18.6
  • gabinetedocliente_geral@cuf.pt

Saúde CUF - Negligência grosseira

Sandra Seixas
Sandra Seixas apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2021 (editada a 2 de março 2021)
No passado dia 29 de Dezembro de 2020, o meu pai, com 76 anos de idade, deu entrada na CUF Descobertas para a realização de uma cirurgia nesse mesmo dia, a um aneurisma numa perna, com bypass, fazendo-se acompanhar de um teste á COVID NEGATIVO. Apôs a cirurgia esteve nos cuidados intensivos até ás 10:00 do dia 06 de Janeiro deste ano, tendo sido transferido para um quarto e prontamente lhe ter sido dada alta hospitalar. DE referir que o médico que operou o meu pai não presta serviço neste grupo hospitalar, mas dada a situação emergente, o mesmo conseguiu que a cirurgia fosse feita naquela unidade.
Pois bem o meu pai teve alta então no dia 06 de Janeiro e fomos busca-lo pelas 18:00, a alta vinha com indicação que teria que marcar consulta para o seu médico 3 dias depois, ou seja dia 11 de janeiro. O meu pai vinha com algumas queixas nomeadamente falta de apetite, dores no corpo, falta de paladar, mas sempre pensamos que seria ainda do pôs operatório, uma vez que tinha sido uma intervenção extensa. No dia 11 de Janeiro, o médico que operou o meu pai, entrou em contato connosco e questionou se a CUF nos tinha contatado, uma vez que tinha havido um surto de Covid nos Cuidados Intensivos onde o meu pai passou 8 dias. Respondemos que não, não tinha havido qualquer contato, pelo que o médico do meu pai lhe prescreveu um Teste, que prontamente foi agendado para o dia 14 de Janeiro, no dia seguinte o resultado do teste foi POSITIVO. O médico foi prontamente informado e voltou a questionar se tínhamos sido contatados pela CUF e a resposta continuou a ser negativa. O meu pai vivia com a minha mãe, com 71 anos de idade pertencente ao Grupo de risco, foi de imediato contatada a Saude24 e solicitado o teste para ela uma vez que tinha estado em contato direto com o meu pai. O meu pai continuava com queixas agora já sabíamos que se tratava dos sintomas de Covid e não do pôs operatório. Resumindo no dia 20 de Janeiro deu entrada no Hospital São Francisco Xavier já com insuficiência respiratória, dia 21 pelas 10:00 foi sedado e ventilado, no entanto os danos já eram irreversíveis tendo acabado por falecer pelas 12:45.
Ainda hoje aguardo o contato telefónico da CUF, sim porque SMS a cobrar valores e faturas para pagar isso veio logo assim que ele veio para casa.
A minha mãe graças a deus deu Covid NEGATIVO. Se os Clientes, sim porque para eles não há doentes só clientes, são obrigados a entrar com um Teste Negativo porque é que também não devem ser obrigados a sair com um teste Negativo? Sim porque se isso tivesse acontecido eu não tinha tirado o meu pai da CUF, e não o meu pai não andou a passear, o meu pai saiu do hospital direto para casa pois nem sequer conseguia andar. APENAS DEIXO UM AVISO SE TIVEREM QUE POR ALGUMA RAZÃO FICAR INTERNADOS, PEÇAM QUE VOS FAÇAM O TESTE pois nos cuidados intensivos os doentes não andam a passear pelo hospital, nem têm visitas e se o vírus apareceu é porque alguém o levou lá para dentro. O vírus só vai até onde nós o levamos. Cuidem-se e protejam os vossos entes queridos porque o meu PAI já ninguém o trás de volta.
Data de ocorrência: 22 de fevereiro 2021