44.3

Jandaia Sapatarias - Atendimento em loja

Ines Leal
Ines Leal apresentou a reclamação
18 de dezembro 2017

Serve o presente email para realizar uma reclamação da forma como fui atendida no passado sábado (16 de Dezembro pelas 16h) na Sapataria Jandaia da Avenida de Igreja.

No dia 18 de Novembro (sábado) entreguei na Sapataria Jandaia uns sapatos que tinha usado dois dias e que tinham, sem motivo aparente, (ainda com eles dois dias em trabalho dentro de um edifício) perdido os berloques (envio foto em anexo dos sapatos já arranjados). Fui à loja onde os tinha adquirido (Jandaia da Av Igreja) e esperava que me fosse dado oportunidade de ter uns novos ou receber o montante que tinha pago mas foi-me indicado que teria de deixar os sapatos para arranjo e que poderia demorar até 4 semanas. Como precisava dos sapatos para trabalho e não podia ficar sem os sapatos beges, tive de me dirigir a outra sapataria e adquirir outros parecidos. Ao fim de 4 semanas, no dia 16 de Dezembro, como não tinha noticias dos meus sapatos (e tenho sempre telemovel profissional e pessoal que é o mesmo numero comigo, estou sempre atenta e respondo a todas as chamadas, mesmo que mais tarde) liguei para a loja e disseram-me que já estavam prontos. Estranhei não ter qualquer contacto da loja, nem por telefone nem por SMS…

Quando fui à loja pessoalmente levantar os sapatos arranjados no dia 16 de Dezembro pelas 16h comentei com a empregada da loja que estava muito desagradada com o facto de a loja reter os sapatos 4 semanas sem me ligar e a funcionaria disse-me que tinham ligado 1/2 vezes mas não tinha registo de qualquer chamada nem sabia quando tinha sido, nem me conseguia dizer quando chegaram os sapatos. Eu comentei que nos dias de hoje é um pouco inaceitável que face ao facto de eu ter comprado uns sapatos com defeito (em 1 dia perderam os berloques dos dois lados) ficasse sem eles 4 semanas e que ainda por cima a loja não tivesse registo de quando ligou ao cliente, não sabia quantas vezes (achava que uma ou duas, sem certezas), não mandasse um SMS que é algo que fica para ler… (eu repito que tinha o telefone sempre comigo e não tenho qualquer qregisto de chamadas e voltei a verificar e posso enviar detalhes pedidos à Vodafone das chamadas atendidas e perdidas do meu telemovel, não existe qualquer registo de chamada da vossa loja). Pedi à Funcionaria um comprovativo em como os sapatos que tinha já eram após um arranjo (para o caso de ter novamente o mesmo problema) e disse-me que não mo passaria. Claro que isto não era nada contra a funcionária em si (que até foi bastante simpática), mas sim algo que eu estava desapontada com a loja e o funcionamento da mesma. Nunca tal me aconteceu em qualquer comercio em Lisboa, mesmo mais tradicional, mas a funcionária (existe outra funcionaria como testemunha) injuriou-me dizendo-me ate comentários pessoais como: “você acha-se um poço de perfeição para dizer que a loja devia ter enviado SMS!”. Eu fiquei muito surpreendida pois nunca tinha entrado em qualquer comentário pessoal com a funcionária, apenas estava desagradada com o funcionamento da loja. E dizer-me que eu “me acho que poço de perfeição” é um comentário totalmente desapropriado e insultuoso. Nesse momento face ao comportamento da Funcionária, pedi o Livro de reclamações e um email a quem pudesse enviar também uma queixa por escrito ao que que mesma funcionaria me responde que “só me dava um deles: ou o email ou o Livro de Reclamações, porque a queixa é a mesma! A Senhora que escolha o que prefere”. Acabou por acrescentar como “é que eu lhe estou a dar os sapatos e a senhora ainda me pede o Livro de Reclamações?”, e “que estava nesta actividade há mais de 25 anos e que sempre foi assim que a loja funcionou”. Eu tive de responder que não me estava a dar absolutamente nada, que o os sapatos já eram meus, pagos por mim e que pedia o Livro pelo comportamento e comentários insultuosos da funcionaria. Finalmente, enquanto escrevia no Livro de Reclamações, a Funcionária ainda me disse (e estava outra funcionaria como testemunha) que “vê-se pelo à vontade que tem, que está habituada a reclamar em lojas”.

