17.3

Dídia Ferreira
Dídia Ferreira apresentou a reclamação
28 de abril 2020
Exmos. Srs.

Na sequência do plano de contingência Covid-19,fui contactada hoje pelo prestador de serviços de saúde do Grupo José de Mello Saúde, concretamente CUF Cascais, confirmando a realização dos meus exames marcados com uma antecedência de quase seis meses, concretamente colonoscopia e endoscopia com anestesia. De notar que sou doente crónica, tendo-me sido diagnosticado colite ulcerosa há cerca de 8 anos.

Esperava que me alertassem para a obrigatoriedade de uso de máscara dentro das instalações, o que não esperava era que fosse obrigatória a realização de teste Covid, a expensas próprias. Questionei se sendo uma medida implementada pelo prestador de serviços se ele não deveria assumir os custos, foi-me respondido negativamente. Questionei se podia ser comparticipado pela ADSE, foi-me respondido negativamente. - Num segundo contacto, informaram-me que pela ADSE ainda não sabiam o valor, mas andaria à volta de 87euros, e que particular custaria 130euros.

Ora, não me conformo com estes custos, já que não tenho qualquer indicação para fazer o teste, caso contrário, já teria contactado a Saúde 24. Para além disso, não acredito que seja uma exigência que façam a todos os utentes que se dirijam àquele serviço de saúde, parecendo-me um claro abuso por parte do mesmo relativamente aos doentes que têm necessária e urgentemente de fazer determinados exames, única forma de avaliar o estado da sua doença e de adaptar a terapêutica em vigor.

Para além disso, não vejo que segurança poderá ter um teste negativo, quando nos encontramos a sete (07) dias da realização do exame?!

Certa do vosso melhor encaminhamento relativamente a esta situação e que a minha situação possa contribuir para evitar futuras situações abusivas por parte deste serviço, que, salvo melhor opinião, por ser particular, não pode fazer tudo. Vivemos num estado de Direito, com regras de conduta e deveres legais que devem ser cumpridos, parecendo-me, salvo o devido respeito, uma atitude que, não tendo enquadramento jurídico-penal, não andará muito longe, violando as legítimas expectativas do utente que procura os serviços particulares, por ter um subsistema de saúde que lho permite e a meio do jogo alteram, unilateralmente, as regras.

Face ao acréscimo inesperado dos custos na realização dos exames e perante o ultimato que me foi feito ao telefone, não tive outra alternativa que não desmarcá-los, o que lamento profundamente e espero sinceramente que não contribua para o agravamento da minha doença, por falta de vigilância.

Grata pela atenção.
Data de ocorrência: 28 de abril 2020