Sapo Marca Recomendada Marca do Mês
  • Rua Andrade Corvo, 6

Sapo Voucher - Em 5 dias ainda não obtive resposta

Joana Santos apresentou a reclamação
10 de março 2016

No dia 05 do presente mês exerci o livre direito de resolução contratual para vendas online, dentro do prazo legalmente previsto, quanto a um voucher para compra de um relógio que adquiri e que paguei via MB.
Entretanto, no periodo de reflexão, decidi que não queria o negócio, pelo que optei por resolvê-lo, até porque me tinham informado de um atraso na entrega do artigo e como ainda não o recebi ficava a situação colmatada ali sem haver necessidade de devolução do artigo, mas tão só do reembolso do valor.
Enviei email para a entidade competente que me solicitou alguns dados descabidos, pois que a entidade tem que ter as coisas organizadas no sentido de saber de que produto se trata, qual o voucher, como foi feito o pagamento, etc.
Apesar do exposto, enviei os elementos que me solicitaram.
Desde essa data que aguardo resposta quanto às resolução contratual, já os interpelei por email várias vezes, mas estou há 5 dias sem qualquer resposta.

Data de ocorrência: 10 de março 2016
14 de março 2016
"Para os responsáveis por sites de comércio electrónico o incumprimento acarreta consequências sancionatórias relevantes, ficando a função de vigilância e punição a cargo da ASAE. "

Como ainda não obtive resposta, a queixa seguirá para a entidade reguladora respectiva.
A lei é para cumprir e o prazo de 24h para resposta já passou há muito tempo!
21 de março 2016
Já passou o prazo de 14 dias obrigatório para o reembolso do valor que paguei.

"Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro
Artº 12º
Obrigações do fornecedor de bens ou prestador de serviços decorrentes da livre resolução
1 - No prazo de 14 dias a contar da data em que for informado da decisão de resolução do contrato, o fornecedor de bens ou prestador de serviços deve reembolsar o consumidor de todos os pagamentos recebidos, incluindo os custos de entrega do bem nos termos do n.º 2 do artigo 13.º
6 - O incumprimento da obrigação de reembolso dentro do prazo previsto no n.º 1, obriga o fornecedor de bens ou prestador de serviços a devolver em dobro, no prazo de 15 dias úteis, os montantes pagos pelo consumidor, sem prejuízo do direito do consumidor a indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais."

Informo que irei exercer este direito.
Chega de esperar SEM RESPOSTA!
24 de março 2016
Boa tarde Joana,

Para podermos ajudar pode por favor indicar-nos um contacto telefónico ou um endereço de email.

Até breve
Maria Santos
25 de março 2016
No dia 10 de Março enviei-vos a presente reclamação, a qual possui um anexo onde constam, a saber:
1. Nº do voucher adquirido
2. O vosso código interno
3. O nº do Documento / Factura
4. o nº de cliente
5. Os meus dados, como sejam, nome, morada e nº de contribuinte
Face ao exposto questiono-vos se não conseguem chegar aos meus contactos com todos estes dados?!?
É que recebi um email a indicar-me que existia uma atraso na entrega do artigo, e nessa altura não precisaram de me pedir os meus contactos!!!
Acresce o importante facto de que me respondem a 24 de Março!!!!
Volvidos que foram 14 dias!!!
V. Exas. têm o nº de dias 14 como resposta para tudo????
Só é lamentável que não tenham usado desse mesmo prazo - 14 dias - para me fazer o reembolso do valor, tal como o que está estabelecido legalmente.
Ou só o consumidor é que é obrigado a resolver o contrato em 14 dias, sendo que, para o vendedor o prazo já não é para cumprir?
Teriam V. Exas. aceite se eu tivesse exercido o direito de resolução do contrato 15 dias após a celebração do mesmo?!?
O lado mais fraco é sempre o prejudicado...
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),