Fui muito mal tratada na vossa loja Jandaia, senti-me profundamente humilhada e injuriada e o que começou com um desabafo do funcionamento da loja que também não me parece bem (ficar com uns sapatos do um cliente 4 semanas para arranjo e não ter qualquer forma de comunicação eficaz: dizer que se telefonou 1 ou 2 vezes, sem saber datas, nem me souberam dizer quando chegaram os sapatos, não enviar um SMS) foi respondido com um ataque pessoal de má educação.

Eu deixei igualmente uma reclamação no livro de reclamações mas no presente email tenho oportunidade de clarificar melhor a situação.

Data de ocorrência: 18 de dezembro 2017
22 de dezembro 2017
Boa tarde

Recebemos a sua reclamação sobre o atendimento da loja da avenida de Igreja.
Agradecemos a informação que nos deixou, que se revela muito útil para revermos procedimentos internos e melhorarmos o serviço ao cliente. É muito importante ter conhecimento direto destas situações de maneira a podermos corrigir estas falhas em procedimentos futuros.
Relativamente à sua situação em concreto, sobre o modelo F321 Taupe nº 36, que adquiriu na loja da avenida da Igreja a 7 Outubro de 2017, depois de rever todos os procedimentos, informamos que:
• Os sapatos foram recepcionados a 18 Novembro para conserto (reparação do berloque)
• Foram expedidos para a unidade de produção a 21 Nov, que nos devolveu devidamente reparados a 28 de Nov
• Voltaram para a loja da avenida da igreja a 29 Nov, com indicação de contacto para o número de telefone 915945272.
• Existiram 3 tentativas de contacto por telefone, que infelizmente, por qualquer problema técnico na altura (entre 29 e 30 de Novembro), não chegaram a ser efectuados (nem sinal de chamada se conseguia ouvir), pelo que a nossa lista discriminada de chamadas não as registou – para todos os efeitos o contacto não se realizou.
• A partir deste dia, por falha na passagem de informação entre os colaboradores da loja, não voltamos a insistir no contacto, nem passamos a informação ao escritório, e lamentavelmente o assunto não foi finalizado – a cliente não foi informada que podia ir levantar o calçado.
Por esta falta de comunicação célere após reparação, pedimos imensa desculpa e lamentamos a forma como decorreu o atendimento na loja.
Para sua segurança e conforto, informamos que a garantia sobre defeitos de produção dos seus sapatos, mantém-se pelo período previsto na lei, apesar de ter sido objecto de reparação: foram repostas as mesmas condições iniciais da compra na unidade de produção original, sendo válido o período a contar da data de aquisição.
Por norma respeitamos sempre o período legal concedido para reparação, que pode ir até 30 dias. Neste caso conseguiu-se abreviar fruto da insistência da funcionária do escritório junto da fábrica; lamentavelmente não se repercutiu em tempo útil na entrega final, apesar de ter ocorrido dentro do período previsto de reparação.
Estamos certos que de futuro iremos melhorar a forma de atendimento e garantir que todos os funcionários zelem pelo bom funcionamento da Jandaia.
Muito gratos pela preferência
JandaiaSapatarias
Ines Leal
2 de janeiro 2018

no seguimento do email infra, venho uma vez mais apelar à vossa atenção.

Recebi os sapatos arranjados (estive 4 semanas sem os poder usar) pela queda dos berloques dos dois sapatos e fui buscá-los no dia 16 de Dezembro. Usei-os nos dias de festa em casa, dia 24 e 25 de Dezembro e no dia 25 de Dezembro voltaram a cair os berloques de um dos sapatos e eu guardei-os. Felizmente que desta vez consegui recuperar os berloques pois como os usei apenas em casa, foi fácil encontrá-los.

Dirige-me à Jandaia do Colombo para entregar pela segunda vez os meus sapatos pelo mesmo motivo (não fui à loja da Av. de Igreja pela forma como fui atendida) e foi-me dito que teria novamente de os entregar para arranjo, com arranjo previsto entre 3 e 4 semanas. Eu expliquei que os sapatos estavam para arranjar segunda vez pelo mesmo motivo e apeanas após 2 dias de uso, que iria ficar segunda vez sem os poder usar e que se tratava claramente de um defeito de fabrico e que preferia que a loja os entregasse à fábrica como artigo defeituoso e me fosse entregue o montante dado por eles ou um vale nas vossa lojas. Vivo entre Portugal e Inglaterra e é muito difícil para mim andar constantemente a ir levar e levantar sapatos da vossa loja que só usei 4 dias (dois na primeira vez até caírem os berloques, e outros dois da segunda vez). O vosso funcionário tentou falar com o Gerente da loja e informou-me que a única conduta de acção possível seria entregar novamente os sapatos. Pedi para falar com o Gerente da loja telefonicamente e foi-me negado, dizendo-me o funcionário que o único canal de comunicação possível seria entre mim e funcionários da loja.

