Santogal S.G.P.S.

Santogal - Reembolso do valor do carro entregue à troca

Cristina Isabel Rodrigues da Costa
Cristina Costa apresentou a reclamação
8 de outubro 2019
Adquiri carro na Santogal de Alfragide, houve, em vários momentos do processo falta de transparência por parte do comercial.
Entre outras, neste momento a mais grave passa pela falta, ausência concreta de informação referente ao reembolso do valor do carro q dei à troca, está deveria ter acontecido em Setembro e só quando questionado, é que o vendedor se designou a ser preciso na data em que a troca se iria realizar. Entretanto e como não tinha como pagar as despesas de contrato, algo que nunca em momento algum foi referido pelo comercial, deduzi que as mesmas estavam tcontempladas no processo. A resolução passava por deixar o meu anterior carro. Sugeri ao vendedor, de forma a agilizar o processo, alugar um da Santogal e deixar o meu carro anterior. Respostas sempre vagas. Entretanto procedo à troca de carros e há um reembolso de 4.500,00€. No dia 2 de Setembro, pela manhã deu-se a troca e o que me foi dito, foi que o valor seria depositado na minha conta, sem qualquer outro esclarecimento. No dia 4 questiono o vendedor sobre o reembolso, no dia 5 responde-me que teria que ir assinar um cheque, facto que também desconhecia. Neste mesmo dia, sexta feira fui assinar o cheque e perguntei quando iriam proceder à transferência, deu-um período entre quarta e sexta, o cheque iria ser depositado, segunda dia 7 de Setembro. Hoje dia 8 questiono o vendedor sobre a data concreta em que iria ser feita a dita transferência e ainda justifique que tenho contas para pagar. Deu-me exatamente a mesma resposta, pelo que solicitei data concreta, caso a transferência seja feita na sexta, dia 10, já só entrará na minha conta a dia13, mais uma vez justifique para receber um valor que me pertence. Em suma, supostamente o dito cheque das despesas foi depositada, na segunda feira dia 7 de Setembro, pelo que não consigo perceber a razão pela qual a transferência dos 4500,00€, não foi realizada, hoje dia 8 de Setembro. Foi, sem dúvida uma péssima, escolha a decisão de compra na Santogal de Alfragide. A falta de transparência na negociação foi uma constante e sou sempre eu a abordar o comercial, o mesmo não se digna a informar me antecipadamente dos trâmites do processo.
Data de ocorrência: 8 de outubro 2019
14 de outubro 2019
Bom Dia,

14 de outubro 2019
Boa Tarde,
Após contacto com o concessionário, temos indicação que:
Contactou a Santogal para adquirir uma viatura no dia 6/08/2019, com troca de propostas e avaliação da sua retoma bem como solicitação do valor de antecipação da mesma no BBVA.
Os valores de antecipação propostos não foram aceites por parte do cliente e este declinou qualquer financiamento por parte desta financeira.
No dia 27/08/2019 foi concluído o negócio com a cliente, ficando esta de tratar o financiamento da viatura no seu banco, e do valor de antecipação da sua retoma.
No dia 17/09/2018 fomos informados pelo cliente que não obteve financiamento do seu banco, solicitando que a Santogal o faça, excepto através do BBVA.
No dia 20/09/2019 o financiamento é aprovado e assinado pela cliente.
Nesta data marcamos o dia 02/10/2019 para a entrega da viatura, devido ao prazo necessário para a validação da activação do contrato por parte da financeira.
A viatura foi entregue à cliente no dia 02/10/2019, conforme acordado.
Nesta altura fica por efectuar a devolução no valor de 5322 € , o que será feito mal a entidade financeira nos liquide a viatura nova , que a cliente já levantou.
Face ao facto da cliente não ter a disponibilidade imediata de liquidar as despesas de financiamento , no valor de 822.25 €, considerou a Santogal por cortesia e excepcionalmente adiantar este valor por cheque, que a cliente, por solicitação do vendedor, assinou no dia 04/10/2019 às 15.30 h.
É nossa expectativa que até à próxima 3ª feira dia 15/10/2019, a viatura esteja então liquidada pela entidade financeira e assim possamos realizar a transferência à cliente no valor de 4,999.75 €, que é a diferença entre o valor de 5322 € e os 822.25 € das despesas de financiamento.
Referimos também que o vendedor contactou sempre a cliente nos momentos necessários para tal, quer através de emails quer de mensagens.
Consideramos assim ter a Santogal tratado a cliente da forma mais idónea e correta possível e nunca apresentando qualquer falta de cortesia.
16 de outubro 2019
Boa Tarde,

Informamos que já foi realizada uma transferência para o nib indicado. Consideramos que o assunto se encontra concluído.