16.2
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Atraso na entrega cartão de residência

Amanda Meloda Fonseca
Amanda Fonseca apresentou a reclamação
30 de novembro 2020 (editada a 9 de dezembro 2020)
Venho aqui deixar a minha reclamação, apesar de saber que eles não respondem.

Eu vivo em Portugal desde 2018, desde 2018 faço descontos a ssg, consegui fazer minha manifestação em abril de 2019. E em novembro recebi minha confirmação de que poderia fazer a marcação.

Consegui então marcação dia 21/04/2020 no Porto. Foi cancelado por conta do fechamento de fronteiras, estabelecimento público e privado...

Então durante a pandemia passei por dificuldades para ter acesso a saúde, e qualquer outro benefício que qualquer cidadão que trabalha tem e eu não tive por conta do processo atrasado do Sef.

Em julho consegui um número com um grupo de imigrantes ( até então não havia esse número no site oficial e nem no edital na entrada do cnaim porto) consegui reagendar minha entrevista dia 15/08/2020 via chamada telefônica.

Fui muito bem atendida demorou cerca de 1 ou 2 horas todo o procedimento. Entreguei todos os documentos atuais e até histórico de banco e os 2 últimos irs declarados dei.
*fui elogiada pelo atendente pela minha organização!

Tirei a foto e paguei o impresso e o cartão.

Desde lá as coisas não mudaram muito, esse impresso não vale para nada em nem um lugar público, uma coisa é o que o governo diz, outra coisa é a lei de quem atende .

Já se passaram 107 dias esperando o meu documento chegar. Estou impedida de fazer qualquer coisa pois não tenho documento, apesar de eu já ter ido fazer o procedimento.
Ligo para os canais de atendimento do Sef e o que eles sabem dizer é que o processo ainda não foi tratado.

*Mas já sepassaram 107 dia !! Como é possível ?

Meus colegas foram no mesmo tempo que eu fazer entrevista, mas por causa de ser reagrupamento famíliar já tiveram o cartão em 1semana!

Eu quero deixar exposto aqui minha indignação e tristeza pelo descaso que eles fazem com a maioria dos trabalhadores desse país *que são os imigrantes*

Estamos sem suporte nem um.
Já fui ao cnaim em novembro e estava em greve.
Hoje no dia deste post eles vão fechar pata tirar feriados.

Confinamento obrigatório eles fecharam também.

Não atendem ligação, respostas de e-mail robotizadas, não há atendimento presencial poia quase sempre estão fechados.

Eu irei viajar em janeiro e até agora não recebi meu documento para poder regressar a minha casa aqui em Portugal sem stress. Eu liguei e tudo que dizem é que não se pode viajar sem o documento.

Porém a culpa de eu não ter documentos não é minha e sim no processo lento do sef, pela demora de entregar um simples cartão. Pois todo processo já foi tratado.

Me sinto presa na minha vida, com sentimento de angustia e não posso fazer nada. Tentar eu tento porém não consigo nem o códico de rastreamento do meu próprio documento!
Data de ocorrência: 30 de novembro 2020
Amanda Fonseca
9 de dezembro 2020
Apesar da demora dos mais de recebi o meu cartão em casa. E agora está tudo resolvido. Mas acredito que o Sef do Porto tenha mais demanda então talvez se a pessoa não queira esperar tanto o melhor seria fazer a entrevista nas cidades menos procuradas.

Bom... E às pessoas que trataram do meu processo e a quem me atendeu jo porto só tenho a agradecer.

Obrigada ??
Amanda Meloda Fonseca
Amanda Fonseca avaliou a marca
9 de dezembro 2020

Demora mas a situação é resolvida.