Santogal S.G.P.S.
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Reparações mal feitas/ falta de acompanhamento de cliente

Andreia Vasco apresentou a reclamação
24 de fevereiro 2020
Adquiri em 20 de Março de 2019 um Peugeot 2008 Branco 1.2 vti Allure do ano 2014 com 27206 km na Santogal/Nacional car do Porto Alto. Na altura saí satisfeita com a compra e com o excelente atendimento por parte do vendedor e fui informada que a mesma tinha sido vista no parceiro Samoroda para pintura das jantes que se encontravam riscadas, polimento dos para-choques e feita a sua revisão antes de ser entregue, mas em Setembro de 2019 o carro começou a apresentar muitas quebras de desenvolvimento quando iniciava a marcha ou quando estava muitas horas imobilizado. Dirigi-me ao stand onde comprei a viatura para saber como devia proceder e o vendedor informou-me que deveria ligar para a garantia para que o veiculo fosse visto num parceiro da santogal para ser feito um diagnóstico. O vendedor ainda pediu se podia experimentar o veículo e constatou que o mesmo apresentava um comportamento de desenvolvimento fora do que seria esperado.Entrei em contacto com a garantia que me disponibilizou um diagnostico na Samoroda do Porto Alto ( parceiro da Santogal). Na altura a viatura foi vista e na oficina não detectaram qualquer anomalia. Apesar deste diagnóstico, o carro continuou a apresentar o mesmo comportamento ( engasgamento sucessivos/ quebras de velocidade) e a 13/10/2019 volto a entrar em contacto com a garantia para me marcar novo diagnóstico noutro parceiro ( Santogal Peugeot Loures) para ver se me conseguiam ver o que estava a passar com a viatura. A viatura é vista a 28/10/2019 na Santogal Peugeot Loures ( 27km da minha residência- combustível a meu cargo e 1 dia perdido à espera de avaliação) e saí de lá com uma informação de substituição dos apoios do motor que estariam na origem do engasgamento sucessivo. A viatura dá entrada para substituição destas peças cobertas pela garantia quase um mês depois, 21/11/2019, sendo mais uma vez a deslocação a meu cargo e mais um dia perdido para a viatura ser reparada. Nesse dia a viatura saí do parceiro a trabalhar nas perfeitas condições, apesar de continuar a ter ligeiras quebras, mas não significativas. Passado 1 mês da mesma estar sem qualquer avaria, e sem nada fazer prever começa a fazer um barulho de raspar quando se inicia a marcha ( da 1ª para 2ª e da 2ª para a 3ª mudança) dando a sensação de o mesmo vir ou da caixa de velocidades ou da embriagem. A 09/01/2020 volto a marcar novo diagnóstico na garantia para a santogal peugeot de loures com vaga a 27/01/2020. Nesse dia volto a ter que ir a esse parceiro ( mais 27km, com combustível a meu cargo, e mais 1 dia perdido de espera) e é detectado que a viatura precisa de levar um seletor da caixa de velocidades , não sendo garantido pelo mecânico dessa oficina que esse raspar seja dessa mesma peça. Este aperta também umas chapas por baixo do veiculo dizendo que estariam fora do sitio e pede para dar feedback se a viatura continua a fazer o mesmo barulho. A 29/01/2020 entro em contacto com a oficina de Loures e informo que a viatura apresenta o mesmo problema e sou informada que já teriam entrado em contacto com a garantia para saber se cobriam este tipo de reparações, mas que já tinham também encomendado as peças necessárias para a reparação. Sem qualquer contacto de nenhuma das partes, volto a ligar para a oficina a 06/02/2020 e sou informada que ainda não têm qualquer resposta por parte da garantia e que não podem avançar, e que entrariam em contacto assim que obtivesse alguma resposta. Depois de vários contactos sem sucesso ( vários dias a ligar para a oficina) e sem qualquer resposta da parte do parceiro, entro em contacto com o vendedor para se informar da situação e dar continuidade ao processo, pois estamos a falar de 1 mês de espera novamente!! Hoje ( 24/02/2020) recebo uma chamada do vendedor a pedir desculpas por não ter sido contactada( tanto da parte do parceiro como da parte da garantia), mas que a garantia não cobria a peça em questão e que se tinha esquecido de me informar!
Estamos a falar de falta de acompanhamento dos clientes, falta de cuidado na resolução de avarias e suportes da garantia. Falamos também de uma viatura comprada com 27206km que pela lei deveria ter 2 anos de garantia, mas que a marca só informa que têm 1 ano ( estanto esta a terminar a 20/03/2020) , que na minha mão fez apenas 8000km, que já foi para reparação/ diagnóstico com combustivel a meu cargo 4 vezes, com tempos de 1/2 meses de espera tanto para diagnóstico/ reparação. Mostro aqui o meu total desapontamento com os serviços prestados por este stand, ressalvando no entanto o excelente vendedor pelo seu profissionalismo e acompanhamento dos clientes, mas que sozinho não consegue que os clientes saíam totalmente satisfeitos. Agradeço análise desta situação, visto que continuo a aguardar um diagnóstico correto/ susbtituição das peças avariadas sem ser a meu cargo visto neste momento só ter sido lesada com a compra deste veiculo. A garantia do meu veiculo termina a 20/03/2020 e só me parece que neste momento apenas estão a atrasar a sua reparação para que a mesma fique a cargo do comprador. Não pretendo substituir as peças danificadas até que seja contacta por parte do stand em questão e que assumam a responsabilidade dos veículos que vendem e não nas melhores condições.
Obrigado
Data de ocorrência: 24 de fevereiro 2020
26 de fevereiro 2020
Boa Tarde,

