Santogal S.G.P.S.
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Reparação automóvel

Teresa Mota apresentou a reclamação
25 de janeiro 2022
Deixei o meu carro para reparação no final de Novembro, foi levantar o carro com a indicação que estaria reparado paguei 540€. Passado 3 dias depois de levantado começou logo a dar o mesmo problema, como o carro esteve 15 dias em reparação e não podia voltar novamente a fica sem ele dado trabalhar a 30km e trabalhar com horários rotativos, só agora voltei a contactar a Santogal do Cacém e deixei o carro. Hoje recebo o contacto da oficina do Cacém com a informação com uma peça avariada que custa mais 640€ mesmo sendo a mesma avaria. É ainda mencionam que pode não ser a causa da avaria, é por tentativa e erro. Paguei em Novembro para ficar com o carro reparado e agora estão a cobrar mais dinheiro sem saber se vai ficar reparado
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2022
25 de janeiro 2022
Bom Dia,

Obrigada

27 de janeiro 2022
Boa Tarde Exma Senhora Dª. Teresa Mota.

Acusamos a recepção da exposição de V/exa. cujo conteúdo mereceu a melhor atenção.

A viatura entrou pela primeira vez em 3/12/2020 com 199.188 quilómetros e a queixa de falha de motor. Foi diagnosticada avaria ao nível de velas e bobines de ignição. Procedemos à reparação e a viatura ficou com a questão resolvida.

Em 18/11/2021, com 215.905 quilómetros fez nova visita, com a queixa de funcionamento irregular a frio e, falta de bateria. Diagnosticamos a necessidade de substituir a bateria (esgotada), correia de alternador (a desfazer), substituição do tubo de respiro do óleo de motor, adaptação da válvula de admissão e actualização de software de motor. Após estes trabalhos, a viatura foi testada de forma estática e dinâmica, tendo sido consideradas as queixas apresentadas como resolvidas. Não foram detectados consumos de corrente em repouso.

No dia 21/1/2022 recebemos a viatura com as mesmas queixas apresentadas em 11/2021. Após análise, não foi possível detectar ou não se encontrava presente a queixa de funcionamento irregular do motor. Quanto ao estado da bateria, confirmamos que a mesma apresentava uma tensão inferior ao recomendado. Após análise desta anomalia, apuramos que, esporadicamente, a unidade de comando da rede de bordo apresenta consumo em repouso sendo necessário/recomendado proceder à sua substituição.

Alertamos que, estamos perante uma viatura com mais de 16 anos, com 217.717 quilómetros, onde pelo seu desgaste natural podem surgir situações como as descritas por V/exa.

Esperando ter, desta forma, prestado os esclarecimentos necessários, apresento os melhores cumprimentos

27 de janeiro 2022
A avaria de Novembro(o carro deu entrada dia 18-11 mas só foi entregue no inicio de Dezembro)
e a de Janeiro são sobre a mesma avaria, não existem duas avarias como querem fazer crer. As avarias são iguais não tenho culpa que não tenham sido competentes o suficientes para não terem detectado a avaria(na altura mencionei que tinha ido Mforce e que a bateria não tinha nada) e que nada tinha a ver com a bateria. Por isso não tenho que pagar uma peça que não conseguiram verificar na altura, o carro não serve para irem tentado com peças diferentes (pagas pelo cliente) encontrar uma solução para o problema o cliente só tem que pagar aquilo que resolve o seu problema. O que disseram era que nem sabiam se a peça que iam colocar iria resolver o problema por isso não sei o que chamam a isto. É se achavam que devido a idade do carro não conseguiam resolver o problema deviam logo ter dito na altura que nem os 540€ tinha pago na altura, a isso Chamar-se má fé. Parece-me que é um adjectivo que vemos muito nas redes sociais sobre a Santogal e esta reclamação vai aparecer também para juntar as várias já lá colocadas.
27 de janeiro 2022
E está situação da minha parte não está resolvida. Já que apresentei reclamação perante o representante da Seat em Portugal, fiz reclamação por escrito e apresentei reclamação nos centros de arbitragem. Só quero a reparação sem ter que pagar nada ou a devolução do dinheiro que paguei em Novembro, já que a avaria que reportei na altura não está resolvida
31 de janeiro 2022
Boa tarde

Acusamos a recepção da sua exposição. Entraremos em contacto oportunamente.

1 de fevereiro 2022
Bom Dia Exma Senhora Dª. Teresa Mota.

Acusamos a recepção de nova exposição de V/exa. cujo conteúdo mereceu a melhor atenção.

Conforme referido no anterior e-mail, na intervenção de 11/2021 foram detectadas avarias ao nível da bateria de arranque que se encontrava esgotada, correia de alternador a desfazer, tubo de respiro do óleo de motor roto, válvula de admissão de ar com funcionamento preso e fora de parâmetros, bem como diversas actualizações de software pendentes. Foram igualmente entregues, junto com a venda a dinheiro, os comprovativos de suporte ao diagnóstico e reparação (em anexo).

Na visita que fez com a viatura SEAT de matrícula 45-AS-64 no passado dia 21/1/2022, apenas se constatou um consumo esporádico de corrente em repouso, provocado pela unidade de comando da rede de bordo, motivo pelo qual foi elaborado um orçamento de reparação, não aceite por V/exa.

É o que se nos cumpre informar

1 de fevereiro 2022
Boa tarde

Já apresentei reclamação no Centro de Arbitragem do Automóvel por isso irei aguardar pela resolução. O problema que o carro tem hoje é o mesmo que tinha em Novembro, estive 15 dias sem carro e não arranjaram nada.
16 de fevereiro 2022
Continuou sem obter uma resposta e resolução ao meu problema. O meu carro continua parado à porta sem estar reparado e eu sem carro para trabalhar. Por isso pergunto quem vai pagar todos danos feitos à minha vida profissional e pessoal, continuou com um carro que paguei para que funcionasse e continua igual, não posso utilizar porque trabalho longe e com horários rotativos, não podendo ficar as 24h parada na ponte. Acho que é indigno de uma marca como a Santogal
Bom Dia Exma Sra Teresa Mota

As nossas respostas foram já transmitidas pelos canais próprios, nada mais tendo a acrescentar ao já informado.

´
17 de fevereiro 2022
Essa é a vossa resposta não é a decisão final isso vai acontecer através do Tribunal Arbitragem. Já que dei seguimento à processo judicial
17 de fevereiro 2022
Por isso está reclamação no Portal da Queixa vai ficar aberta até essa resolução
17 de fevereiro 2022
Além que fico muito triste e acabam de perder um cliente Santogal já que comprei um automóvel novo da Hyundai( e só tenho pena de não ter apercebido da vossa postura com os clientes nunca tinha comprado na Santogal)
e vai precisar de revisões e nenhuma vai acontecer na Santogal.
Teresa Mota avaliou a marca
11 de abril 2022

A situação nunca foi resolvida, e fiquei a saber que grandes marcas têm grandes advogados e que não vale a pena contestar