Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
97,6%
Taxa de Solução
56%
Média das Avaliações
54,6%
Taxa de Retenção de Clientes
51,9%
Santogal S.G.P.S.
  • 210430583
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Quinta do Lavi, Limites da Abrunheira, São Pedro de Penaferrim
    2710-089 Sintra
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Reclamação de incumprimento de garantia legal de compra de bens

Resolvida
2/10
Tiago Afonso
Tiago Afonso apresentou a reclamação
1 de fevereiro 2023
No dia 12 de Janeiro de 2023, desloquei me às oficinas do concessionário Renault Chelas, sito em Rua Doutor José Espírito Santo , Lote 11E 1950-096 Lisboa, afim de serem verificadas 3 anomalias/defeitos ao abrigo da garantia legal da compra da minha viatura, Renault Megane SW, adquirida em 12 de Março de 2021. À data da compra estaria abrangido legalmente pela garantia de compra de bens durante o período de 2 anos, de acordo com o decreto-lei n.º 67/2003, de 08 de Abril em vigor à data da compra.
Para além desta garantia legal a viatura tem também uma extensão da garantia do construtor efectuada pelo próprio vendedor aquando da compra através duma entidade externa, SNG, mas que neste caso aqui apresentado não está abrangida nas suas próprias cláusulas este tipo de anomalias.

As anomalias/defeitos apresentados e confirmados pelos serviços de oficina:

1- Amortecedores fazem ruído e tem piorado. Defeito de conhecimento da própria Renault conforme indicado por dois Responsáveis de Oficina. Apesar de ser uma peça de desgaste, 35000 quilómetros não são de todo suficientes para o desgaste de uma peça com estas características visto o bom uso e estrito cumprimento de todo o plano de revisões indicados pelo fabricante e, conforme indicado pelo vendedor aquando da compra, sempre na oficina própria.

2- Tampões de Roda com a tinta a lascar.

3- Ecrã do Rádio desliga se por 1 a 2 segundos sem afectar qualquer função. Indicaram que procederam a uma actualização mas o problema mantém se.

Após verificação pelos serviços de oficina foi me solicitado que aguardasse resposta à aprovação ou não da intervenção, o que nos dias seguintes foi me comunicado que a entidade responsável pela extensão da garantia, SNG, não aprovava a intervenção pois não estava abrangido.
Comuniquei que neste caso estava a pedir a intervenção ao abrigo da garantia legal e não da extensão de garantia e que conforme comunicação do vendedor, se a entidade SNG não aprovou então seria da responsabilidade da oficina.
Voltei a comunicar este facto aos serviços de oficina e os quais voltaram a indicar a resposta da SNG. Reforcei com nova comunicação que o que estava em causa e a informação indicada pelo vendedor.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 12 de janeiro 2023
Santogal
1 de fevereiro 2023
Boa Tarde,

Informamos que tomámos conhecimento da exposição e vamos dar seguimento à mesma junto do concessionário, sendo o processo tratado directamente com o cliente através dos canais internos da empresa.

Obrigada

Santogal
Santogal
3 de fevereiro 2023
Boa Tarde,

Acusamos a receção da reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Após análise das questões colocadas, informamos que:

A garantia do construtor, da viatura Renault Megane ST com a matrícula indicada, terminou a 26/11/2021;
A garantia contratualizada aquando da compra da viatura acima mencionada, garantia SNG, não cobre as peças identificadas. Esta informação consta no ponto 9 das condições gerais da garantia SNG.

Por esse motivo, lamentamos, mas não podemos aceitar a reclamação supracitada.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional que entendam necessário.

Obrigada
Santogal
Tiago Afonso
3 de fevereiro 2023
Boa tarde,

Eu não tenho a haver com a garantia do construtor. Comprei o carro usado e ainda não fez os 2 anos previsto na lei sobre garantia de bens.

Não se defendam nem usem argumentos sem qualquer base. Só demonstra que a qualidade da vossa análise.

Podem não aceitar a reclamação e argumentarem com as vossa respostas tipo. Existe reclamação oficial a decorrer e continuarei até que uma entidade oficial determine a responsabilidade. Visto que simplesmente continuam a ignorar a garantia legal de compra de bens de consumo.

Realmente desde que este concessionário passou para a Santogal que tudo mudou para os clientes, para pior.

Nada mais tenho a acrescentar, aguardarei que tenham conhecimento desta resposta e fecharei o caso por esta via. Continuarei pelas vias legais.
Santogal
6 de fevereiro 2023
Bom Dia,

Agradecemos a sua resposta no entando consideramos ter prestado todos os esclarecimentos na resposta enviada a 03/02.

Obrigada

Santogal
Tiago Afonso
5 de março 2023
Aberto processo em instancia legal.
Tiago Afonso
Tiago Afonso avaliou a marca
5 de março 2023

Empresa não respeita a lei do consumidor.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.