15.9

SEF - Anos a espera

Gabriel Dias
Gabriel Dias apresentou a reclamação
19 de julho 2018

Cheguei a Portugal ja daz 3 anos, desde que cheguei que trabalho com contrato que desconto para a segurança social faço tudo dentro da lei tenho contrato de arrendamento faço IRS tudo como manda a lei Portuguesa, fiz a manifestaçao de interesse ao SEF por carta (indicacao que uma funcionaria do SEF me deu) em 2015 entreguei todos oa documentos necessarios ligava todos os meses e apenas me diziam para aguardar, a cerca de dois meses recebi uma carta a dizer que a minha manifestação de interesse tinha sido extinta. Eu liguei de novo ao SEF para me dirigir a um balcão de informaçoes e de apoio ao SEF e assim fiz dirigi-me ao balcão das Portas de Benfica ao qual me disseram que a Lei mudou o ano passado, e eu fiquei perplexo porque como eu adivinho que a lei muda? Ok , nao adivinho! Entao como sei que a lei muda? Ok, tambem nao sei. O que sei é que eu liguei todos os meses para o SEF e ninguem me soube informar desta situacao(sao os funcionarios que ha em portugal, sabem menos que nos). Entretanto fiz uma nova manifestação de interesse juntamente com um amigo meu no mesmo dia um aseguir ao outro, e qual nao é o meu espanto quando ele me diz ontem(17.07.2018) que ja marcaram o agendamento e eu? Eu vou ficar mais 3 anos a espera ligando para o SEF mensalmente ? E depoia disto tudo ai da tenho de pagar a multa entre 500€ e 700€ pelo tempo que estive sem a residencia? Eu pago esse preco porque o SEF nao é um serviço competente e não me chamou nem avisou de nada porqhe eu tou esse tempo todo a espera e ai da tenho de pagar algo maior que o meu salario? Entao o acordo que Portugal tem com o Brasil que nao precisamos de visto para entrar tudo muito facil e depois quando ca chegamos parece que o acordo deixa de existir. Devia haver alguem a quem agente se pudesse dirigir para reclamar disto tudo. Gostaria de ver a minha situacao resolvida pois desconto o mesmo que um Portugues e nao tenho os mesmos direitos!

Data de ocorrência: 19 de julho 2018