Santogal S.G.P.S.

Santogal - Viatura nova - atraso de entrega

Nuno Botica
Nuno Botica apresentou a reclamação
19 de dezembro 2018
Venho por este meio, apresentar a minha reclamação / descontentamento durante o processo de aquisição /entrega da minha viatura.

No dia 31 de Julho de 2018, assinei o contrato de compra e venda de veículo novo, no concessionário Santogal Lisboa, da viatura PEUGEOT Traveller Allure L3H1 2.0 HDI 150 S&S CVM6, mediante o protocolo de Famílias Numerosas, com um sinal no valor de 1000€.

Foi estabelecido o compromisso do prazo de entrega de 90 dias (Outubro), e retoma da minha viatura.

Em Outubro contactei o vendedor da Santogal, tendo-me sido dito que o carro só me seria entregue mais tarde, em Novembro, porque a fábrica fechava em Agosto (algo que não tinha sido alertado aquando do contrato). E que afinal o prazo de entrega já não era 90 dias, mas sim 120 dias.

Entretanto como o carro chegaria em Novembro e como a proposta de retoma do meu veículo era baixa, em meados de Novembro vendi o meu veículo a um particular, pois a previsão de entrega seria, na pior das hipóteses no final de Novembro, semana 48.

Findo o mês de Novembro entro em contacto com a Santogal, ao qual fui informado que o prazo tinha passado para a semana 50, devido à greve dos estivadores (que começou a 5 de Novembro). Que afinal o carro já tinha estado em Portugal, mas tinha regressado para Espanha e que viria por via terrestre.

Alertei para o facto de o prazo inicial ser de 90 dias e não 120, que o prazo aquando do contrato era Outubro e não Novembro e que neste momento já não tinha viatura e que me estava a causar um transtorno e prejuízo incalculáveis a nível familiar e pessoal. Com filhos menores, inclusive um bebé pedi para o concessionário no mínimo me ceder um veículo de cortesia até à chegada do meu. Este foi-me recusado por não terem qualquer responsabilidade com o atraso da chegada da minha viatura. Delegando toda a responsabilidade para a PEUGEOT PORTUGAL.

Neste momento, estamos na semana 51, semana anterior ao Natal, e a única resposta que eu tenho por parte do Concessionário Santogal é que o carro está em Portugal, mas pelos vistos, em parte incerta, pois não sabem onde, e que nem têm previsão de entrega da viatura. Que não sabem se conseguem entregar ainda este ano, ou em 2019.

Reforço que estou há cerca de 5 meses à espera duma viatura, cujo prazo inicial de entrega seria de 90 dias. Que estou sem viatura, sem qualquer previsão da chegada da viatura nova e com tudo o que este transtorno pode acarretar.

Reforço ainda que, esta viatura estando no âmbito do processo de Famílias Numerosas, não sendo matriculada no ano de 2018, como seria previsto poderá perder todas as regalias de desconto referentes ao ISV. Tudo porque não sabem onde está a viatura, logo não conseguem aceder a um código / certificado para poderem proceder ao inicio do processo e respectiva matricula.

Sendo que, se o carro, for matriculado em 2019, com o novo Orçamento de Estado, caso as despesas se alterem, quem se responsabiliza por as mesmas???

Termino, expressando toda a minha insatisfação por toda esta situação a que o concessionário em particular, e a Peugeot em geral, não poderão ficar alheios, nem deixar de agir de forma a minimizar todas as expetativas goradas de aquisição duma nova viatura.
Data de ocorrência: 19 de dezembro 2018
Santogal
20 de dezembro 2018
bom dia, vamos entrar em contacto com o concessionário para análise da situação exposta e assim que possivel voltaremos ao seu contacto.

Obrigada
Santogal
21 de dezembro 2018
boa tarde,

Após falarmos com o concessionário, e desde já apresentando as nossas desculpas, foi confirmado o atraso da viatura.
Tivemos conhecimento que foi contactado, e informado que assim que viatura foi atribuída no sistema da marca e que estaríamos em condições de pedir a matrícula, caso assim o pretendesse. Entretanto ficou de pensar se pretendia matricula deste ano ou só do próximo acabando depois por optar pela matricula desta ano.
Temos também conhecimento que foi informado que o processo já foi entregue ao despachante e neste momento aguardamos que a matrícula saia e que a viatura chegue à nossa concessão.
Estando neste momento o processo a decorrer, pedimos em nome da Santogal uma vez mais desculpas pelo sucedido, considerando este processo encerrado.
Votos de Boas festas.