Santogal S.G.P.S.

Maria Isabel Gomes Ribeiro
Maria Ribeiro apresentou a reclamação
22 de janeiro 2020
Exmos. Senhores

Na qualidade de cliente e, porque considero que a Santogal demonstrou uma postura incorreta e pouco profissional, a quando da revisão regular da minha viatura ,,que teve lugar na oficina sita na Rua da Estefânia, nos passados dias 15 e 16 do corrente, venho apresentar a seguinte reclamação:
De acordo com a descrição na fatura do serviço prestado, na revisão foram analisados e revistos todos os componentes da viatura nomeadamente, teste à bateria, pneus, níveis de óleo e líquidos do motor, pastilhas e discos de travão, suponho que luzes e outros componentes aqui não mencionados.
Daqui resultou que dado o estado de desgaste verificado nas pastilhas e discos de travões traseiros, as mesmas tenham sido substituídas, o que onerou substancialmente o custo da revisão.
Fui também informado telefonicamente que os pneus da frente se encontravam em elevado estado de desgaste, propondo-se a sua substituição, o que não autorizei. Alertados para este facto, no dia seguinte deslocámo-nos a uma casa especializada na venda e colocação de pneus, que me informou que os mesmos estão aptos para rolar em condições normais, mais de 5000 Km.
Acrescenta-se que no dia 15, a quando da colocação do veículo na oficina para a realização da revisão, fomos informados do valor previsto de 180.00 € a pagar, que incluía a revisão e os custos de mão-de-obra, como me foi dito pela funcionária a quando da entrega do veículo no dia 16. Na altura tive oportunidade de manifestar o descontentamento face ao valor faturado de 100, 31 (s/Iva) de custos de mão de obra referentes ao serviço atrás descrito na referido na fatura. Consideramos que há aqui sobreposição de valores de mão de obra, uma vez que parte dos mesmos estavam incluídos no valor previsto a pagar inicialmente.
Posto isto, nada fazia prever que 1 dia após a revisão e substituição dos componentes supra referidos, quando me preparava para viajar, (sexta-feira, dia 17, cerca das 22.00h), tive de recorrer à assistência em viagem, pois o motor não funcionava por falta de bateria, que segundo a Santogal, passou como boa, no teste efetuado no dia anterior.
Episódio idêntico ao acima exposto, ocorreu Domingo a quando do regresso a Lisboa.
Na segunda-feira, dia 20 do corrente, ao voltar à Santogal para abordar e esclarecer o sucedido, deixei o veículo para novos testes à bateria, que viriam desta vez a revelar a necessidade da sua substituição, à qual não nos restava outra solução que não fosse a anuência. Ao fim do dia quando vou levantar a viatura, têm a desfaçatez de incluir na conta além do custo da bateria o custo da mão de obra, o que de imediato protestei, mas sem qualquer resultado.
Caros senhores, parece ter havido alguma coisa que não funcionou e terá certamente, havido algum procedimento que não foi devidamente executado ou ainda levianamente considerado. Porém, este descuido não se refletiu nas contas apresentadas ao cliente, onde foram considerados e de modo elevado, todos os pormenores.
Tal como tive oportunidade de manifestar na altura, mais do que o valor o que estava e está em causa é o princípio, é lamentável.
Data de ocorrência: 22 de janeiro 2020
28 de janeiro 2020
Boa Tarde,

Obrigada

10 de fevereiro 2020
Bom Dia,

Após contacto com o concessionário, temos indicação que todos os serviços realizados na viatura foram sempre comunicados previamente e autorizados por parte do cliente, sendo a fatura também explicada ao detalhe.
Disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.
Obrigada
Maria Ribeiro
11 de fevereiro 2020
Lamentavelmente, até à data, a Santogal não me contactou nenhuma vez, nem após o serviço realizado, nem após a reclamação, o que revela a falta de consideração da empresa relativamente aos clientes.
Acresce que o que está em causa são custos cobrados a mais pela empresa, que foram desde o inicio denunciados por mim.