16.0
  • (+351) 218 106 19
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 20
    1069-119 LISBOA
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Complicada a renovação de título de residência para estudantes

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
17 de agosto 2020
Olá, eu sou o Ramon, sou estudante de mestrado aqui em Portugal, especificamente em Lisboa e gostaria de tratar de alguns assuntos relacionados a renovação do meu Título de Residência para estudante.

Meu Título de Residência venceu dia 11/03/2020 (onze de março de dois mil e vinte) e eu tinha um agendamento marcado para o dia 20/03/2020 (vinte de março de dois mil e vinte), ou seja, nove dias depois do vencimento. No dia 20 o SEF já não conseguia atender as pessoas, por conta da pandemia, mas além disso eu também cancelei o agendamento porque estava passando mal com sintomas de gripe e devido a atual situação que estamos vivendo, era recomendado ficar em casa se houvesse alguns sintomas de gripe porque são parecidos com o de COVID. Mandei um e-mail a eles explicando a minha situação e recebi por e-mail a resposta de que não havia problema e que no mês de julho o SEF entraria em contato para marcar uma nova data de renovação do Título de Residência, porque o SEF estava fechado de qualquer forma.

Esperei esse contato até o dia em que fui informado por amigos que eles não haviam recebido a mesma resposta que eu. Por via das dúvidas, preferi entrar em contato de novo por e-mail perguntando se realmente o SEF entraria em contato comigo para renovar o título. Com isso obtive uma nova resposta por e-mail, informando que era melhor que eu entrasse em contato por telefone com o SEF após o dia 1º de julho e que, além disso, estivesse atento ao site.

Esperei até julho e entrei em contato por telefone, não me lembro exatamente o dia, mas eles me informaram que a renovação do Título de Residência agora seria feita de forma automática no site. Como eu já estava atento ao site, eu informei a atendente que eu tentei fazer essa renovação automática, mas que não consegui. Com isso ela me informou que meu título de residência era de estudante, e que por isso eu era regido por outro estatuto. Explicando toda minha situação à atendente, ela ainda me tranquilizou dizendo que de qualquer forma, no dia 20 de março (data que eu havia marcado a renovação) o SEF já não estava atendendo e que de qualquer forma eu teria que agendar uma nova data e que era para eu ficar atento ao site. Além disso, fui orientado pela atendente a entrar em contato por e-mail pedindo uma espécie de palavra-passe, que eu colocaria no site e me daria permissão para fazer essa renovação automática.

Entrei em contato por e-mail, mas obtive uma simples resposta de que eu deveria entrar em contato por telefone de novo, não falaram nada sobre a tal palavra-passe. Entrar em contato com o SEF por telefone é muito difícil, mas tentando insistentemente acabei conseguindo muitos dias depois. Nisso me informaram que essa tal palavra-passe era a mesma que eu utilizava para acessar o site, mas que eu não conseguiria fazer essa renovação automática porque meu título era de estudante. Como eu era representado por outro estatuto o meu processo de renovação, segundo o atendente, seria feito de forma tradicional, agendando uma ida ao SEF, portando os documentos necessários para a renovação.

Com isso perguntei ao atendente quando o SEF iria abrir essa renovação para estudantes, já que até o momento no site não aparecia datas nem postos de atendimento para fazer o agendamento. O atendente disse que o agendamento seria inicialmente feito por número de telefone e que não sabia me informar quando o SEF iria abrir essa renovação para os estudantes, apenas me disse que seria no atual mês de agosto. O que é péssimo pois eu teria que ficar ligando até dar a sorte de o agendamento para estudantes estar aberto. Detalhe: o contato com o SEF por número de telefone, como eu disse anteriormente, é muito difícil. Soma-se a isso o fato de que os planos básicos das operadoras de Portugal não incluem esses números do SEF, então para ligar para o SEF custa mais dinheiro e a cada ligação não atendida ainda é descontado.

Atualmente estou tentando entrar em contato com o SEF por telefone, já que o atendente havia me informado que será feito por lá o agendamento, mas não obtive sucesso a muitos dias. Não sei o que fazer, eu estou confuso pois não há uma coerência nos atendimentos prestados. Estou também acessando o site todo dia, mas não consigo realizar nenhum agendamento. Isso acaba por me colocar em uma situação difícil, pois as vezes para utilizar determinados serviços aqui, estão exigindo o Título de Residência renovado. Por isso estou aqui no site fazendo essa reclamação, na esperança de que meu problema seja sanado. Atualmente curso mestrado na Universidade de Lisboa e preciso regularizar a situação do meu título de residência.
Data de ocorrência: 17 de agosto 2020
Utilizador
Utilizador avaliou a marca
19 de agosto 2020

Infelizmente resolvi o problema não pelo site ou pela reclamação. Uma amiga conseguiu falar com eles e fez o agendamento junto para ela e para mim.