27 de fevereiro 2020
Neste momento continuo a aguardar contacto o mais breve possivel por parte de qualquer entidade da Santogal para resolução da situação acima descrita. Continuo à espera de uma revisão correta e completa da viatura e a substituição das peças que se encontram com defeito! Andreia Vasco
11 de março 2020
Boa Tarde,

Temos indicação que já foi contactada pelos nossos colaboradores e que a situação se encontra devidamente acompanhada.

Muito Obrigada
Bom dia
O veículo foi para reparação a dia 17/03/2020 e fez a substituição das peças que estavam com avaria sem garantia de que a mesma ficaria a funcionar nas devidas condições depois dessa substituição. Depois de verificado hoje o mesmo continua com o raspar sempre que se coloca uma nova mudança ou seja apresenta exatamente no mesmo problema anteriormente reportado. Posto isto a avaria persiste e depois de contacto telefónico foi agendado nova intervenção na viatura no dia 24/03/2020 pelas 14h. Mais uma vez vou ter que me deslocar a meu cargo para deixar a viatura na oficina não garantido que a mesma não terá que ficar lá dias para análise e terei também que alugar um carro para me deslocar até casa!
20 de março 2020
Contactamos a Santogal Peugeot em Loures e fomos informados que efetivamente tem uma marcação para dia 24/3/2020. Para minorar o transtorno causado, vamos ceder-lhe uma viatura de cortesia pelo período de imobilização da sua viatura.
Gratos pela sua atenção
Dora Rosário
Diretora de Marketing
29 de março 2020
Mais uma vez dirigi-me no dia 24/03/2020 à Santogal Peugeot de Loures para deixar a viatura para conseguirem detectar novamente de onde vêm o barulho que ela faz a frio quando se coloca as mudanças ( raspar da 1a para a 2a e da 2a para a 3a mudanças). Aproveitei a deslocação e pedi orçamento para ser feita a revisão da viatura ( 264.99€ pagos). A mesma foi deixada lá 4 dias ( 24,25, 26 e 27 de março) para que os técnicos podessem deixar a viatura de um dia para o outro visto que a mesma só faz o barulho a frio. Trouxe um carro de cortesia durante esses dias como foi indicado na resposta anterior da marca. Na sexta feira ligaram a dizer que a viatura estava quase pronta mas que precisava de levar as pastilhas dos travões e discos que se encontravam desgastados( mais um orçamento de 399€)! Recusei de imediato o orçamento e mais uma vez se prova que a viatura quando me foi entregue não foi feita qualquer revisão visto que a viatura não têm quilómetros suficientes na minha mão que justifique esta troca de peças, que por ventura já devia ter sido feita antes de me ser entregue! Relativamente ao barulho que ela apresenta quando engrena mudanças apenas referiram que não estavam a detetar qualquer barulho ( o que é impossível porque quando fui lá colocar o carro pela primeira vez por causa deste problema o mecânico foi comigo dar uma volta com o carro e detectou o problema depois de eu estar um dia inteiro fechada na Santogal Peugeot Loures à espera que a viatura fica-se fria para poderem detetar a situação- alguma coisa não está a bater certo). Disseram-me que verificaram as peças dos anteriores arranjos( apoios de motor que a viatura tinha levado) e que tinha um parafuso moído e que substituíram o mesmo e que não estavam a ver de onde poderia vir o problema que reporto! Agora eu pergunto sem ser técnica de mecânica!? Já desmontaram alguma coisa no veículo para conseguirem detectar a situação?? Não!? Porquê?! Se o veículo faz o barulho e o mesmo vêm ou da embriagem ou da caixa de velocidades?! E não preciso perceber muito do assunto para perceber que não estão a fazer tudo o que podem para detectar seja o que for na viatura! E com isto estou a perder dias, a gastar dinheiro e a viatura continua na mesma!! Alguma coisa não está a funcionar e o que me parece que é que não estão a fazer nada para conseguir solucionar o problema! Agradeço análise novamente da situação e que se a oficina não consegue detectar o problema que me arranjem outra solução ou me encaminhem para outra oficina!!
14 de abril 2020
Continuo à espera de algum contacto por parte da Santogal. Apesar de estarmos impossibilitados que nos deslocarmos para fora do nosso concelho de residência ainda não fui contactada para saber qual a solução a dar a esta situação!!