Escrevi novamente no livro de Reclamações.

Gostava de apelar ao vosso bom senso: adquiri uns sapatos na vossa loja, em dois dias perderam os berloques, voltei a entregar e ter de os levantar em loja, fiquei 4 semanas sem os poder usar, usei mais dois dias e voltaram a ficar sem berloques e novamente tenho de me deslocar à loja entregar os sapatos e voltar a ficar sem eles. Para além disso, é-me negado o contacto com qualquer pessoal das sapatarias Jandaia que não seja um funcionário de uma loja, situação que é a primeira vez que me acontecesse numa loja do Centro Comercial Colombo, onde existem sempre Gerentes dispostos e abertos a conversar com o cliente.

Neste momento, já tive obviamente de adquirir outros mocassins beges, já tive de fazer 4 deslocações extra a lojas Jandaia com a despesa e tempo que isso acarreta. É evidente que os sapatos têm um defeito de fabrico, não é normal a queda de berloques após dois dias de uso e as fábricas têm obrigação de se responsabilizar por artigos que saiam defeituosos. Não é o cliente que fica com o ónus de ter tido “o azar” de ter adquirido aquele par de sapatos em concreto. Para além disso, já existe um email vosso em que admitem ter havido uma falha de comunicação e não foi passada a informação aos funcionários das lojas de o contacto comigo teria sido efectuado sem sucesso.

Agradeço a análise da vossa parte a esta questão, estou aberta a que me seja oferecida alguma compensação (sob a forma de devolução do montante pago inicialmente ou voucher na vossa loja) e eu estou obviamente disposta a entregar os sapatos para que possam também fazer a vossa reclamação de fabrico na fabrica que vos fornece.

Não tenho disponibilidade para continuar a entregar e levantar os sapatos nesta regularidade.

Agradeço um resposta vossa e estou disposta a realizar uma reclamação ao Centro Comercial Colombo e à ASAE com o apoio da DECO, da qual sou sócia.

Envio em anexo a prova do segundo arranjo dos sapatos.

Obrigada pela vossa atenção.
8 de janeiro 2018
Boa tarde

Na sequência do conserto nº 1559 de 17Dez17, da loja do Colombo, modelo F321 taupe, tamanho 36, somos a informar que:
- o conserto foi enviado para a fábrica para reparação do berloque do sapato direito
- foi reforçado um pedido da maior celeridade e cuidado, visto ser uma 2ª situação de berloque caído (conserto relativo ao sapato esquerdo)
- a fábrica comunicou-nos que não tem condições de proceder ao conserto em tempo útil (30 dias), visto ter falta da pelaria em causa (o fornecimento da camurça beje)
- perante esta dificuldade momentânea da fábrica, a Sapataria Jandaia substitui por um par novo deste modelo.
- relembramos que, os berloques de camurça, são um adorno do calçado, e estão fixos externamente ao calçado, por umas tiras de pele de 2/4mm de largura; como qualquer adorno, carece de algum cuidado no manuseamento e na protecção/prevenção de algum factor mecânico aplicado externamente, que possa pôr em causa a resistência do material e consequentemente originar que os berloques se desprendam e/ou parta a tira que os suporta
- agradecemos nos confirme o endereço para procedermos ao envio dos sapatos (existe uma discrepância entre a identificação da morada que consta no livro de reclamações e a que ficou registada no livro de consertos), ou identifique qual das n/ lojas prefere para ir levantar o seu calçado presencialmente.

-aproveitamos este momento para informar que, uma vez que procuramos agir sempre de acordo com o enquadramento legal, procedendo ao conserto dentro do período previsto de reparação e/ou substituindo o artigo em causa por um novo, não compreendemos as comunicações que reportou no Portal da Queixa(por duas vezes) e na ASAE(por duas vezes).
As duas ocorrências que nos apresentou são em tudo semelhantes, porém distintas (1ª reportando ao berloque do sapato esquerdo, e a 2ª ao do sapato direito), e os consertos foram encaminhados para a fábrica de forma a garantir as características idênticas às do momento da compra. Nunca nos negamos a corrigir as situações que surgiram.

Por outro lado, como é do seu conhecimento, o contacto da gerência faz-se através do e-mail geral@jandaia.pt, e não temos intenção nem forma de o negar aos clientes; está identificado em todos os meios de comunicação da empresa, e mantemos todo o gosto em receber qualquer comunicação dos n/ clientes.

Ficamos a aguardar as suas indicações para podermos encaminhar os sapatos
Gratos pela atenção
Cumprimentos