15.9

SEF - Atraso na emissão do passaporte

Isabel Matos
Isabel Matos apresentou a reclamação
25 de maio 2018

No dia 22/05/2018, dirigi-me aos serviços do IRN da loja de cidadão de Braga a solicitar o meu passaporte, bem como o do meu marido. Uma vez que precisamos deles para viajar até ao dia 10/06/2018, a funcionária que fez o nosso atendimento, informou-nos que devido a uma greve do SEF os passaportes normais estão com muito atraso, alguns pedidos à mais de 20 dias ainda não tinham chegado, não podendo eles garantir a data de entrega.
Assim, sugeriu-nos que fizéssemos o passaporte expresso, que tem um custo adicional de 20€ e no prazo de 5 dias já estaria disponível.
Expressei o meu desagrado uma vez que no site a informação que fornecem é que o passaporte Normal demora 5 dias úteis (levantamento no posto no 6.º dia útil), sinto-me lesada, enganada e vítima de um problema que me é alheio, mas que na realidade sou eu que estou a ser penalizada.
Dirigi-me aos serviços com 14 dias úteis de antecedência, e não se justifica que eu precise de pagar mais devido à lentidão dos serviços.
Assim, pretendo que me devolvam os 40€ (20€ do meu passaporte e 20€ do passaporte do meus marido) que paguei a mais para garantir que o passaporte chegasse em 5 dias úteis.
Fico a aguardar resposta.

Data de ocorrência: 25 de maio 2018