21 de abril 2020
Serve este comentário para mais uma vez ressalvar que a Santogal não se preocupa com os clientes que adquirem viaturas e que precisam que as mesmas tenham assistências técnicas pela garantia! Hoje é dia 21/04 e continuo a aguardar contacto para resolver esta situação! Hoje contacto o o vendedor ( que até agora é o único que se preocupa em resolver esta situação!!!) para me poder ajudar a perceber porque ainda não há solução para esta avaria! Informam-me que ninguém deu seguimento a esta situação e que a logística da Santogal não foi informada pela oficina de Loures em como a viatura ainda se encontra com a mesma avaria!!! Ou seja posso continuar à espera sentada que esta situação seja resolvida, sim porque ninguém deu seguimento!! Sou eu que tenho que ligar novamente para o serviço de mobilidade Santogal a pedir para esta situação ser encaminhada!!! Isto só mostra uma falta de cuidado e atenção para com os clientes e uma grande falta de profissionalismo! É impensável andar deste janeiro a reportar esta avaria e até agora não ter uma solução à vista!! Não voltarei a adquirir nenhuma viatura na Santogal!
22 de abril 2020
boa noite,
falamos com o concessionário em questão que nos confirmou ter falado consigo no entretanto e que tem uma nova marcação agendada para esta 6ªf.
Na expetativa de que tudo se resolva estamos ao dispor para qualquer esclarecimento.
4 de junho 2020
A viatura em questão encontra-se na Santogal Peugeot Loures desde o dia 24 de abril 2020 para tentarem perceber de onde vem a avaria. Tenho um carro de cortesia desde esse dia, mas não vejo solução breve para esta situação! Não sei quanto mais tempo ficarei a pagar um carro do qual não estou a usufruir!
7 de junho 2020
Boa noite, antes de mais apresentamos as nossas desculpas pelo arrastar desta situação. Amanhã voltarei ao seu contacto após falar com concessionário.
20 de junho 2020
Dia 18 de junho, depois de contacto com o engenheiro responsável pelo meu caso, dirijo-me à oficina de Loures para experimentar a viatura para ver se apresentava a mesma avaria. Depois de quase 2 meses da viatura estar na oficina e pelos vistos não ter levado nenhuma peça nova nem nenhum arranjo significativo, constato que a avaria continua! O prazo para dar uma solução a esta situação termina na semana que vêm conforme falado com o engenheiro responsável.
24 de junho 2020
Ficamos a aguardar que nos indique que de acordo com o exposto a viatura foi entregue em condições no prazo acordado.
6 de julho 2020
Depois de contato com o engenheiro responsável pela situação, a viatura foi recolhida por mim no dia 30/06/2020. Aparentemente não foi feita nenhuma substituição de peças na viatura nestes 2 meses de arranjo, apenas foram efetuados testes de despiste para verificar de onde vêm o ruído. Aparentemente e pela declaração passada pela oficina de Loures a viatura apresenta esse ruído por problemas na queimação de combustível enquanto a viatura se encontra fria, posteriormente deixa de fazer esse respectivo ruído quando aquece. Neste momento vou testar a viatura para ver se realmente é uma situação fácil de ultrapassar( colocando combustível de vários postos e com diferentes octanas), caso contrário e se o ruído persistir com intensidade ou agravar e visto não ser normal a mesma apresentar este problema terei que gerir com a Santogal a possibilidade da restituição do valor da viatura ou substituição da mesma!! Neste momento não estou disposta a encerrar esta reclamação visto que a situação não se encontrar resolvida na totalidade!

Espreite a minha reclamação! Sabe como resolvi? Primeiramente queixa no centro de arbitragem automóvel de Lisboa e seguido de tribunal de Lisboa resumindo ao fim de 3 anos de ter o carro consegui ganhar e devolveram o dinheiro que paguei pelo carro e entreguei o carro com defeito que esteve 13 x na funciona ao longo de um ano.

Obrigado sra. Elsa Melo pelo seu conselho..realmente esta situação já se arrasta à mais de 6 meses e começo a ficar cansada da situação. Estou a aguardar resposta da parte da oficina até ao fim desta semana. Se nada se resolver terei que seguir o seu conselho. Muito obrigado pela ajuda