16.2
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Casamento na conservatória

JEAN CARLOS
JEAN CARLOS apresentou a reclamação
11 de maio 2020 (editada a 11 de maio 2020)
No mês de março fui até a primeira conservatória do Porto para iniciar o processo de casamento juntamente com meu noivo. Me passaram informações que não era necessário meu noivo ir comigo iniciar o processo de casamento e que só eu poderia levar o cartão cidadão dele juntamente com minha certidão de nascimento apostilada e demais documentos necessários. Expliquei que ainda não tenho cartão de residência. O atendente me disse que então encaminharia todos os documentado ao sef. Porém infelizmente surgiu essa pandemia e estado de emergência em Portugal e ficou impossível ir até a conservatória. Passado o estado de emergência liguei na conservatória onde fui antes da pandemia e um dos atendentes me disse que eu poderia encaminhar meus documentos anexados por e-mail inclusive a declaração do sef dentro do decreto 18/03/2020 da manifestação de interesse artigo 88 e que após verificação seria encaminhado ao sef. Isso no dia 05/05/2020. Depois que eu enviei todas as cópias dos documentos por e-mail. Em seguida o senhor que me pediu para eu encaminhar os documentos aos cuidados dele. Me respondeu que foi encaminhado ao sef para a liberar a conservatória a realizar meu casamento com meu noivo. Só que o mesmo deixa bem claro no e-mail que o sef demora mais de 3 meses para liberar. Se demorar realmente todo esse período. Vai vencer a validade e do apostilamento da minha certidão de nascimento. Fazendo com que gere mais quase 60 dias para chegar outra certidão de nascimento apostilada aqui em Portugal. Vai me gerar mais custos transtornos e mais espera e dor de cabeça, tanto pra mim e meu noivo. Temos como provar ao sef que já nos conhecemos e estamos juntos a 2 anos. Inclusive já moramos juntos. O que nós dois queremos é oficializar a nossa união até mesmo por querer conquistar nossos bens e objetivos juntos. Não optamos por casar no consulado brasileiro tendo em vista que meu noivo já é português a anos e averbação do casamento casando primero no consulado seria mais demorado em relação a documentos e também sendo que solicitar uma certidão de nascimento apostilada dele no Brasil, uma vez que o consulado geral do Brasil só casa brasileiro.
Vejo relatos de pessoas que querem casar na conservatória e o que o sef burocrátiza demais já li relatos de pessoas que estão a 11 meses e até mais aguardando, uma coisa que é simples. Entendo sim que o sef tem que investigar se a união é de fato entre duas pessoas e não é por outros interesses de negócios como já ouvir dizer e que na própria conseveirotia foi me dito a mesma coisa. Porém prejudica pessoas como eu e muitos que realmente querem casar de fato e oficializar a união. Como já dito! Eu e meu noivo já estamos juntos a 2 anos. Vim morar com ele em Portugal devido a distância ficar cada vez mais inviável e ficar nos encontrando de 6 em 6 meses no Brasil. Meu noivo mesmo assinou para eu obter o nif e que é mais uma prova que estamos juntos e que não há nada ilícito em relação ao casamento. O que queremos é oficializar nossa união no civil e dar objetivo em nossas conquistas como bens juntos e o que impede de nós dois fazermos até mesmo viagens juntos ou ter bens em nosso nome uma vez que por boca não prova nada.

Peço encarecidamente por gentileza aos cuidados do serviço de estrangeiros e fronteiras SEF que verifique e libere a conservatória para a realização do casamento no civil.
Data de ocorrência: 11 de maio 2020
JEAN CARLOS