16.2

SEF - Abuso de autoridade

Pedro Cruz
Pedro Cruz apresentou a reclamação
31 de outubro 2018

Estou atónito com o comportamento do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no aeroporto de Lisboa - Terminal 2.

No seguimento da chamada dos passageiros para o voo Ryanair FR1887 com destino a Londres - Stansted, passei o Controlo de Fronteira pensando que a dita chamada correspondia ao meu voo FR1883, também com destino a Londres - Stansted.

De imediato constatei que não havia sido efectuada a chamada para o meu voo mas sim para outro voo da mesma companhia aérea.

Dirigi-me, pois, ao funcionário (Fernando Freire) que pelas 20h20m estava na cabine do meio do Controlo de Fronteira, quem me havia permitido passar aquela área de fronteira depois de verificar a minha identificação e cartão de embarque, informando-o que estava, por lapso, na porta que não correspondia ao meu voo e que precisava urgentemente de comer e de tratar de um assunto pessoal urgente que só podia ser tratado fora daquele contexto.

Tal funcionário respondeu imediatamente que não me podia deixar passar e que teria de ficar onde me encontrava. Fiquei estupefacto. Mais estupefacto fiquei quando, após eu lhe ter perguntado se poderia sair caso eu já não pretendesse viajar, ele responde, peremptoriamente, sem qualquer abertura para compreender melhor os motivos que me fazem ponderar não viajar, que não posso de forma alguma sair daqui.

Liguei para os serviços da Ana Aeroportos a expor a situação, ao que me responderam “isso é uma questão que tem de tratar com a autoridade e não connosco”.

Dirigi-me de seguida aos vários funcionários da Ryanair, que estavam na porta 214A e informei que pretendo sair do local. A resposta foi que tinham de chamar um autocarro da companhia aérea mas que, de momento, tal não seria possível pois não tinham nenhum autocarro disponível por estarem todos ocupados com a leva de passageiros para os aviões.

Passaram as 21h00m e sinto-me um refém, totalmente limitado quando a direitos que entendo básicos para um cidadão que mais não fez do que passar, por mero lapso, para uma zona que é fronteiriça porque se enganou no voo.

Apresento esta reclamação, divulgando este acontecimento, não por sentir que sou mais que outros, mas antes porque entendo que é fundamental denunciar casos de abuso da autoridade e de ineficácia e de incompetência dos vários serviços intervenientes, designadamente do SEF.

Data de ocorrência: 31 de outubro 2018