Santogal S.G.P.S.

Jéssica Leão
Jéssica Leão apresentou a reclamação
19 de outubro 2019
Exmo(s) Senhor(es),
Sou proprietária de uma viatura Ford Ka+, modelo Trc Ultimate 1.19 TI-VCT, adquirida
em Dezembro de 2018 no concessionário Santogal na Abrunheira, que apresenta anomalias reportada diversas vezes.
Sucede que desde a saída da concessionária até o caminho de casa o veículo começou a soltar muito fumo pelo escape. Assim, no mesmo dia, via telefone, entramos em contacto com o vendedor responsável pela venda do veículo, a informar o defeito da viatura e requerer a substituição da viatura.
Entretanto, de acordo com o vendedor não seria possível resolver a questão naquele momento, tendo em vista que a loja iria fechar e só retomaria as suas actividades em janeiro de 2019.
Ainda, relatou que não se tratava de um defeito da coisa, sendo normal nesta situação o veículo deitar fumo, uma vez que desde o dia 24 de Novembro a viatura estava parada, não havendo nada para se preocupar, pois o fumo desapareceria com o tempo.
Em Março de 2019 o veículo voltou a deitar muito fumo, bem como durante a condução emitia um ruído anormal, certo que não é expectável um carro novo, estivesse a apresentar este problema, sendo informado pela empresa, que a única possibilidade para resolver esta questão seria realizar o agendamento de uma revisão para diagnóstico na oficina da Santogal.
No dia 04 de Abril de 2019, data do agendamento, realizou-se a entrega do veículo na Santogal Oficina Ford Abrunheira. Dois dias depois entraram em contacto a informar que a revisão foi realizada e que após a troca de peça, as avarias foram reparadas.
Entretanto, em Julho verificou-se nova falta de conformidade do bem, uma vez que foi detectado mais um problema mecânico no automóvel, revelando-se assim um conjunto de problemas desde o recebimento em 28 de Dezembro de 2018.
Dirigi-me à Santogal para saber qual foi o reparo realizado, sendo informado pelo funcionário que não poderia entregar qualquer documento escrito uma vez que não foi realizado nenhum reparo na viatura.
Apresentei o caso à Santogal e informei que diante dos factos e inúmeros defeitos pretendo a substituição do veículo. Contudo, até o momento não recebi nenhuma resposta.
Tentei resolver esta situação de todas as formas, sem qualquer sucesso.
Assim, subscrevo-me através da presente a fim de resolver esta situação.
Data de ocorrência: 19 de outubro 2019
21 de outubro 2019
Boa Tarde,

21 de outubro 2019
Exma Senhora
Jéssica da Paz Franco Leão

Acusamos a reclamação efectuada no livro electrónico correspondente, apresentando desde já as nossas desculpas pela resposta tardia, bem como por todo o transtorno causado.
No que concerne às supostas anomalias referidas informa-se que a viatura esteve cá 2 dias, e a mesma foi experimentada com V.Exa. e foi detectado um "estalo" a quando se colocava mudanças pelo que nivelamos o nível de óleo da caixa de velocidades e o mesmo desapareceu conforme V.Exa experimentou no dia seguinte com o chefe de oficina.
A razão pela qual ficou para o dia seguinte prendeu-se com o facto de verificar de manhã a frio a questão do fumo, e que nada foi detectado.

Por fim, reiteramos as nossas desculpas pela situação e agradecemos a forma e atenção como geriu toda a situação pelo que tudo faremos para continuar a sermos merecedores da sua confiança.

Jéssica Leão
26 de outubro 2019
Exmo. Senhor

Relativamente a questão colocada, infelizmente o assunto não foi resolvido. Isso porque diante de todos esses transtornos foi solicitado à Santogal a substituição da viatura, sendo certo que até o momento o meu requerimento foi ignorado por vossa empresa.
Como anteriormente informado não é suposto um veículo 0 km apresentar tantos problemas, o que frustrou a confiança e a legítima expectativa depositada por mim aquando efectuei a compra da viatura.
Assim, espero que seja resolvida esta questão, tendo em vista que fiz a opção pela substituição do veículo ante os defeitos apresentados, de acordo com o determina a lei.
31 de outubro 2019
Boa Tarde, Exma Senhora Jéssica da Paz Franco Leão,

Como com certeza compreenderá, anomalias que se venham a verificar por defeito de fabrico, são corrigidas ao abrigo da garantia do fabricante. À data não registamos qualquer queixa/avaria pendente nos nossos serviços.
Sem prejuízo do exposto reiteramos a nossa última comunicação.