16.3
...
AIMA16.3
Agência para a Integração, Migrações e Asilo
  • (+351) 218 106 19
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 20
    1069-119 LISBOA
  • geral@aima.gov.pt

AIMA - Falta de respeito

Renato Miguel Mendes
Renato Mendes apresentou a reclamação
30 de novembro 2023
Boa noite, venho por este meio fazer uma reclamação, pois infelizmente perdi ou roubaram-me a carteira, continha meu título de residência, entretanto fui à polícia, deram me o papel da ocorrência, e tento aceder ao site do sef para ver as marcações e nada, nem entra, depois de pesquisar encontrei o site da AIMA, que não tem absolutamente nada!
Tem um email ao qual recorri, mas resposta, zero!
Liguei para imensos números diferente e passado quase uma semana me atenderam e disseram que para renovação há vagas, mas para 2 via, que segundo o art 73 é considerado urgente não havia!
Contudo a informação que está na Internet é que neste momento apenas atendem, por marcação, pedidos urgentes, na qual se engloba perda ou furto!
Num dos espaços pertencentes ao ex sef dizem que não fazem lá mas para se dirigir ao Cacém...que estes dias pelos vistos está encerrado...dirijo-me a Lisboa e lá dizem que só por marcação pela Internet ( mentira o site do sef já não funciona e o da AIMA não tem nada disso!) Ou por telefone, que é preciso uma semana para atenderem e dizerem que não tem vagas, para ir ligando todos os dias e pode ser que tenha sorte....sorte? Pagamos e não é pouco impostos, e depois nos serviços públicos tudo é uma questão de sorte?
Eu preciso viajar este mês para a Suíça onde se encontra o meu marido para ele ver os filhos e neste momento trata-se de "sorte"....é inadmissível que uma entidade como estas faça as coisas desta forma! Ainda para mais dum país que "chama" as pessoas doutros países....estou estupfacta com esta situação e estou seriamente a ponderar apoio jurídico se não obtiver uma resposta daqui a 1 semana.
Data de ocorrência: 30 de novembro 2023

Estou numa situação similar. Já tenho a nacionalidade portuguesa. Tenho meus filhos a morar comigo. Já passou a validade do cartão de residência deles é impossível marcar uma cita para renovar. Vamos pedir respeito pelo imigrantes que vivemos e trabalhamos em Portugal.