17.3
José de Mello Saúde, SGPS
  • Avenida do Forte, n.º 3, Edifício Suécia III, Piso 2, 2790-073 Carnaxide
  • gabinetedocliente_geral@cuf.pt

Saúde CUF - Reclamação contra hospital cuf santarém - cobrança tarifa dita de segurança covid-9

Francisco Gutierres apresentou a reclamação
28 de novembro 2020
No passado dia 26/11/2020, tive que submeter-me a um RX do Tórax e a análises do sangue e o Hospital CUF Santarém facturou-me 7.00 euros. Ontem, no mesmo hospital, submetive-me a uma RM e voltei a ser facturado pela mesma quantia. Não notei qualquer tratamento diferente daquele que é aplicado nos hospitais públicos...A meu ver, anda muita gente a aprovietar-se da situação pandémica. O que se segue consta da página Intenet daqueles serviços hospittalares. «No contexto da pandemia COVID-19, é determinante a adaptação das práticas hospitalares internas impondo-se especiais precauções no âmbito da prevenção e do controlo de infeção por SARS-CoV-2. É necessário minimizar o risco de contágio e assegurar uma resposta eficaz a todas as necessidades clínicas, garantindo a segurança dos nossos doentes e profissionais de saúde.
A CUF tem em curso um plano de mitigação adaptado às necessidades que diariamente vão surgindo, em linha com as diretrizes emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O cumprimento das recomendações da DGS, concretamente da Norma 007/2020 que define o procedimento de utilização de Equipamento de Proteção Individual necessária à prática clínica em segurança em contexto de COVID-19 (EPI), implica um consumo adicional de materiais, com diferentes níveis de proteção e complexidade, que varia consoante o tipo de serviço clínico prestado e o tempo de permanência no hospital.
Estes procedimentos de segurança e proteção constituem a Tarifa de Segurança COVID-19 e incluem a utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual, necessária à prática clínica em segurança em contexto de COVID-19). Esta tarifa é prioritariamente cobrada às seguradoras ou subsistemas de saúde e só nos casos em que não se confirme comparticipação será cobrada aos doentes. Os valores aplicáveis nos diferentes serviços das unidades CUF são:
Tarifa de Segurança COVID-19 Atendimento Permanente - 8€
Tarifa de Segurança COVID-19 Imagiologia - 7€
Tarifa de Segurança COVID-19 Medicina Física e Reabilitação - 10€ (apenas cinesiterapia)
Tarifa de Segurança COVID-19 Diária de Internamento - 15€
Tarifa de Segurança COVID-19 Exame Especial - 45€
Tarifa de Segurança COVID-19 Pequena cirurgia - 20€
Tarifa de Segurança COVID-19 Bloco Operatório - 90€
Tarifa de Segurança COVID-19 Medicina Dentária - 15€
Tarifa de Segurança COVID-19 Exame Especial I (Invasivo sem anestesia) - 20€
Tarifa de Segurança COVID-19 Exame Especial II (Invasivo com anestesia) - 45€
Poderão ser utilizados, consoante os casos, outros materiais de proteção e/ou serviços adicionais não mencionados anteriormente, que constem da tabela de preços do respetivo hospital ou clínica CUF. Dada a dinâmica da circunstância atual, esta informação poderá sofrer alterações por indicação das autoridades de saúde competentes. Recomendamos que solicite informação à sua seguradora ou subsistema de saúde sobre as condições estabelecidas para a comparticipação destes encargos adicionais. Aos clientes ao abrigo das Convenções ARS não serão cobrados quaisquer Equipamentos de Proteção Individual. Em caso de dúvida, contacte o seu hospital ou clínica CUF.« Não me foi disponibilizada qualquer tipo de protecção diferente da que utiizei noutras ocasiões par os mesmos tipos de exames antes da situação pandémica.
Data de ocorrência: 28 de novembro 2020
20 de dezembro 2020
Até ao momento, não recebi qualquer comentário do Grupo Saúde CUF referente a reclamação por mim apresentada em 26/11/2020. Passados que são os habituais quinze dias para obter uma satisfação da entidade contra quem apresentei uma reclamação, julgo que é chegado o momento para a entidade reguladora intervir.
7 de janeiro 2021
20 de janeiro 2021
Continuo sem receber qualquer resposta do Grupo CUF referente a minha reclamação. Sinceramente começo a duvidar das eventuais vantagens de poder reclamar no Portal da Queixa visto que também já aqui apresentei duas outras reclamações sem fim a vista. Espero que desta vez possam, finalmente, dar seguimento a minha reclamação, pois de outra forma terei que endurecer a minha posição e seguir outros caminhos ao meu alcance.
25 de fevereiro 2021
Reclamação não resolvida.
12 de março 2021
A reclamação não está resolvida mas não quero que me chateim mais.
12 de março 2021
A reclamação não está resolvida mas não quero que me chateim mais.
Francisco Gutierres avaliou a marca
23 de março 2021

nada a dizer funciona muito mal