15.9

SEF - Atendimento Setúbal

Karina
Karina apresentou a reclamação
18 de junho 2019

No dia 17 de junho, estava no comboio em direção a Setúbal e vi uma ligação perdida em meu celular. Porque estava muito barulho dentro do trem, decidi ligar de volta apenas quando chegasse na estação de Praça do Quebedo. Eram 11:47 da manhã.

Às 12:15 meu telefone toca novamente. A pessoa do outro lado da linha se identificou como funcionária do SEF de Setúbal e estava CANCELANDO meu agendamento.

Informei que:
- Estava naquele exato momento dentro do comboio, a caminho de Setúbal
- Me levou tempo para conseguir esse agendamento
- Que precisava desse carimbo com certa urgência, pois seria necessário para um trâmite burocrático que o próprio país exigia
- E, por último, que faltavam menos de TRÊS HORAS para meu agendamento e que eu não aceitaria tamanha desorganização da parte deles em cancelar EM CIMA DA HORA algo que se demorou MESES para se conseguir.

Sem a menor explicação do porquê estava cancelando e, do alto de sua rudeza, repetiu que o agendamento estava cancelado, falou de modo rápido e confuso, disse que estava me realocando para o dia 4 de Julho, num horário que não entendi e, enquanto ainda estava a pedir que me repetisse as informações para que eu pudesse anotar, desligou o telefone na minha cara. A ligação durou exatos 1 minuto e 28 segundos.

Às 12:18, ainda no trem, ligava para o SEF para informar o ocorrido. Do outro lado da linha, o atendente Itamar me informa que:
Não consta meu cancelamento no sistema
Não existe nenhuma data agendada para o dia 4 de julho em meu nome
E junto ao meu nome e agendamento (do dia 17/6, às 15h) encontrava-se o status de COMPARECIDO

Cheguei em Setúbal e fui ao SEF próximo ao meu horário de agendamento. Meu nome encontrava-se no papel que o segurança retinha, ele me deu uma senha e meu atendimento foi realizado com sucesso.

Agora me pergunto:
> Quem ligou em nome do SEF de Setúbal?
> Existe a possibilidade de funcionários dos SEFs cancelarem e re-arrumarem de acordo com suas vontades agendamentos que se levam MESES para conseguir através de ligação telefônica?
> Como pode o sistema do SEF aceitar uma confirmação de comparecimento anterior ao horário agendado pelo próprio SEF?
> Se a ligação fosse genuína, por que não existia um re-agendamento em meu nome para o dia 4 de Julho?
> Até que ponto podemos confiar no sistema de agendamento?

Não fosse muito confiante e persistente, poderia muito bem ter dado meia volta, ido embora e aceitado meu novo agendamento (que, no final, era inexistente). E se não fosse o caso? Quantas pessoas passam por isso diariamente porque não sabem como lidar com situações como essa?

Data de ocorrência: 18 de junho 2019