamente com o cliente através dos canais internos da Santogal. Obrigado
21 de março 2017
22 de março 2017
Na sequência da resposta já enviada ao cliente pela Peugeot Portugal, podemos acrescentar que segundo informação disponibilizada pela Peugeot Portugal, a substituição dos eixos traseiros está cancelada até novas instruções. De acordo com essa mesma informação, o caso encontra-se em estudo para uma eventual intervenção no futuro.
Tão breve quanto nos sejam facultadas informações adicionais, entraremos em contacto.
Obrigado.
23 de março 2017
Caros Senhores,
O veículo foi adquirido à Santogal pelo que agradeço que me apresente uma solução para o problema. Se a reparação não é possível existem soluções alternativas.
O DL que regula a garantia automóvel tem várias opções nestes casos, nomeadamente a resolução do contrato de compra e venda, redução no preço ou substituição do veículo.
Fico a aguardar uma solução conveniente a ambas as partes.
Obrigado
Melhores cumprimentos.
27 de março 2017
27 de março 2017
17 de abril 2017
Recebemos informação da respectiva oficina que o assunto neste momento já se encontra resolvido.
24 de abril 2017
O veículo está efetivamente reparado.
No entanto gostaria de fechar este tema com algumas notas para quem tem o mesmo problema.
Dada a resposta da Santogal a esta reclamação no dia 23/03, de que «a substituição dos eixos traseiros está cancelada até novas instruções», a reparação do meu 308 SW só foi possível porque a Peugeot Portugal "desbloqueou a peça".

As ações que realizei na tentativa de conseguir a reparação do Peugeot 308 SW foram:
1. Abri uma reclamação no Portal da Queixa e exigi que as respostas fossem dadas por esta via – as respostas são públicas e qualquer posição da marca/concessionário ficam visíveis para todos;
2. Abri uma reclamação no site da Peugeot Portugal e exigi que esta ficasse aberta até que a situação estivesse resolvida (houve várias tentativas por parte da Peugeot para encerrar a reclamação, incluindo o encaminhamento da reclamação para a área de vendas; nestes casos bastava um comentário da minha parte um ou dois dias depois do encerramento e a reclamação voltava a ficar ativa) – a minha tentativa neste caso foi de pressionar a empresa a tomar medidas pois uma reclamação aberta vários dias pode ter impacto na medição dos KPIs das certificações de qualidade internas e/ou externas;
3. Como associado da DECO/Proteste, solicitei a intervenção desse organismo – fui recebendo feedback das várias intervenções junto do concessionário;
4. Solicitei, por email, a intervenção da ASAE explicando todo o processo – recebi um pedido a solicitar mais informações, ou seja, o processo iniciou-se neste organismo;
5. Solicitei, por email, a intervenção do “Centro de Arbitragem do Sector Automóvel” – não recebi qualquer feedback.

Obrigado a todos os organismos que intervieram neste processo.
Melhores cumprimentos.
Ricardo Jorge de Oliveira Santos
Ricardo Santos avaliou a marca
24 de abril 2017

Obrigado pelo feedback final.