16.1
  • geral@aima.gov.pt

SEF - atendimento SEF

Aurea Martins
Aurea Martins apresentou a reclamação
6 de abril 2018 (editada a 25 de maio 2018)
Ilustres Senhores
Sou brasileira, casada com um cidadão belga, doutoranda e mãe de uma rapariga. Estamos desde 2014, quando chegamos do Brasil, em situação legal em Portugal. Recebi o titulo de residência em novembro/2014 como Act. Investigação Altamente qualificada (Art. 75 n 2 Lei 23/2007) e minha filha pelo reagrupamento familiar. Tenho estado presente no SEF sem atrasos e sempre com a documentação que me e indicada apresentar para a renovação do meu titulo e do titulo de minha filha, ou mesmo para alteração de dados. Em 09 de outubro de 2017 (conforme se orienta no SEF, com 1 mês de antecedência do vencimento) solicitei o agendamento para renovação dos títulos, marcada somente para 02 de abril de 2018 no SEF. Recebi confirmação por e-mail e por sms. Ao chegar no SEF no dia e hora marcados, apresentamos toda a documentação que foi sendo solicitada no momento pela recepcionista que nos encaminhou diretamente para o tecnico. Fui informada que apos ter renovado 1 ano, depois 2 anos, teria que renovar por apenas 1 ano novamente e perderia o status de investigação altamente qualificada e a permissão de actividade profissional. Paguei os valores dos títulos sem reação apos este choque emocional diante desta discriminação, julgamento e humilhação públicos, uma vez que o tecnico complementou o que dizia a informar me que um engenheiro sem mestrado e sem doutoramento mas com salario de 20 mil euros recebeu o titulo de investigador altamente qualificado e que eu, embora com licenciatura e mestrado por não ter concluído o doutoramento era apenas uma estudante. Isto dito publicamente, em frente a minha filha de 11 anos que ficou impressionada e chorou em casa, chocou-me e senti-me discriminada por que meu salario não e de 20 mil euros para ser considerada altamente qualificada. Espero que seja possível encontrar uma continuação feliz para este episodio triste, em “afirmativa” se for encontrada um forma melhor de resolver, eu poderia talvez compreender que esta historia foi finalmente apenas um simples mal-entendido.
Data de ocorrência: 6 de abril 2018
Aurea Martins
24 de maio 2018
Sem solucao ate o momento