17.3
José de Mello Saúde, SGPS
  • Avenida do Forte, n.º 3, Edifício Suécia III, Piso 2, 2790-073 Carnaxide
  • gabinetedocliente_geral@cuf.pt

Saúde CUF - Acto médico realizado sem me ser informado que seria taxado à parte da consulta

Lígia Coelho apresentou a reclamação
13 de janeiro 2021
No dia 12/01/2021 fui a uma consulta de dermatologia na Cuf Alvalade. Na consulta informei a médica que era a minha primeira vez a ter uma consulta daquela especialidade e que o motivo da consulta era ver os meus sinais.
No fim da consulta fui pagar a mesma. Tenho um seguro de saúde (MGEN) e a Cuf Alvalade é um dos hospitais da rede. No fim colocaram-me uma conta para pagar onde incluíam um exame com custo de 174,50€. Aparentemente "ver sinais" é um exame chamado Dermatoscopia Digitalizada, mas em nenhum momento me foi informado que "ver sinais" seria um acto médico cobrado à parte da consulta, nem me foi dada a oportunidade de perguntar se esse acto médico estava incluído no meu plano.
Pior, se eu tivesse ido à Cuf Belem onde a mesma médica dá consultas, o exame teria sido comparticipado e teria ficado em 15 euros e não 174,50. Mas em nenhum momento tive oportunidade de fazer essa escolha, uma vez que nem fui informada que estava a fazer um exame.
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2021
26 de janeiro 2021
Recebi um email da CUF a dizer que eu tinha de saber os acordos dos exames porque os médicos não têm obrigação de saber isso e por isso não irão restituir o valor.
Mas a questão é que eu não tinha maneira de ir confirmar o acordo porque a médica não me deu a informação que o que estava a fazer era um exame. Nem se quer me disse o nome. Eu pedi para ela me ver os sinais e no fim à saída é que me disse para ir ao balcão pagar o exame. Não me foi dada a oportunidade se quer de dizer que não, sabendo que era um acto médico cobrado extra consulta.
Mais, já contactei a clínica duas vezes para que o exame me seja dado (já que fiz um exame deveria ter uma cópia das observações feitas aos meus sinais, certo?). Das duas vezes disseram que iam averiguar com a médica porque a mesma não tinha disponibilizado nenhum resultado do exame.

Ou seja: 1) não sou avisada que estou a realizar um exame e por isso não tenho forma de confirmar pelo acordo se quero/posso realizar e 2) cobram-me um exame do qual depois não tenho nenhum comprovativo/resultado físico.

Não está certo e os meus direitos como cliente/utente não foram respeitados.
24 de fevereiro 2021
Aguardo resposta
10 de abril 2021
Ainda não obtive resposta
1 de maio 2021
Recebi finalmente um email com a resolução em que reconhecem a situação, pedem desculpa e propõem uma do valor do ato médico.

Estou satisfeita com a resolução.
Lígia Coelho avaliou a marca
1 de novembro 2021