Santogal S.G.P.S.

2710-089 Sintra

marketing@santogal.pt

Santogal - Viatura opel astra sports tourer 1.6 cdti de 110cv

Patricio Timoteo apresentou a reclamação

Adquiri uma viatura na Santogal em dezembro de 2017 um carro com 10000km semi-novo e com garantia apenas de 6 meses da marca Opel e adquirimos 2 anos de extensão de garantia Santogal/Europ Assistance.

Primeiro verificamos que o carro muito rapidamente consumia óleo e fomos à oficina Santogal para retificar esta situação, mas apenas fizeram uma substituição de óleo.

Posteriormente, em dezembro de 2019, voltamos à oficina Santogal para efetuar a manutenção do veiculo e reparação de uma recente anomalia ecrã do rádio/GPS. Para esta intervenção deram-nos um orçamento de aproximadamente 1800€ não podendo ser ativada a garantia visto não estar contemplada no contrato da mesma. Rejeitamos o orçamento continuando o ecrã com a mesma anomalia.

De seguida verificamos que o carro solicitava com frequência uma limpeza do filtro e voltava sempre ao seu estado normal de circulação , pelo que assumimos que o mesmo estava a funcionar corretamente.

Recentemente, durante uma viagem mais longa em autoestrada surgiu uma luz no painel de velocidade referente ao motor e verificamos que o carro perdia potência. Verificamos o manual e a indicação era para nos deslocarmos a uma oficina.

Marcamos na oficina Santogal no dia 13 de Junho, sendo que apenas tinham data disponível para 22/06/2020, 1 dia antes da extensão da garantia expirar.

Mais uma vez levamos o carro para diagnóstico e recebemos uma chamada e email da oficina com indicação que tinham de substituir o filtro de partículas que não estava coberto pela extensão de garantia e um orçamento de 2500€.

Toda a situação narrada anteriormente deixa-nos profundamente desagradados com o serviço Santogal e a garantia por eles proposta, a qual está escrita de modo a enganar os clientes de forma a poder burla-los não tendo que suportar qualquer custo no arranjo automóvel.

Um carro de 20.990€ com dois anos e meio de utilização que tem já orçamentado problemas/anomalias no valor de aproximadamente 4300€, não nos parece aceitável.
24 Jun2020
Santogal adicionou uma resposta

Boa tarde, recebemos a sua exposição, mas para poder identificar a situação agradeço que nos envie a matricula da viatura e a concessão onde foi com a viatura.

Obrigada

Concessionário: Santogal Loures

Obrigado

26 Jun2020
Santogal adicionou uma resposta

Após contactarmos o concessionário tomámos conhecimento que lhe foi enviado um email por parte do concessionário com a explicação detalhada da avaria.
Lamentamos mas de acordo com a explicação que lhe foi apresentada, não haverá da nossa parte mais nada que possamos acrescentar, uma vez que não há cobertura de garantias nem apoios de marca para estes casos que decorrem da utilização do veículo.
A situação em concreto não se refere a uma avaria no filtro de partículas, mas sim a uma saturação do mesmo. Tal como por si referido a viatura nos últimos meses, fez percursos muito pequenos.... provavelmente as regenerações foram interrompidas ou nem sequer deve ter feito nenhuma o que levou à saturação do filtro

Sem mais de momento
Disponível para qualquer esclarecimento,

26 Jun2020
Patricio Timoteo adicionou uma resposta

Dada a situação e não acordo entre as partes, estou em contacto com o meu advogado a reunir toda a informação necessária para responsabilizar a santogal por toda a situação e incomodo causado.

Grato pela atenção dispensada
Patrício Timóteo

27 Jun2020
Santogal adicionou uma resposta

Tal como explicado não passa por uma questão de acordo, mas sim por uma situação resultante da utilização do veículo e não coberta pela garantia contratada.
Lamentamos não poder ir ao encontro da sua expectativa respeitando a sua decisão.
Obrigada
Santogal

Santogal está a aguardar resposta do utilizador