15.9
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Atendimento, marcação, entrevista

Utilizador apresentou a reclamação
26 de abril 2021
Estou a tentar fazer agendamento para entrevista do sef desde maio de 2020. Entrei com o pedido em julho de 2019 e o processo de aceitação da manifestação de interesse demorou até maio/2020 para ser analisado. Desde então, tento diariamente através de todas plataformas de contacto um agendamento para entrevista. Estou a trabalhar desde 2019. Pago os impostos (IRS, SS, dentre outros) e nem sequer tenho alguma resposta ou posição do sef de quando terá novas vagas em aberto. Acontece que quando se abre vagas para marcações, são disponibilizadas pouquissimas vagas para quantidade enorme de imigrantes que está cá em Portugal tentando se regularizar. Desde então, venho sendo prejudicada, pois corro o risco de perder o trabalho uma vez que não seu legalizada cá. Dentre outros, destaca-se o fato de não poder sair do país sob o risco de não conseguir retornar, uma vez que não tenho em mão a autorização de residencia. Já são 2 anos e 3 meses tentando me legalizar no país. O processo é moroso, lento. O atendimento do sef é ruim e sequer ligam para inúmeras pessoas que se encontram na mesma situação que a minha. O tempo para se conseguir agendamento do sef é superior há um ano e o tempo para se agendar a entrevista é equivalente. Como contribuinte que paga seus imposto, só espero que este órgão seja eficiente e honre com suas obrigações. é inadmissivel esperar tanto tempo para atendimento.
Data de ocorrência: 26 de abril 2021