Sapo Marca Recomendada Marca do Mês
  • Rua Andrade Corvo, 6

Sapo - Demora a descarregar dados pessoais

Utilizador apresentou a reclamação
31 de dezembro 2022
Relativamente ao Sapo Mail, serviço de emails da Sapo que é tutelada pela MEO, requisitei no site o descarregamento dos dados pessoais, tal como tenho o direito estipulado no RGPD, de modo a poder posteriormente apagar a minha conta.
Contudo, passaram se já três meses desde o meu pedido e já contactei o suporte da Sapo 2 vezes, sem sucesso. A Sapo desta forma viola o RGPD e os direitos dos consumidores.
Data de ocorrência: 31 de dezembro 2022
31 de dezembro 2022
Olá Daniel Rodrigues,

Registámos o seu pedido com o nº 86273522, no dia 2022-12-31.

6 de janeiro 2023
Olá Daniel Rodrigues,

Em resposta ao seu pedido com o nº 86273522, verificamos que o mesmo foi devidamente analisado e respondido pelos serviços Sapo.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em sapo.pt.

6 de janeiro 2023
A resposta dada pela Sapo corresponde a um meio de obter os meus dados através de um third party, neste caso recorrendo a um serviço de email e através de IMAP descarregar os meus emails da conta sapo. Contudo, este método não me permite descarregar os dados que a Sapo recolhe sobre mim e estes são os dados que pretendo descarregar para posteriormente poder apagar pois não quero que a sapo tenha acesso a estes dados.
16 de janeiro 2023
Olá Daniel Rodrigues,

Em resposta ao seu pedido com o nº 86273522, verificamos que o mesmo foi devidamente reanalisado e respondido pelos serviços Sapo.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em sapo.pt.

16 de janeiro 2023
“ Caro Daniel Rodrigues, Acusamos a receção da exposição dirigida à MEO através do portal da queixa, a qual mereceu a nossa melhor atenção. Na sequência da mesma cumpre-nos esclarecer que reanalisamos este processo, cujos resultados não contrariam a informação anteriormente prestada. Mais informamos que, atenta a queixa apresentada junto da CNPD, a MEO procedeu ao envio de uma resposta para a essa entidade, pelo que sugerimos que aguarde pela resposta da mesma.”

A citação acima corresponde à resposta enviada pela sapo por email. A verdade é que a sapo continua a recusar se a esclarecer o facto do botão de descarregamento de dados não funcionar, encaminhando me sempre para métodos alternativos de descarregar os meus dados. Enquanto cidadão europeu tenho direito a descarregar os meus dados e a minha suspeita é que a ferramenta em questão nem sequer funciona pois se funcionasse a sapo teria se focado em resolver o problema, em vez de me direcionar a falsas soluções.
20 de janeiro 2023
Olá Daniel Rodrigues,

Em resposta ao seu pedido com o nº 86273522, e após reanálise do mesmo, confirmamos a informação transmitida pelos serviços Sapo.

De momento, não dispomos de informação adicional a ser prestada.

www.sapo.pt/
20 de janeiro 2023
Da mesma forma que a sapo reitera o facto de não saber nada sobre o botão de descarregar os dados não funcionar eu reitero a minha reclamação pois não consigo descarregar os meus dados pessoais há quase 4 meses e a empresa não me sabe dar resposta.