17.1

Saúde CUF - Atendimento

Preciosa Oliveira
Preciosa Oliveira apresentou a reclamação
23 de outubro 2017

No dia 13/10/2017, tinha uma consulta de oftalmologia marcada às 18:30h e ao deslocar-me para o Hospital CUF do Porto, tive o cuidado como cidadã, avisar a respectiva entidade que iria chegar um pouco atrasada devido ao transito que se encontrava bastante congestionado devido a um acidente. O assistente que me atendeu, teve o cuidado de me dizer que ia informar a quem de direito, para aguardar. O mesmo informou-me que já tinha comunicado e que qualquer utente tem como tempo de tolerância 15 minutos, mas de qualquer forma ia registar na minha ficha. Quando cheguei ao Hospital tirei uma senha normal que registava a hora 18:44 h e uma prioritária com a hora 18:45 h, foi de imediato chamada pela prioritária, onde a assistente técnica viu que estava uma observação na minha ficha do provável atraso. Efectivei então a consulta e mandou-me aguardar na sala de espera. Passado mais ou menos 25 minutos ou seja pelas 19:10 h foi informada pela mesma assistente que não ia ser possível ser realizada a consulta uma vez que o médico lhe disse que eu (utente), cheguei 2 minutos atrasada para além do tempo da minha tolerância e que tinha uma cirurgia marcada para as 20:00 h. Fiquei sem palavras, e disse que não era possível o médico ter dito tal atitude e resposta, uma vez que tinha tirado a senha dentro do tempo estipulado da tolerância. Pedi para ir falar novamente com o médico dizer-lhe que era uma situação urgente, pois via- se que eu tinha o olho muito vermelho e meio fechado, com alguma perda de visão ( estando eu assustada, por já ter sido operada aos olhos, o meu receio era que algo pudesse prejudicar o trabalho/cirurgia feito anteriormente) e pedir-lhe se pelo menos eu pudesse dar uma palavra, que não lhe ia ocupar o tempo todo, visto que tinha uma cirurgia às 20:00 h. A assistente foi falar com o médico e disse-me que não atendia e para agendar a consulta para outra altura. Desloquei-me à receção, pedi à mesma assistente para me dar as duas senhas para confirmar o horário e o livro de reclamação. Fiz a devida reclamação, tendo anexado as senhas. Entretanto sentei-me na sala de espera a digerir todo o sucedido. Por norma, quando venho a uma consulta venho com tempo antecipado e fico eu à espera o tempo que for necessário, fiquei sem perceber o conceito de tolerância! As assistentes do Hospital CUF colaboraram/ajudaram, na tentativa de ser vista por algum médico que ainda estivesse de serviço, na impossibilidade de não ser possível ainda colocaram a hipótese de ir às urgências do Hospital e ser vista por um médico de clínica geral, que só depois é que me ia dizer se era necessário chamar o médico especialista (mas eu já não tinha uma consulta marcada para um especialista?)
Quando continuava no mesmo local sentada, a tentar ligar para o Instituto CUF Porto, para tentar ver qual a possibilidade de uma consulta ainda para esse mesmo dia ou até para o dia seguinte, entretanto vejo o médico a sair, em direção à porta do parque de estacionamento, por volta das 19:58 h. Ao ver tal situação, fiquei muito desiludida pois não era essa impressão que tinha do médico até à data (qual é o lema dos profissionais de saúde? Ignorar?). Voltei a pedir o livro de reclamações, para acrescentar a saída do médico e saber qual era a cirurgia que tinha para fazer às 20:00h, provavelmente iria chegar atrasado (continuei sem perceber o que é o conceito de tolerância!). Da parte das funcionárias estiveram sempre presentes e a tentar resolver a situação da forma melhor possível profissional e humana. Mediante este episódio todo, só vejo aqui uma pessoa que falhou, o médico. pois podia na minha opinião ser mais flexível tendo ele formação para isso.
Lamento que esta entidade privada tenha este tipo de "compromisso/trato", hoje em dia na sociedade em que estamos, facilmente se pode partilhar um caso destes, nas redes sociais onde infelizmente é mais um.
Não sou de todo apologista de levar esta situação a este ponto, pois acredito que vão resolver da melhor forma possível.

Melhores cumprimentos,
Preciosa Oliveira