Boa noite,
Na primeira semana de Setembro comprámos uma viatura Peugeot 2008 no concessionário Santogal de Loures (os documentos referem 01 de Setembro - a viatura foi entregue uns dias depois).
Entre outros extras, a viatura vinha equipada com câmara de marcha-atrás. Foi à oficina para uma limpeza e actualização de software antes de nos ser entregue.
Levantámos a viatura e, após cerca de 15 minutos, ao estacionar verificámos que, no monitor, em vez do software iniciar a aplicação para a câmara, iniciava a aplicação para uma viatura equipada apenas com sensores de estacionamento.
A diferença é:
- Com câmara: o monitor divide-se, no lado esquerdo aparece a imagem da câmara e no direito uma figura do carro com os sinais dos sensores;
- Sem câmara: o monitor é totalmente ocupado pela figura do carro com os sinais dos sensores
Ora, o que aparecia era a figura do carro a ocupar a totalidade do ecrã, claramente um erro de software.
Imediatamente contactámos a vendedora da Peugeot, Sra Marina Gonçalves, que nos disse que iria tratar de chamar o carro à oficina para corrigir o problema.
Desde esse dia, já contactámos dezenas de vezes, sempre com a mesma resposta, de que iriam dar-nos noticias até ao fim do dia.
Nunca recebemos qualquer telefonema a dar qualquer explicação. Apenas por uma vez a Sra Marina nos informou que não tinha viatura de substituição até ao fim de Setembro... e outra vez em que nos disse que iria estar fora uns dias!
Já por fins de Outubro, a Sra Marina passou-nos então para o seu chefe, o Sr Raúl Ramos, que ao meu contacto me deu uma história de que teriam enviado o problema para a Peugeot Portugal para esclarecer.
Expliquei-lhe que o problema parecia bastante mais fácil de resolver, apenas necessitava de uma marcação para levar a viatura à oficina para ser vista (sempre acreditei que o problema era software).
Os contactos foram sempre por iniciativa minha e, já em Novembro, no dia 3 pelas 14:00, contactei o Sr Raúl Ramos que "foi ver se tinha algum email da oficina"; " e que "... já tinham encomendado as peças para o meu carro..."
Revelei o meu desagrado porque compreendi claramente que me estava a dar conversa para "empatar". Então a Santogal estava a encomendar peças para uma viatura que ainda não tinham visto e que eu até revelei que era um simples problema de software? Respondeu.-me que "talvez" a minha viatura fizesse parte de um grupo de viaturas que estavam a ser chamadas à marca por uma situação detectada, talvez fosse outra coisa, ou talvez outra coisa... histórias às quais eu respondi que podiam dar-me dezenas de hipóteses, mas só haviam duas certezas:
1- A viatura tinha uma anomalia
2- A anomalia foi reportada há dois meses sem qualquer acção por parte da Santogal até ao momento.
Mais uma vez me disse que iria enviar um email à oficina e que me contactaria.
Aconselhei o Sr. Raúl Ramos a ligar para a oficina (em vez de enviar emails), para marcar uma visita e dar-me uma resposta até ao fim daquele dia.
Hoje é dia 10 de Novembro e o "telefonema ao fim do dia" ainda não chegou.
Noto que não me valerá de nada manter o contacto com estes elementos da Peugeot de Loures , que revelam absoluta negligencia pelo serviço pós-venda desta viatura que veio, para todos os efeitos e como referido por mim, com uma anomalia.
Notámos também que o microfone do sistema "mãos-livres" está sempre em "modo secreto" e não permite que sejamos ouvidos nas chamadas telefónicas.
Resumindo: a viatura apresenta anomalias, não de material, mas resultante de problemas de software. Parece-me que o bom nome da Santogal está, neste caso a ser colocado em causa, por uma questão de pura falta de profissionalismo dos seus empregados.
Contactei o Centro de Arbitragem Automóvel que me aconselhou a enviar uma reclamação escrita à Santogal.
É esse o passo desagradável que nos vemos obrigados a dar se esta situação não for rapidamente corrigida.
Agradecendo a vossa compreensão
Apresento os meus melhores cumprimentos
Nataliya Boiko
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.